sábado, 24 de abril de 2004

SOBRE O ÚLTIMO TRAILER DO ARANHA

ou: “O SONHO DE CONSUMO DOS QUADRINHOS”


Diferente das reações embasbacadas que eu andei vendo por aí, resolvi analisar de forma menos passional o último (e burocraticamente eficiente) trailer do aguardado Homem-Aranha 2, que estréia por aqui em 2 de julho. Antes de mais nada, só quero avisar que um dia também fui um moleque criado à base das HQs do herói aracnídeo (e do Hulk), e sempre esperei, sem sucesso, por um desenho animado realmente legal dele. Admito que larguei o Aranha na época da Saga dos Clones (irc!) e que hoje o acompanho apenas eventualmente. Outra coisa: gostei do 1º filme, mas de forma desigual. Adorei a primeira metade e apenas curti a segunda. Ok, isso posto, lá vai teia...!


Ao contrário do que muita gente pensou, parece que o diretor Sam Raimi foi esperto em firmar o pé no lado humano do herói. E, nesse ponto, a Tia May é a maior catalisadora de emoções do Peter. No primeiro filme, houve uma certa vacilada quando a retrataram como uma personagem decorativa na maior parte do tempo.

Nas HQs, Tia May continuou justamente de onde o Tio Ben parou. Foi ela quem assumiu a função de ensinar algo mais à Peter além do clássico ”grandes poderes, grandes responsabilidades”. Ela tem importância vital nos rumos que o aracnídeo toma, mesmo sem saber disso (pelo menos antes do Peter revelar-lhe sua verdadeira identidade). Por todos esses anos, May guiou e aconselhou Peter com ponderações e orientações sobre a vida que, de uma certa forma, também se encaixavam em sua carreira de vigilante. Por tudo isso, pode-se dizer que a Tia May é o Mestre Yoda do Homem-Aranha. :P


Outro detalhe importante revelado apenas de relance no trailer é a nova moradia do nosso herói. Separado de seu amigo Harry, Peter aparentemente não encontrou em toda New York uma única república pra rachar a salgada despesa do aluguel. Cá entre nós, pegaram um pouco pesado no drama aí né. Do jeito que está, lembra mais aquela micro-quitinete que o Demolidor arrumou na época da Queda de Murdock.


Pelo menos o Pete descolou um frigobar. O que me leva a pensar... aposto que Bruce e Clark nunca tiveram esses problemas. Definitivamente não existem pobretões na DC.


Mais um lugar-comum revelado na prévia: "herói-abandonando-a-capa-pra-levar-uma-vida-normal". Lembrei logo de Superman 2, quando o Clark abre mão de seus poderes pra dar uma chuchada em Lois Lane. Aliás, muita gente já tentou isso nas HQs, então o problema aqui não é do filme e sim da fonte. De qualquer forma, a cena tem um lado positivo, que é a perfeita reconstituição de um momento da vida quadrinhística do Aranha. Ficou idêntico, o que prova que Sam Raimi é mesmo conhecedor do assunto. Com certeza, pra essa cena não devem ter feito story-board algum, já que era só folhear a revista.


Acho que clichê é clichê em qualquer lugar e eles sempre aparecem mesmo, então o jeito é se conformar. Mas o pior é que como uma coisa puxa a outra, você logo adivinha o que vem a seguir... Essa cena é obviamente o momento em que Peter se depara com um problema que só o aposentado Homem-Aranha pode resolver. Aliás, o plano-seqüência é praticamente uma reedição de uma cena do primeiro filme, quando Peter vê o Duende Verde pela 1ª vez, sobrevoando aquele show no centro de NY. Acho que está na hora de Raimi procurar outro diretor de fotografia.


Prédio em chamas de novo. E Peter dentro dele de novo. David Mamet também é um excelente roteirista... será que está disponível...?



Mocinha em perigo. Hã... já falei sobre clichê nesse post? :P



Próximo!



Efeito bullet-time em HA2! Não precisa esfregar os óculos. As aparições do Aranha no trailer estão 90% em forma de vulto, embaçadíssimas. Pelo que parece, o aracnídeo adquiriu supervelocidade também. Você só vê um borrão vermelho e azul na maiorias das cenas e fica imaginando se foi o Homem-Aranha ou o Superman que passou ali. Ficou um tanto quanto exagerado, principalmente se alguém na platéia tiver noções básicas de Física Mecânica.


De todas as cenas do trailer, essa foi a que me abriu o maior sorriso de satisfação. Na versão Ultimate do Aranha (na Marvel Millennium #09, pra ser exato), há uma seqüência similar à essa e os resultados gráficos são simplesmente incríveis. Os braços "ganham vida" e destroçam a equipe médica. É outra cena que dispensa story-boards.


Aqui, um detalhe interessante. Houve uma certa preocupação em livrar a eficiência dos tentáculos de possíveis furos na lógica. Como eles demonstram uma força incrível (talvez até superior ao aracnídeo), o Dr. Octopus não poderia simplesmente manter-se em pé enquanto os tentáculos levantam um carro, por exemplo. Sendo assim, ao menos um tentáculo fica apoiado ao chão, dando sustentação à força imprimida pelos restantes. Bem sacado.


Aliás, não poderia deixar de citar a excelente escolha que foi o Alfred Molina para o papel do Oquinho. Além de um grande ator, ele tem uma presença ameaçadora como poucos no Cinema. Já estava mais do que na hora da grande chance chegar para ele. Pra vocês terem uma idéia, só têm quatro atores que se me olhassem feio eu gelaria a espinha: Harvey Keitel, Samuel L. Jackson, Robert De Niro e Alfred Molina.


Esse borrão vermelho e azul indo pra cima do Doc Ock é o Aranha. Existem outras seqüências idênticas à essa ao longo trailer (essa, no banco e no topo de um arranha-céu), e uma coisa me incomoda um pouco: parece que esqueceram que o Oquinho é um humano apenas. Se ele levar um encontrão desses, poderia quebrar a espinha, o pescoço, ou os dois. Mas é só uma observação chata e perfeccionista da minha parte. Provavelmente eles não vão forçar mais do que isso. Eu espero.


O momento que todos esperavam desde o final do primeiro filme. Finalmente Harry se encontra com o algoz do seu pai. Nesse momento, ele tomará uma decisão que será vital para o futuro do Aranha no cinema e que, provavelmente, definirá seu próximo adversário. Sabemos que não há chance de morte aí, para nenhum dos dois (acho, pois o Oquinho também está presente na cena), então o mais provável é que Harry prefira saber primeiro quem é o aracnídeo na verdade...


...daí ele abaixa a faca e mete o mãozão na máscara do herói. Mas como diria o Lobão: "na verdade, nada é o que parece ser..." Duvido muito que entregariam fácil assim essa cena-chave de HA2. Pô, é o HARRY OSBORNE descobrindo que seu amigão PETER PARKER é o HOMEM-ARANHA!

Opções:
1. Harry descobre e some por uns tempos para voltar em HA5 como Duende Verde Jr.;
2. Harry leva uma porrada do Aranha, que acorda no pulo arrebentando as correntes;
3. Harry leva uma porrada do Oquinho mesmo, que pode ter outras intenções.

Outra coisa: se o Harry souber, o Oquinho também saberá, o que fará do Peter o pior preservador de identidade secreta das HQs (Clark nunca nem precisou de máscara).

Conclusões parciais: Muito festejado, afinal se trata do Homem-Aranha, a Ferrari das HQs. Duvido que o Deadpool ou o Motoqueiro Fantasma teriam a mesma babação de ovo. Têm clichês em um nível bem suspeito para apenas um minuto e pouco de trailer. O vilão está muito melhor que o anterior e é disparado a melhor coisa até agora. Há um péssimo indício de lenga-lenga adocicada entre Peter e MJ que poderá durar ainda uns 2 filmes (Mulder e Scully perdem).

Sam Raimi é um diretor não-linear (o que é uma ótima característica), mas parece que aqui ele está sob uma certa pressão executiva. Ou pode estar jogando na mesma fórmula de livre e espontânea vontade mesmo. Espero que os embates entre o Amigo da Vizinhança e o Oquinho façam frente ao lado burocrático que certamente veremos na telona.o precisa esfregar os

Nenhum comentário:

Postar um comentário