segunda-feira, 11 de maio de 2020

TV Quarentena

Confesso que tinha deixado de acompanhar o épico retorno da trindade JaspionChangemanJiraiya nas manhãs de domingo da Band por conta de um velho TOC pós-Y2K: o esquizofrênico padrão de resolução das redes de TV na exibição de conteúdo antigo.

Felizmente, no início do mês, a Sato Company anunciou a mudança de resolução das clássicas séries tokusatsu. Finalmente a pavorosa esticada widescreen 16:9 daria vez às resoluções 4:3 originais. Só um problema ainda (avisei que era TOC): os mattes, aquelas barras escuras que surgiriam nas laterais.

Curioso, dei uma zapeada marota. E gostei de ver.




Olha aí o Jiraiya visionário...





Nada como um pouco de criatividade e senso estético.

A mesma sacada serviu bem no repeteco do mundial de 93. Partidinha da tarde, pra fazer a digestão.


Mas enquanto a Sato/Band deram um show de (tele)visão, a Globo parecia o tiozão que não manja de porra nenhuma e se mete a fuçar/desconfigurar o equipamento alheio. Ao exemplo dos jogos da seleção e das corridas da Fórmula 1 dos domingos anteriores, a OMNI-BR repetiu a tosca esticada wide na icônica vitória de Ayrton Senna no GP do Brasil em 1991.

O resultado são carros achatados de 1/2 metro de altura por quatro de largura e 8 de comprimento e mecânicos hobbits parrudos trabalhando nos boxes.

Bem, amigos da Rede Bobo, aqui temos o...


Jeito Errado #1




Até o nosso eterno campeão Ayrton parece ter levantado o troféu em Júpiter, com o triplo da dificuldade que teve, o que parecia impossível.


Correndo por fora (perdoe o trocadilho), a Rede Brasil não esticou full em wide, mas na exibição do seriado Lois & Clark recorreu ao famigerado pan & scan – literalmente um recorte em cima e embaixo de um vídeo full para forçar um formato wide inexistente no original. Nem sei qual é pior.

O que nos leva ao...


Jeito Errado #2

...com um bônus tão impagável que nem lembrei de resoluções e TOCs. Pobre Escoteirão.




#BruceWayneCurtiuIsso

Nenhum comentário:

Postar um comentário