sábado, 4 de março de 2023

"I've seen the future and it will be Batman..."


Não assisti ao Batman de Tim Burton no cinema. Na época, só estudava. A grana pingava (até hoje). Consegui ir ver apenas Batman: O Retorno, três anos depois. Mesmo caso de RoboCop 2, O Exterminador do Futuro 2 e As Tartarugas Ninja II - O Segredo do Ooze. Mas o hype gigantesco do filme original foi incomparável. Aliás, hype não: zeitgeist.

Começava ali um novo modo de enxergar o gênero dos super-heróis e de levar isso até o público neófito. Aquele, que responde pela maioria esmagadora da espécie humana. Foi um longo processo que começou com Dennis O'Neil, Frank Miller e Alan Moore, lá nas HQs mesmo — tudo isso foi destrinchado com mais propriedade no blog do Sadovski.

O fato é que sempre achei milhões de vezes mais interessante observar o impacto disso no público não iniciado do que em fanboys como o rapaz na miniatura do vídeo. E como objeto de estudo, Batman dificilmente será equiparado. Ninguém nunca havia visto nada sequer parecido antes. A excitação geral era evidente em cada olhar, até mesmo em estrelas e veteranos de cinema, acostumados com o deslumbre massivo da indústria. Foi um legítimo fenômeno pop cultural.

Sábias palavras do Prince. 1989 ainda não acabou...

9 comentários:

  1. Meu amigo, a interpretação do Tim Burton nos 2 filmes mexe comigo até hoje. Difícil parear a impressão causada à época. Eu criança era fascinado e sigo assim até hoje. É uma sensação de novidade que só senti de novo com os primeiros Homem-Aranha, X-Men, Hulk do Ang Lee e Batman Begins… Aliás, tudo feito depois desses primeiros filmes dos anos 2000 deriva deles, mas ressalto o 1o HdF, Cavaleiro das Trevas, Logan e Guerra Infinita como fora da curva. No mais, parece que o foco está apenas na grandeza cada vez maior das tramas, o drama tem ficado de lado. É como se o cinema tivesse chegado na época das megassagas engatadas uma na outra.

    (O Keaton é um ótimo Bruce.)

    ResponderExcluir
  2. O BatKeaton é metade indefectível, metade inexigível. Numa era mais incipiente para adaptações de HQs, o roteiro foi sagaz ao ilustrar a psique do Bruce com elipses narrativas ao invés de arriscar uma linha mais complexa e pretensiosa. O resultado é intrigante e sensacional. Porra, daria um livro sobre o não-dito do BatKeaton.

    Cara... era adolescente na época e lembro bem do impacto. Foi um evento do tamanho de Vingadores: Ultimato, mas sem que nada tenha vindo antes. Tudo era mato e, de repente, POW! BIFF!, a Batmania estava em toda a parte. Foi fenomenal.

    Como consolação, descolei uns trocados e peguei a quadrinização oficial na banquinha. Lembro que fiquei puto quando cheguei no final e descobri que mataram o Jack Joker. Podiam relançar...

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Salve Dogma! Lembro ate hj do impacto na televisão, clip no Fantastico, filas imensas para entrar nos cinemas. O merchan pesado...houve um momento que para onde vc fosse tinha o simbolo do morcego. Cheguei a pedir para o meu pai o vinil que n tirava da vitrola e ate hj ouço c/ satisfação (alem do mais quem curte um som black beeeem funkeado com baixo batendo forte no ouvido sabe o qto o nego era exigente). Realmente um marco no mundo pop ja que como muitos de nos jamais imaginariamos ver em tela algo que ja adoravamos acompanhar todos os meses nas bancas. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Cara, aquele bolachão era meu sonho de consumo na época. Sempre dava um 'perdido' na Mesbla ou nas Americanas para correr até a discoteca e babar naquela capa...

    Sobre as filas, rolou isso também em T2 e no RoboCop 2. Filas que davam volta no quarteirão do cinema (de rua, ainda) e sala abarrotada, com muita gente sentada no CHÃO.

    E, quando o filme era nesse calibre, sempre ficava lá pra ver de novo na sessão seguinte.

    BONS TEMPOS.

    ResponderExcluir
  5. Sobre os filmes citados....sim. Robocop no caso do segundo que foi um puta sucesso da epoca o esquer para im era ir na rimeira sessão ja que domingo a tarde começa a loar e nas ultimas sessões abarrotavam. O T2 n fui na epoca mas lembro de ver as filas kilometricas como tbm nos 2 ultios filmes da franquia do De volta para o Futuro. E vdd dava p/ vc ficar de uma sessão p/ outra....entendiado assitia 4x de boa. E meu amigo...bons tempos.

    ResponderExcluir
  6. Sadovski, boca murcha, boca de chupar ovo, detesto esse cara arrogante, suas opiniões enviesadas e a puxação de saco que ele faz para todos os filmes MCU.Para mim esse cara não vale nada!

    ResponderExcluir
  7. Quanto ao Batman dos anos 80... seria melhor se tivessem escolhido um ator que parece o Batman/Bruce Wayne dos quadrinhos do que Michael Keaton, calvo, magro e baixo.

    ResponderExcluir
  8. Desculpe, não consigo levar a sério Michael Keaton como Batman/Bruce Wayne, e pensar que quase foi Pierce Brosnan, ele era perfeito.

    ResponderExcluir
  9. Brosnan seria bem interessante mesmo. Mas a ordem dos fatores não ia alterar o produto: o filme é Tim Burton.

    ResponderExcluir