quarta-feira, 30 de agosto de 2023

This is not my idea of a good time

Line up do Reading Festival '98. Só de bater o olho, a pupila se dilata com a (então) relevância comercial do Garbage se sobressaindo à relevância histórica do New Order. E foram os únicos laureados pelo critério, visto que o mesmo não ocorreu nos dias anteriores.

25 anos depois, a banda ainda não esqueceu. Principalmente a frontwoman Shirley Manson.

“25 anos atrás. Passei o dia inteiro me sentindo mortificada por sermos a atração principal acima do New Order. Foi no mesmo verão que alcançamos os postos mais altos, acima de Bob Dylan, Nick Cave e Patti Smith. A cada vez queríamos rastejar de vergonha aos pés de nossos heróis.
Mas éramos jovens e inexperientes. Ainda não tínhamos aprendido que a indústria da música não trata seus veteranos com mãos gentis.
No devido tempo, desfrutando do grande privilégio de permanecer por aqui, nos encontramos em posições similares nas escalações dos festivais, conforme enfrentado por nossos heróis antes de nós. Viemos a aprender que é a ordem natural das coisas. As posições das escalações têm pouca influência em qualquer coisa além do simples continuum da vida.
Estamos gratos por ainda estarmos aqui. Brincar e surfar e planar através do tempo enquanto é curado pelas pessoas. Vocês, pessoas – agradecemos por nos permitirem um lugar à mesa por mais de 25 anos. Estamos para sempre em dívida com vocês.”
Palavras sóbrias e com uma honestidade pungente sobre a natureza do business. Em especial nos dias atuais, num cenário pop onde os astros são youtubers e tocadores de pendrive...

4 comentários:

  1. Salve Dogma....Festival super referenciado na epoca....grandes bandas, shows incriveis...realmente foi uma data unica. Sempre achei o Garbage unico, pela construção da banda e pela linha que tocavam (acho o primeiro album unico) mas por incrivel que pareça era o que caia como uma luva para aquela decada, quem a viveu sabe que e unica (independente de comparações com as outras) em varios aspectos musicais. Bom final de semana. T+

    ResponderExcluir
  2. Garbage é sensacional. Até hoje, quando ouço o 1º disco descubro uns detalhezinhos novos nos arranjos do Butch Vig. Aliás, até pela presença dele ali, a banda ainda é a cara dos anos 90.

    Cheguei a rabiscar uns textos sobre essa época mágica do rock alternativo:

    https://blackzombie.blogspot.com/2011/09/smells-like-1991.html

    https://blackzombie.blogspot.com/2012/12/20-years-later.html

    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Nostalgia é meu nome do meio!

    Em tempo... tem uma banda chamada Curve que influenciou MUITO o som do Garbage (até "demais"). Recomendo.

    ResponderExcluir