terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Retrospec Dezembro/2019

Enfim, morreu 2019.



E não volte mais!



1/12¹ - Na noite de 30 de novembro de 2019, o Slayer fez sua última apresentação ao vivo no The Forum, em Los Angeles. Hoje, a imagem de Tom Araya se despedindo corre o mundo. E dá aquela pontada no coração...

1/12² - Tem uma coleção de 2 ou 3 mil HQs e está começando a ficar preocupado? Sabe de nada, inocente.

2/12¹ - Da seção necrofagia HC: empresa pede indenização pelos shows que o Charlie Brown Jr. não fez porque Chorão morreu. Tcharroladrão...

Dezembro chegou, e com ele, nossa leva de checklists! Temos três novidades no Checklist Regular, incluindo um novo...
Publicado por Mythos HQs em Segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

2/12² - Gibi do Neymar, rolando no chão das melhores bancas da cidade. O primeiro youtuber que ostentar esta obra no fundão do vídeo é a mulher do padre!

2/12³ - Fim de uma era cannábica: Willie Nelson larga a marijuana!


3/12¹ - Sai o trailer de Viúva Negra. Várias cenas de ação grandiosas sambando sobre as leis da Física; gostei do Guardião Vermelho fatso e do lindo trio Johansson-Pugh-Weisz. Spoiler: Natasha não morre no final. Pronto, falei.

3/12² - Em agosto de 1975, o Cavaleiro da Lua fazia sua estreia na revista do Lobisomem. Agora, irá devolver o favor pro peludão em sua série live-action na Disney+.

3/12³ - A Fox está desenvolvendo um novo filme da franquia O Planeta dos Macacos com o diretor Wes Ball, da trilogia Maze Runner.


4/12¹ - Segundo o próprio Zack Snyder em sua conta no Vero, é vero: o Snyder's Cut de Liga da Justiça ecziste!

4/12² - A pré-produção de Tigra & Dazzler, a série animada de Tigresa e Cristal via Marvel/Hulu, é temporariamente suspensa. Nada menos que o time de roteiristas e a showrunner Erica Rivinoja foram demitidos - "diferenças criativas" é o motivo divulgado. E deve ter sido uma puta diferença criativa.

5/12¹ - Peninsula é o título escolhido para a continuação de Train to Busan (2016), o espetacular zombie movie sul-coreano - ou 좀비 영화 - que injetou um novo fôlego no exaurido gênero. A estreia está prevista para 12 de agosto de 2020. Na trama, um grupo de sobreviventes tenta fugir de uma Coreia sitiada pelos mortos. Difícil não lembrar daquela sequência de Guerra Mundial Z (o livro) com uma Coreia do Norte completamente deserta na superfície, mas com 23 milhões de zumbis se acotovelando em abrigos subterrâneos. Seria um sonho realizado ver isso na telona...


5/12² - Holy fuck: Holy Avenger, o mangá-BR de Marcelo Cassaro, vai ganhar animação. O único contato que tive com o material foi a geral feita no Blog do Amer, além da inesquecível pinup do Roger Cruz para a personagem spin-off Vitória - que derrubou os servidores do finado Images Central em 2003 com tantos pageviews...


Mas o mangá foi sensação no longínquo início dos anos 2000, há mais de 15 anos... Terá alguma atenção no competitivo cenário animê atual?

6/12¹ - George Miller até confirma a sequência do divertido Mad Max: Estrada da Fúria, mas vai demorar.


6/12² - Na CCXP 2019, a Panini divulga vários lançamentos para 2020 (@ Fora do Plástico).

6/12³ - Deu no ISBN: Batman - A Queda do Morcego finalmente vem aí! E o provável preço absurdo também. E a igualmente provável ausência de tie-ins. Boa sorte a todos.

7/12 - Na CCXP 2019 uma barreira de proteção cede e Ryan Reynolds quase vira estatística no "Bolão da Morte". Hein, hein?

8/12¹ - Durante seus mais de 40 anos de carreira, Frank Miller já provocou a esquerda muitas e muitas vezes em suas obras. O que ele não pode fazer, sob hipótese alguma, é provocar a direita. Mas o mestre responde com carinho.


8/12² - Hoje faz 15 anos que o grande Dimebag Darrell faleceu em mais um capítulo lamentável deste mundo armado até os dentes. Cara, parece que foi ontem.

8/12³ - Na CCXP 2019, a Panini inova e erra até no slide de apresentação dos lançamentos. Mano...


8/124 - Sai o trailer de Mulher-Maravilha 1984 e senti como se Cher e Olivia Newton-John fossem surgir a qualquer momento. Mas o sorrisaço da Gadot é pura maravilha.


9/12¹ - Sai o trailer reverente e nostálgico de Ghostbusters: Mais Além. Não será cedo - ou tarde - demais para uma nova tentativa?

9/12² - Vicky Cornell, viúva do saudoso Chris Cornell, está processando o Soundgarden pelos royalties de gravações não lançadas. Até aí tudo bem. O que é do homem o bicho não come, o que é da mulher o bicho quer. Só que o barraco já está formado.

9/12³ - Coringa foi exibido na Casa Branca e o Presidente Trump adorou. O que ninguém sabe é se ele vai gostar do que o Coringa vai aprontar na edição #1 de Dark Knight Returns: The Golden Child.


10/12¹ - Se vai a cantora Marie Fredrikkson, aos 61. A eterna voz da banda sueca Roxette iniciou sua carreira em 1978, no grupo punk Strul. São emblemáticos o seu timbre melódico e alcance vocal (muito similares aos das irmãs Ann e Nancy Wilson, do Heart) e o visual punk fashion com cabelos loiros, curtinhos e espetados. Desde 2002 Marie lutava contra um câncer, mas nunca parou de trabalhar.

10/12² - Quentin Tarantino revela que tem "uma ideia que pode ser interessante" para uma nova sequência de Kill Bill. Tradução: ele viu algum filme obscuro dos anos 70 com uma ideia que pode ser interessante para uma nova sequência de Kill Bill.


10/12³ - Bizarrice normal nesse mundo de direita surreal: do Twitter oficial da campanha de reeleição do Presidente Trump, ele se compara a Thanos e avisa que também é "inevitável". Perderam a parte que explicava que, além de vilão, ele era louco e genocida. Ou será que não...? 🤔

After my initial feeling of being violated, seeing that pompous dang fool using my creation to stroke his infantile ego,...
Publicado por Jim Starlin em Terça-feira, 10 de dezembro de 2019

10/124 - Jim Starlin, lógico, ficou indignado com a audácia do Titã Laranja.

Rumor has it I’ll be on Newsroom with Brook Baldwin Friday, some time between 2:00 and 4:00pm EST. Wonder what we’ll talk about.
Publicado por Jim Starlin em Quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

11/12¹ - Após o vídeo viralizar, Starlin foi convidado pela CNN para uma breve elaboração.

11/12² - Donald Trump, "JM Bozo" e até Greta Thunberg. Nada de subtextos ou alegorias em Dark Knight Returns: The Golden Child, de Frank Miller & Rafael Grampá: é um ataque frontal!

11/12³ - Após idas e saídas, a Marvel TV irá fechar. Com várias produções em andamento (tanto live-action quanto animações), o leque de parcerias deve aumentar, ao exemplo da Marvel-Hulu.

12/12¹ - O mestre Barry Windsor-Smith está de volta com a graphic novel Monsters. Lançamento previsto para 2020.

12/12² - Robert Kirkman e Chris Samnee anunciam o lançamento da série Fire Power, via Image Comics. Que à 1ª vista parece uma chupinhada ocidental de Goku & Mestre Kame. Lançamento previsto para março.


12/12³ - Se vai Danny Aiello, aos 86. O veterano ator começou sua carreira no início da década de 1970 e participou de tantos momentos antológicos do cinema que fica até difícil listar - seu 2º papel foi em O Poderoso Chefão 2, só pra ter uma ideia. Acho que nunca passei um ano sem assistir algum Aiello. E meu personagem favorito dele provavelmente é o Sal, de Faça a Coisa Certa (Spike Lee, 1989). Inesquecível.

12/124 - A Amazon vai abrir um centro de distribuição em Pernambuco. Finalmente. Talvez, num futuro próximo, isso até faça a concorrência rever sua política de fretes irreais para o Nordeste.

12/125 - Empyre é o grande evento da Marvel para 2020. Começa em abril, mas o terreno já está sendo preparado em Incoming!, lançada este mês.


12/126 - Zack Snyder posta uma foto do seu Superman. Um Dark Superman. Alguma surpresa?

14/12¹ - Hoje é o aniversário de 40 anos de London Calling, clássico maior do The Clash. Dia de ouvir a linha de baixo do Paul Simonon no repeat.


14/12² - Como qualquer produto Star Wars, o merchan oficial de The Mandalorian é avassalador, mas o fenômeno Baby Yoda ainda não vai rolar neste Natal: lá fora, a pré-venda começa só no final do mês para a primavera de 2020. Mas sempre tem os piratão.

14/12³ - Orlando Jones é dispensado de seu papel de Anansi/Mr. Nancy em Deuses Americanos e deu ruim. O ator se refere à companhia produtora da série como "pesadelo" e chega até a puxar a carta racial. Epaaa...


15/12¹ - O Red Hot Chili Peppers anuncia a saída do guitarrista Josh Klinghoffer e, o mais surpreendente, o retorno de John Frusciante à banda. De novo. Quantos dias vai durar dessa vez?

Poisé, figura... não deu! Infelizmente, nosso Catarse de pré-venda de KRAKEN, de Segura e Bernet, não atingiu a meta...
Publicado por Figura em Segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

15/12² - Iniciado pela editora Figura, o Catarse de Kraken, de Antonio Segura e Jordi Bernet, não atingiu a meta. Sacanagem.

16/12 - Quentin Tarantino queria fazer uma versão on the road com Michael Myers em Halloween: The Curse of Michael Myers (1995) - aquele, com o então desconhecido Paul Rudd. A ideia é ruim, mas não tanto quanto o próprio filme, especialmente a bizarra versão The Producer's Cut lançada em 2014. Pobre Jamie.

Demolidor: Amarelo (Panini) 2019 Balões trocados #errohqs
Publicado por Todo Dia Um Erro Nos Quadrinhos Diferente em Terça-feira, 17 de dezembro de 2019

17/12¹ - Errão no DD Amarelão. E eu queria pegar esse. Porra, Panini!

17/12² - Já na premiere, Star Wars: A Ascensão Skywalker está polarizando geral. Pra mim, que não morri de amores por O Despertar da Força, a nova trilogia passou e muito do point of no return com Os Últimos Jedi. É enterrar o assunto com calcário, argila, sal grosso, água benta e nunca mais tocar no assunto. Partir pra outra. De preferência, seguindo a pegada low profile de Jon Favreau em The Mandalorian.


17/12³ - Liberado o trailer de Superman: Red Son, adaptação da graphic Elseworld de Mark Millar & Dave Johnson. Então... além de imigrante ilegal, comunista. Será que vão implicar?

17/124 - John Constantine, Hellblazer entra na reta final pela Panini e a editora divulga as próximas republicações. Bom saber que reeditarão a curta fase da Denise Mina, que ninguém lembra e mesmo assim está a preço de ouro nos Mercenários Livres.

18/12¹ - Sai o teaser de Um Lugar Silencioso 2 com as novas aventuras de uma família do barulho!


18/12² - A Netflix anuncia a série animada He-Man and the Masters of the Universe. O desenho será em CGI/3D e o plot é uma "reimaginação da franquia clássica" - o oposto da série animada em 2D Masters of the Universe: Revelation, capitaneada por Kevin Smith para a mesma Netflix e que dará sequência aos eventos da mesma franquia clássica. Etérnia virou Ibiza!

19/12¹ - O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos classifica Wakanda como parceiro comercial. Consultadas, Latvéria e Attilan preferiram não se manifestar sobre o assunto.


19/12² - Se vai o grande artista plástico recifense Francisco Brennand, aos 92. Contemporâneo, colaborador e amigo de Ariano Suassuna, Brennand se especializou como ceramista. Suas obras são maestras, um genuíno patrimônio nacional (ou assim deveriam), e o universo paralelo que erigiu em sua Oficina Brennand são uma verdadeira experiência. Uma perda inestimável para a arte e a cultura brasileiras.

19/12³ - Curto ver ícones se divertindo entre meros mortais. Dessa vez, Sylvester Stallone surpreende estudantes durante uma visita à estátua de Rocky, no Philadelphia Museum of Art. Muito bacana.

19/124 - Opa, crossover Transformers Vs. The Terminator via IDW/Dark Horse? Tecnicamente, não faz o menor sentido, mas já estou louco pra conferir isso. Lançamento previsto para março de 2020.

19/125 - Até o Imperador Palpatine ficou surpreso com a volta do Imperador Palpatine.

19/126 - Paula Toller vence o processo movido contra Leoni e o Partido dos Trabalhadores pelo uso não autorizado da música "Pintura Íntima" na campanha presidencial de Fernando Haddad. A bela reclamante irá receber R$ 50 mil do artista e mais R$ 100 mil do PT. "Deixa as contas, que no fim das contas, o que interessa pra nós éé-éé é..."


20/12¹ - Zilda Cardoso se vai, aos 83. A carreira da atriz e comediante paulista começou em 1961. No cinema teve poucas, mas marcantes participações em filmes do Mazzaropi e do Golias, além do clássico Se Meu Dólar Falasse (1970). Na TV a humorista foi prolífica, especialmente através da folclórica Catifunda, a mendiga malandra que vivia fumando charuto - uma personagem maior que ela mesma.

20/12² - Terry Gilliam teve a menor suspensão de descrença da História ao assistir Pantera Negra. Entre outras coisas, falou que odiou o filme e a importância que a mídia deu a ele, além de dizer que "os realizadores certamente nunca foram à África". Pra mim, pareceu que o genial cineasta nem sabia que se tratava da adaptação de uma HQ. E talvez esperasse algo como Diamante de Sangue, Hotel Ruanda ou outro dos milhares de filmes que retratam a realidade mundo-cão da África.


20/12³ - Se vai Gerry Alanguilan, aos 51. O excelente desenhista e arte-finalista filipino - puro pleonasmo - trabalhou em inúmeros títulos da Marvel nas últimas décadas (de New X-Men e The Amazing Spider-Man a Avengers e Star Wars) e manteve uma parceria regular com o conterrâneo Leinil Francis Yu em obras como Superior e Super Crooks, de Mark Millar, além de Superman: O Legado das Estrelas, de Mark Waid. Em 2009, Alanguilan viralizou com o vídeo "Hey, Baby!" (quase 7 milhões de views), também conhecido "The Creepy Smile Guy"...


...que ainda é hilário, por sinal. E ele ainda ensinou como fazer. Grande cara!

20/124 - A Snydermania não encontra limites. "ANN SARNOFF PLEASE #RELEASE THE SNYDER CUT", era o que estava escrito em um banner puxado por um avião sobrevoando os estúdios da Warner. E Zack Snyder curtiu isso.

21/12¹ - Com a boa recepção de Dolemite Is My Name, da Netflix, a participação no Comedians in Cars Getting Coffee, de Jerry Seinfeld, e o enorme sucesso de sua volta ao Saturday Night Live, Eddie Murphy parece ter cimentado aquele retorno triunfal que comentei dia desses.

21/12² - Harry Potter Daniel Radcliffe está sendo considerado para o papel do Cavaleiro da Lua, a vindoura série da Disney+. O rapaz é, de fato, esforçado. Mas depois da atuação impressionante de James McAvoy em Fragmentado (Split, 2016), fazendo um personagem-limite com P.I.D. (igual ao nosso herói!), fica difícil sequer pensar em outro ator para o trabalho.


22/12 - Se vai Ubirajara Penacho dos Reis, o Bira, aos 85. Por 25 anos, o carismático baixista foi integrante da banda dos programas de entrevista do Jô Soares, onde ficou famoso pela exímia musicalidade e pela estrondosa gargalhada - mas começou a carreira já na década de 1950, como cantor em boates e hotéis de Salvador. Grande veterano e uma figuraça.

Coleção Histórica Marvel - Paladinos Marvel nº 9 (Panini) 2019 "Cavaleiro da Rua" #errohqs
Publicado por Todo Dia Um Erro Nos Quadrinhos Diferente em Segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

23/12¹ - Se cuidem, malfeitores. Chegou o Cavaleiro da Rua!

23/12² - Após perder a ação movida por Paula Toller, Leoni contra-ataca e a processa pelo uso não autorizado da música "Como Eu Quero". Só processos com gostinho de anos 80. Se eu fosse o juiz, colocava os dois num duelo com pandeiros. O primeiro que der uma pandeirada na cabeça do outro, ganha a ação. Leoni pode ser homem, mas Paulinha tem mais experiência no assunto.

24/12¹ - Após receber uma saraivada de críticas pelo filme A Primeira Tentação de Cristo, via Netflix, o canal Porta dos Fundos teve sua sede atacada com coquetéis molotov. Felizmente, o atentado não deixou vítimas, excetuando, claro, o 5º Mandamento.

David Riley 7/30/1960 - 12/24/2019 Sad news my Chicago friends. My dearest friend and longtime housemate Dave Riley...
Publicado por Rachel Brown em Terça-feira, 24 de dezembro de 2019

24/12² - Se vai Dave Riley, aos 59. Natural de Detroit, Riley trabalhou como assistente de engenheiro de som para George Clinton em suas instituições funk Parliament–Funkadelic, mas se notabilizou como baixista da banda noise/pós-punk Big Black, de Steve Albini. Para os vanguardistas e post-rockers, a true to the bone.

24/12³ - Nos extras do home video de Superman: Red Son virá mais uma peça da excelente série de curtas DC Showcase. Com direção de Bruce Timm, o protagonista da vez é o misterioso Vingador Fantasma - com raras exceções, personagem só menos desperdiçado que seu primo brasileiro, o Capitão Misterio, que não passou dos corner boxes da Bloch.


26/12¹ - Sue Lyon se vai, aos 73. É quase impossível encontrar uma imagem recente de Suellyn, o padrão que sigo nesses obituários, mas nesse caso até que se justifica. Então com 14 anos, ela foi a Lolita da adaptação de Stanley Kubrick para o livro homônimo de Vladimir Nabokov. Sua imagem deitada ao sol (e bagunçando o imaginário de todo mundo) ficou eternizada na História.

26/12² - Donald Trump ficou laranja de raiva depois que a TV pública canadense CBC cortou fora sua pontinha em Esqueceram de Mim 2. Right-wingers, that's your leader?


26/12³ - Nirvana news: O vídeo de Smells Like Teen Spirit alcança a marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube. E vamos ao 1 bilhão e uma.

27/12 - Ryan Reynolds confirma o óbvio: Deadpool 3 sairá pela Marvel Studios. Contanto que seja divertido como o 1º e menos besteirol que 2º, tá valendo. Mas como ficará o Cable situation?


29/12 - Vaughan Oliver se vai, aos 62. O designer gráfico britânico ficou famoso por seus trabalhos para o cultuado selo 4AD. Entre eles, estão obras que ajudaram a definir a estética alternativa das décadas de 1980/1990, como as capas icônicas de discos do Pixies, Lush, Cocteau Twins, The Breeders, Throwing Muses e Bush, entre muitos outros.


30/12¹ - Se vai Syd Mead, aos 86. Designer industrial e artista conceitual neofuturista, Mead foi um dos nomes mais consagrados e influentes da História do automobilismo e do cinema. Seus trabalhos na 7ª Arte são incomparáveis - Star Trek: The Motion Picture, Blade Runner, Tron, 2010, Short Circuit, Alien, Aliens, Blade Runner 2049 e por aí afora. Esse sim, um verdadeiro visionário.

30/12² - A Netflix irá produzir uma nova série live-action adaptando o clássico moderno Avatar: A Lenda de Aang. Posso estar enganado (gostaria), mas acho que esse barco já foi após a tentativa fracassada do longa de M. Night Shyamalan. Preferia continuassem com o universo da saga nos mesmos moldes da ótima A Lenda de Korra. Mas isso é só minha suprema e inquestionável opinião.




Por enquanto é só, pessoal!

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Ho Ho Hell!


Em 2019 ninguém foi bonzinho (a)...

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Departamento de promoções

O saldo final da Black Friday foi aquele já conhecido "bom-mas-podia-ser-melhor". O assombro das primeiras vezes já passou, de lá pra cá a Amazon dominou e é o que tem pra hoje. Ainda assim, consegui aproveitar e dar baixa em várias coisas de várias listas. No setor dos quadrinhos, resolvi o que tinha pra resolver com a Salvat, botei em dia algum material da Mythos, ri das promoções nonsense da Eaglemoss e recebi há pouco o pacote da Panini - não só o último da leva, como meu último pacote de gibis do ano.

Assim espero.



Justiceiro: Valley Forge é o 4º Deluxe do Caveirão. Um calhamaço de mais de 500 páginas que finaliza o espetacular run de Garth Ennis no título (depois assumido por Gregg Hurwitz) e trazendo complementos generosos: os one-shots The Cell (2005), The Tyger (2006) e The End (2004), além da mini solo completa do inesquecível vilão Barracuda - quem acompanha o blog, sabe que eu sou fã do rapaz. Um dos quadrinhos mais extremos, densos e complexos já feitos. Obrigatório é pouco.



Tinha adorado a capa de Mulher-Gato #1, mas ainda estava na dúvida. Há tempos não leio nada realmente empolgante da gatinha - desde Um Crime Perfeito, pra ser exato. E não conheço nada do trabalho prévio da desenhista e roteirista Joëlle Jones, mas uma googlada de reconhecimento me deu um belo cartão de visitas - além do fato da moça contabilizar três indicações ao Eisner. Em que pese também a parceria com a experiente Laura Allred, resolvi conferir o que essa Selina tem.



Já estava acompanhando a nova fase do Lanterna Verde por Grant Morrison, atualmente na edição #12 lá fora. Suas ideias e conceitos são, como sempre, lisergia pura - mas dessa vez, dando um barato do bom, sem bad trips. Porém, o que me fez sair do DC (++) e colaborar com a DC (Comics) foi o traço lindamente escalafobético do brit Liam Sharp, um dos melhores parceiros que o escocês voador já teve na vida. O homem está desenhando uma barbaridade. Pra daqui a 15 anos erguer essas edições e mandar a plenos pulmões (provavelmente pro espelho): "eu comprei isso na época!"



One-Punch Man é uma das coisas mais divertidas que já li na vida, mas aí vai uma pequena mea culpa: estacionei lá pelo vol. 12 ou 13 já há um bom tempo. O roteiro miniminimalista de ONE e os traços vertiginosos de Yusuke Murata mantiveram o nível tão alto e ainda tão refrescante que cultivei uma retranquinha antes de alguma (inevitável) queda de qualidade. Mas segui pegando e vou me atualizar assim que abrir uma brecha. O que, no caso do Saitama, é trabalho pra 10-15 minutos, no máximo. One-Punch read.



Surreal receber em mãos uma nova edição da Biblioteca Don Rosa pela Panini, no mesmo formato dos volumes da Abril e do ponto onde a coleção parou. Ainda tenho lá, "O Solvente Universal" cancelado na lista de desejos da Amazon. Virou o meu "Wilson". E hoje nós dois vamos tomar todas pra comemorar. Louco é a mãe.



E seguem mais dois volumes de A Espada Selvagem de Conan - A Coleção, as aquisições que mais me dão alegria atualmente. Parece até vingança pelas ESC da Abril nunca adquiridas em tenra idade ou um acerto de contas após décadas de quadrinhos com storytelling de videoclipe e personagens sem culhões (excetuando, claro, os sacudos da Bonelli). E até é, mas também dá uma olhada nas contribuições constantes nas capas. É Roy Thomas, John Buscema, Alfredo Alcala, Dick Giordano, Tony DeZuñiga e toda a sorte de demônios picto-filipinos com o fogo do inferno ebulindo a tinta de seus nanquins. Até o Necronomicon morre de inveja dessa coleção. Puta que o pariu.


Por enquanto é só, pessoal. E antes que eu me esqueça...

Senhor, agradeço por esse material que irei devorar assim que tirar do plástico. Em nome do Stan, do Kirby, do Steve Ditko, amém.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

sábado, 30 de novembro de 2019

Retrospec Novembro/2019

"Remember, remember, the Fifth of November..."


1/11¹ - O Rage Against the Machine irá se reunir para uma série de shows - Coachella incluso. E a gurizada endoida.


1/11² - Fim de uma era: o Comic Book Data Base vai fechar e investir em uma nova plataforma - zerando assim todos os catálogos cadastrados. Cara, morro de medo disso acontecer com o Guia dos Quadrinhos. Por tudo o que já testemunhei nesses anos de indústria vital eu sei que esse dia ainda vai chegar...

Gráfico DISTRIBUIÇÃO DE ERROS POR EDITORA. Dados analisados: Erros postados nessa página no período de 7/jan-30/set. #errohqs
Publicado por Todo Dia Um Erro Nos Quadrinhos Diferente em Sábado, 2 de novembro de 2019

2/11¹ - A página Todo Dia um Erro nos Quadrinhos Diferente publica um gráfico parcial de 2019 com os erros que povoam a sua, a minha, a nossa coleção. Gráfico este que poderia ser chamado de "Little Boy" por algumas editoras.

TOP 10 EDIÇÕES COM MAIS ERROS Dados analisados: Erros postados nessa página no período de 7/jan-30/set. ADENDO: A...
Publicado por Todo Dia Um Erro Nos Quadrinhos Diferente em Sábado, 2 de novembro de 2019

2/11² - E o Tópi Déis das edissões com máis êrrus merecia o nome de "Fat Man". Ai, meus Novos Titãs...

Gráfico DISTRIBUIÇÃO DE ERROS POR MÊS PANINI (1º lugar dentre as editoras) Dados analisados: Erros postados nessa página no período de 7/jan-30/set. #errohqs
Publicado por Todo Dia Um Erro Nos Quadrinhos Diferente em Sábado, 2 de novembro de 2019

2/11³ - Então a distribuição parcial de 2019 com os erros/mês só pode ser a "Tzar Bomba".

Tabela LEVANTAMENTO DE ERROS MÊS A MÊS POR EDITORA Dados analisados: Erros postados nessa página no período de 7/jan-30/set.
Publicado por Todo Dia Um Erro Nos Quadrinhos Diferente em Sábado, 2 de novembro de 2019

2/114 - E esse levantamento mês a mês parcial de 2019? "Jorge Jesus"?

3/11¹ - O péssimo box office de O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio pode levar a própria franquia a um destino sombrio.

3/11² - Samuel Rosa passa a régua e fecha a conta do Skank. E cutuca as bandas que cultivam a "falta de assunto" em nome da longevidade e a "forma de consumir música hoje" - uma questão mais profunda e, ironicamente, mais longeva do que se imagina.

4/11 - Exausto de repetir que Robert-Pattinson-é-bom-ator-vide-The-Rover, fiquei feliz com Matthew McConaughey sendo cotado para o papel de Harvey Dent em The Batman. Ele é bom ator, vide Killer Joe.


5/11¹ - Que fique registrado® que, neste dia®, lendo o artigo apelativo da BBC "'Invasão da Área 51': a piada no Facebook que virou um possível desastre humanitário", tive uma ideia® para um longa-metragem®.
– Na trama, a invasão-flash mob realmente acontece e, vamos dizer, 100 mil dos 3,5 milhões de interessados se deslocou lá pro meio do deserto para invadir a base, libertar ETs de suas celas brincar com tecnologias de outro mundo. A princípio, os soldados tentam dispersar a multidão com balas de borracha, gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral - pra não pegar mal diante da ampla cobertura da mídia. Mas a coisa escala e baixas pipocam nos dois lados em tempo recorde. Com todo aquele caos de tiro, porrada & bomba, um pequeno grupo fura o bloqueio e se infiltra nas dependências subterrâneas da Área 51. Em seguida, uma explosão destrói uns geradores e a base é selada automaticamente. Com as flutuações de energia, vários sistemas caem e várias contenções se abrem... Daí pra frente, nosso time de bravos libertadores precisa se virar para sobreviver a alienígenas putos da vida, híbridos, aberrações genéticas, fendas interdimensionais, soldados aprimorados monstruosos, uns zumbis-teste (lógico!) e cientistas esquisitos que não veem a luz do dia há anos.
– O título poderia ser até "Invasão da Área 51"® mesmo.
Found footage, claro, pra fechar a clichezada (e o orçamento com troco de padaria).
5/11² - Peter Ramsey, co-diretor do oscarizado e globodeourizado Homem-Aranha no Aranhaverso, irá dirigir uma "cinebiografia não-convencional" do icônico bluesman Robert Johnson. Love in Vain será lançado pela Paramount, produzido por Lionel Ritchie e escrito por Krystin Ver Linden.

5/11³ - Macacos me mordam: Rob Liefeld tem razão sobre os rumos da franquia O Exterminador do Futuro.

5/114 - Parece que o Homem-Aranha japonês - aquele, da série tokusatsu setentista - estará em Homem-Aranha no Aranhaverso 2. Será que vão trazer o robozão Leopardon também?

5/115 - A Warner está em negociações com Colin Farrell para o papel do Pinguim em The Batman e com Andy Serkis para interpretar o Alfred? É isso mesmo, produção?

6/11¹ - E abriu a porteira da Disney de Luxo pela Panini! $eguuuura, peão...


6/11² - Após a boatada reunião do The Smiths (mesmo com Morrissey mais à direita do que nunca), Johnny Marr, numa beleza de coice britânico, pega a saída pela esquerda.

6/11³ - Dampyr, o sensacional fumetti criado por Mauro Boselli e Maurizio Colombo, está virando filme. E já estreia em 23 de janeiro de 2020.

6/114 - A legendária atriz francesa - e deusa pra vida - Catherine Deneuve sofre um AVC isquêmico. Felizmente, já se recupera bem e sem sequelas.


6/115 - O sensacional desenhista Goran Parlov é outro que está se recuperando de um AVC. PelamordeDeus, hein, Sra. "O-Grande-Momento-da-Vida". Vá caçar um ditador, uns neonazistas ou uns projetos de fascistas por aí... eu, hein...

7/11¹ - O Tool manda avisar que o fã que erguer seu celular pestilento nos shows será ejetado para a puta que o pariu - e sem reembolso. Além, é claro, de ser devidamente espancado pelos seguranças. Ok, essa parte é brincadeira.

7/11² - Kane Hodder irá comparecer à próxima Monster-Mania Con paramentado de Uber Jason - o Jason ciborgue do esculachado, mas divertidíssimo lixo Jason X (2001). Demais!

7/11³ - Em sua autobiografia Acid for the Children, o geralmente reservado Flea, do Red Hot Chili Peppers, conta que Anthony Kiedis pode ser "controlador" e, em entrevista ao The Guardian, que "ele sempre quer ser o alfa". Também comentou sobre a difícil convivência durante a fase junkie do cantor. Para uma banda de 36 anos que foi ao inferno e voltou uma dúzia de vezes, já é um milagre que ainda estejam vivos, quanto mais juntos. Por tudo isso, kudos. Uma pena que discaços como The Uplift Mofo Party Plan (1987) e Mother's Milk (1989), nunca mais.


7/114 - Hoje foi aquele dia, em que o jornalista Augusto Nunes - sem argumentos e nem um mísero Pulitzer - estapeou o jornalista Glenn Greenwald durante o programa Pânico, na rádio Jovem Pan. Claro que a treta vem de algum tempo, com Nunes já sem argumento e nem Pulitzer.

7/115 - E diante do troca-tapa esquerda/direita entre os jornalistas, o ótimo desenhista paraense Joe Bennett (Immortal Hulk) não conteve o reacinha interior e postou um pedido de co-autoria no tapa, adicionando que se estivesse no lugar de Nunes, teria dado um soco - provocando um nauseante déjà vu de bovinos empolgados... Cê é o bichão memo, hein doido®. Logo depois, provavelmente lembrando para qual gigante de entretenimento com agenda liberal-progressista trabalha, deletou o post e pediu desculpas. Mas o tal do print screen é uma merda, né não?


7/116 - Jonathan Hickman não é Ana Hickmann, mas também é diva.

7/117 - Só confundi todas as vezes em que olhei para as fotos dos pombinhos. Se fosse Dame Mirren mesmo, seria Most Excellent!

8/11¹ - Com orçamento entre 55 e 70 milhões de dólares e bilheteria relando o pé na Terra Prometida do 1 bilhão, Coringa já é a adaptação de quadrinhos mais lucrativa da História.

8/11² - A Devir anuncia o lançamento da DNet, plataforma digital para reserva de HQs com descontos dinâmicos. Uma promissora novidade na surrada relação fornecedor-varejista-cliente. Pena que a implementação não abrange também o envio, velho calcanhar de Aquiles do comprador online.

8/11³ - Jeremy Slater vai liderar os escritores da série live-acion do Cavaleiro da Lua pela Disney+. Não assisti The Umbrella Academy, mas já tive algum contato com o trabalho do roteirista. Se estiver em boa fase, ótimo, caso contrário...

9/11¹ - Tim Drake, ex-Robin, agora é simplesmente Drake. E, como sabemos, todos amam o Drake. Menos aquele Drake.

9/11² - Parece que Doutor Sono, sequência de O Iluminado, não iluminou as bilheterias e vai ficar em 2º lugar em seu fim de semana de abertura.

10/11 - Em resposta ao "movimento" Quadrinistas Antifascistas, surge o Quadrinhos sem Política. Olha, isso até existe, na revista do Chico Bento. E mesmo assim tem que pular umas edições.


11/11¹ - 3ª temporada de Titans confirmada para 2020. É bom mesmo!

11/11² - Bill Murray é confirmado pela 49ª vez em Ghostbusters 2020. Mas ainda não senti firmeza. Vamos aguardar até a confirmação #60.


11/11³ - Divulgadas algumas artes das séries animadas The Falcon and the Winter Soldier, Guardians of the Galaxy e What If...?. A supersoldado Peggy Carter e Steve Rogers com armadura parecem ótimos, mas ainda prefiro, claro, o outro Steve... - e vazou o teaser do What If...?!

Estreou hoje o Catarse de KRAKEN, obra máxima da dupla Segura e Bernet que será publicada na íntegra pela primeira vez...
Publicado por Figura em Terça-feira, 12 de novembro de 2019

11/114 - Aberto o Catarse do quadrinho cult Kraken, pela editora Figura. A campanha vai até o dia 13 de dezembro. Apoie pra ontem – primeiro, porque é uma ordem, soldado!; segundo, é material oitentista da espetacular dupla espanhola Antonio Segura/Jordi Bernet. E isso, espero, dispensa comentários.

11/115 - Kevin Feige diz que Os Eternos é um filme grande, caro e um risco. É o que se tem quando resolve não reiniciar os trabalhos com o Quarteto Fantástico ou os X-Men, meu chapa.


12/11 - E tá aí, o Sonic com um novo visual e mais fiel ao original. Resta saber se o nível do filme irá honrar a grana gasta na repaginada.

13/11 - Trent Reznor e Atticus Ross ganhando um prêmio de música country já deveria ser bizarro o suficiente. Só que a música nem era deles (ou do Nine Inch Nails), e sim do rapper Lil Nas X!







The Man in Black ⚡️ Like most kids growing up, I dreamed about being a superhero. Having cool superpowers, fighting for what’s right and always protecting the people. It all changed for me, when I was 10yrs old and was first introduced to the greatest superhero of all time - SUPERMAN. As a kid, Superman was the hero I always wanted to be. But, a few years into my fantasy, I realized that Superman was the hero, I could never be. I was too rebellious. Too rambunctious. Too resistant to convention and authority. Despite my troubles, I was still a good kid with a good heart - I just liked to do things my way. Now, years later as a man, with the same DNA I had as a kid - my superhero dreams have come true. I’m honored to join the iconic #DCUniverse and it’s a true pleasure to become, BLACK ADAM. BLACK ADAM is blessed by magic with the powers equal to SUPERMAN, but the difference is he doesn’t toe the mark or walk the line. He’s a rebellious, one of a kind superhero, who’ll always do what’s right for the people - but he does it his way. Truth and justice - the BLACK ADAM way. This role is unlike any other I’ve ever played in my career and I’m grateful to the bone we’ll all go on this journey together. BLACK ADAM 12.22.21 ⚡️ Huge thank you to my friends, @jimlee and @bosslogic for this first time ever bad ass collaboration.
A post shared by therock (@therock) on

14/11¹ - Jim Lee cria um concept bacana para o Adão Negro Dwayne "The Rock" Johnson. Só podiam rapar essa capa fora, pô.

14/11² - A Warner atualizou o logo e claro que o antigo é melhor.

Back in my other home, Sao Paulo for couple of days and starting the tour on next week in Buenos Aires! Can’t wait!!! Ps.eat fruits, don’t drink beer! Especially this one. It’s shit.
Publicado por Matias Kupiainen em Quinta-feira, 14 de novembro de 2019

14/11³ - A Skol desceu quadrada para o guitarrista Matias Kupiainen, da banda finlandesa Stratovarius. Bem feito. Se tivesse conferido minhas dicas de cervejis no Cidade Fantasma, não teria passado por isso.

15/11¹ - O lendário mangaká Leiji Matsumoto – criador de clássicos como Patrulha Estelar e Capitão Harlock, entre muitos outros – é internado em Turin, Itália, com suspeita de AVC. Mas, felizmente, já está fora de perigo.

15/11² - A Legendary Television (que eu nunca ouvi falar) fecha um acordo com Frank Miller para uma telessérie de Sin City. E, naturalmente, Robert Rodriguez está em negociações para participar do projeto.


15/11³ - Nicolas Cage personificará Nicolas Cage em um filme sobre Nicolas Cage! The Unbearable Weight of Massive Talent terá, duh, autorreferências aos maiores clássicos Cageanos, como Despedida em Las Vegas e A Outra Face. A trama envolverá produções de Quentin Tarantino (!), a CIA (!!) e um cartel mexicano (!!!). No ramo dos ultrametafilmes esse promete deixar JCVD e Quero Ser John Malkovich parecendo Spice World: O Filme.

15/114 - Uma das participações mais inusitadas de toda a franquia Star Wars é, sem dúvida, a de Werner Herzog em The Mandalorian, a (até aqui, ótima) série criada por Jon Favreau. Pois ele e o co-roteirista e diretor Dave Filoni revelam que a experiência de dirigir o venerado cineasta tem sido espetacular até quando eles os chama de "covardes". Pô, que honra!

15/115 - E Coringa é o 1º filme com classificação "R" a chegar a US$ 1 bi nas bilheterias.


17/11¹ - Sensores indicam que o #ReleaseTheSnyderCut aumentou sua irradiação em 800% nos últimos dias. Senão vejamos: além de Jason Momoa, Ben Affleck e do pôster do BossLogic, também aderiram à causa Gal Gadot, o Cyborg Ray Fisher e até Damon Lindelof e Diane Nelson, ex-presidente da DC Entertainment. Já enviei os melhores operativos do BZ para investigar o que está havendo.

17/11² - A sequência-título da série do Gavião Arqueiro é bacanuda. Obviamente, calcada nas artes de capa de David Aja para a espetacular série solo do ex-vilão arqueiro.


19/11 - Se vai Tom Lyle, aos 66. Escritor e desenhista, Lyle trabalhou com Roger Stern em Starman e ao lado de Chuck Dixon na trilogia solo do Robin (I, II e III). Mas ficou mais conhecido por criar o design do Aranha Escarlate, na conturbada Saga dos Clones. Mesmo afastado do mainstream há anos, comparecia em várias convenções (a imagem acima é da Heroes Con 2008, em Charlotte, NC). Desde 2005 lecionava arte sequencial. E pelos posts e fotos de seu blog pessoal, o mais importante: parece ter sido um perfeito bon vivant.

20/11¹ - A Warner já começa a trabalhar na sequência de Coringa. Precisamos arrumar um vilão para o Palhaço do Crime... Que tal o Jason Todd?


20/11² - Se vai o cineasta Fábio Barreto, aos 62. O produtor, diretor, ator e roteirista se encontrava em coma desde um acidente de carro em dezembro de 2009. Barreto teve uma carreira prolífica por trás das câmeras, inclusive dirigindo O Quatrilho (1995), indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro - além, claro, de seu derradeiro Lula, o Filho do Brasil (2009). Pessoalmente, sempre curti mesmo é O Rei do Rio (1986), uma pérola.

20/11³ - Com a moral na extratosfera via The Mandalorian, Jon Favreau poderá ter um papel de liderança ainda maior na franquia Star Wars. Se sobrar alguma coisa até lá, logicamente.

21/11¹ - Uma edição de Marvel Comics #1 (agosto/1939) é leiloada pelo valor recorde de 1,26 milhão de dólares. Arremate este que é o sonho molhado dos Mercenários Livres.


21/11² - Se vai Gahan Wilson, aos 89. O lendário cartunista foi um dos mais influentes artistas do quadrinho underground americano. "Underground" no sentido de "transgressor", visto que seu estilo mixando terror, humor negro e críticas à estupidez humana rechearam as páginas da Playboy, National Lampoon e The New Yorker. E entre seus fãs, ninguém menos que Stan Lee e Guillermo del Toro.

22/11¹ - Channing Tatum e o produtor Roy Lee vão se meter a adaptar The Maxx, o gibi cult-mor de Sam Kieth. Blasfêmias à parte, pessoalmente, já estou satisfeito com a série animada que passava na MTV e no Locomotion. Mas quer saber? Que façam o filme. E abarrotem a conta bancária do Kieth. Ele merece. Sem falar que a possibilidade de uma Julie Winters live-action é algo sempre negociável.


22/11² - Antônio Augusto de Moraes Liberato, o Gugu Liberato, faz sua passagem, aos 60. Era uma autêntica entidade da televisão popular brasileira, com todas as suas fórmulas, vícios e excessos - muitos deles atualizados e até mesmo criados pelo apresentador. Foi onipresente na década de 1980 com o sucesso do programa Viva a Noite e quadros como impagável "Rambo Brasileiro" (mistura de cospobre, Clube das Mulheres e uma total falta de noção), bem como suas boy bands Dominó e Polegar, que vendiam milhões de discos e transitavam por todas as emissoras, além de vários outros projetos - e claro que isso se estende também aos quadrinhos. Muito influente, foi um dos comunicadores que melhor entenderam o complexo perfil do público brasileiro e souberam como administrá-lo. Mesmo em seu universo de populismo, baixa cultura e polêmicas, uma carreira notável.

25/11 - Após o fenômeno dos lombadeiros, eis que surgem os bookplateanos! Haja paciência...

26/11 - Como toda pessoa acima dos 70 anos, o guitarrista Pete Townshend não quer saber de fazer média e solta o verbo pra cima do baixista John Entwistle e do baterista Keith Moon, seus finados companheiros de The Who. E também sobrou umas farpas... ou melhor, uns vergalhões para o sobrevivente Roger Daltrey. Essas declarações chocaram a geral rockeira, mas a verdade é que há poucas coisas mais horripilantes no mundo do que um véio dando opinião.

29/11¹ - Blade Runner ganhará uma série anime via Adult Swim/Crunchyroll/Alcon. Blade Runner Black Lotus se passará 17 anos antes do filme Blade Runner 2049 (2017). Ainda não há data para lançamento.


29/11² - Leonardo DiCaprio é acusado de "dar dinheiro" para "tacar fogo na Amazônia". Bom saber. Agora já podemos dormir sosseGados.