segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Zombie Lab


A notícia chegou como um zumbi se esgueirando nas sombras pronto pra dar o bote. Segundo o Bloody Disgusting, a MTV está planejando uma série de TV baseada no universo de Despertar dos Mortos - o Dawn of the Dead, de George A. Romero. Aquele do shopping. Clássico que transcendia o gênero com uma visão ácida sobre os vícios e maneirismos da sociedade e que ainda é mais atual do que nunca. O que imediatamente deixa qualquer associação com a MTV com jeito de hoax piadista. O post que reporta a história foi misteriosamente apagado, porém ainda consta no cache do Google.

É possível que seja apenas um rumor infundado, mas geralmente o site não dá bola fora. E como a network ainda está em supostas negociações pelos direitos do filme, o "efeito mordaça" é bastante comum nestes casos.

Dawn of the Dead foi coverizado por Zack Snyder em 2004, numa versão polêmica entre os cultuadores do original. Um dos motivos foram os novos zumbis velocistas, ao contrário da letargia massiva de outrora (reflexo da crítica social contida no roteiro). De um lado, tecidos e músculos em franca decomposição e articulações quase travadas com a rigidez cadavérica; de outro, um arranque de deixar o Usain Bolt comendo poeira. Muitos acharam um contrasenso. Mas isso deve chegar ao fim se a notícia sobre o projeto da MTV se confirmar. A nota destaca que a série terá tanto zumbis rápidos (os recém-infectados, ainda com alguma integridade física) quanto os zumbis lentos vintage (à medida que forem apodrecendo), o que faz muito mais sentido do que o tradicionalismo xiita dos fãs. Uma ótima ideia de fato.

Contudo, mesmo sendo otimista, dificilmente a MTV - que não produz nada decente desde os anos 90 - faria alguma diferença substancial no gênero. Nem mesmo algo próximo da excelente Dead Set, no mesmo formato. Atualmente, tudo na emissora é voltado para uma fatia específica do público - e fica impensável uma série sobre cadáveres canibais com uma introdução ao estilo dos reality shows que entopem sua programação: "quatro amigos (jovens e riquinhos) presos num shopping em Orange County, dividindo dramas, zumbis, amores & confissões".

Claro que tudo mudaria de figura se trocassem o M-T-V por H-B-O. Mas por enquanto, nada que tire a primeira ordem do dia até agora: a adaptação de The Walking Dead por Frank Darabont via AMC, com estreia prevista pra esse ano.

Nenhum comentário: