terça-feira, 7 de maio de 2013

Adeus ao mestre



Ray Harryhausen
1920 – 2013



Quem curtia a boa e velha Sessão da Tarde dos anos 80 com certeza sentiu uma pontada no coração com essa notícia. Cresci me deslumbrando, me assustando e me divertindo como nunca com a arte deste artesão visual nas reprises de Simbad - eu amo a trilogia inteira, mas meu favorito era Simbad e o Olho do Tigre, junto com Jasão e os Argonautas e, claro, o indefectível Fúria de Titãs.

E como esse mestre me fazia sonhar. Sonhei incontáveis vezes. Sonhei em enfrentar aquele exército de esqueletos spartoi, em lutar contra ghouls invocados direto das profundezas, em escalar as montanhas da ilha Colossa em busca do ninho da monstruosa ave Roc e, claro, vencer a impiedosa Medusa dentro de seu próprio covil. E sempre mesclado a uma compreensível atmosfera de horror e pesadelo.

Mas tudo isso, de certa forma, me ajudou mais tarde a encarar com naturalidade os medos reais da vida lá fora, quando estes vieram em seu devido tempo. Afinal, eu já tinha vencido todos aqueles meus demônios interiores, tão perigosos quanto só um guri sonhador poderia saber - e Harryhausen poderia conceber.

Go in peace, old master. And thank you for everything.


Photos by Peter Macdiarmid/Getty Images - The Myths And Legends Exhibition at The London Film Museum

Um comentário:

Bússola do Terror disse...

Rest in peace!
Nos deixou uma grande obra.