quinta-feira, 24 de novembro de 2016

O Legado Zéfiro

Mais uma rodada por conta do camarada Sandro: no fabuloso documentário curta-metragem Zéfiro Explícito (2012), de Sergio Duran e Gabriela Temer, é passada a limpo a história de Alcides Aguiar Caminha, datiloscopista da Imigração, compositor e alter-ego do mitológico Carlos Zéfiro, o deus pagão dos catecismos.


Anos atrás escrevi algumas linhas em tributo ao Zéfiro, voraz consumidor de catecismos que sempre fui. Mas foi a 1ª vez que tive acesso aos pormenores da história toda pela boca dos próprios envolvidos. Os depoimentos de Ota, Juca Kfouri e do filho do Homem foram bem mais que especiais - foram essenciais. Chegam a ser inspiradores.

Nada mais justo que, em tempos de FICs, FGDQs e CCXPs, o comercialismo desenfreado dê um descanso e o legado desse autêntico patrimônio popular não fique mais uma vez esquecido.

Entrevista quase protocolar no Jô Onze e Meia. O relógio realmente parecia estar correndo para o bom e velho Zéfiro...

2 comentários:

Anderson disse...

gRANDE dOGGMA, blz? Verei o link com calma, mas me adiantei em escrever pq pela sua ausencia achei que vc tinha sido abduzido a Alexandria para dar um apoio ao Rick...rs.
Grande abraço meu brother, sem seus posts os ninjas silenciosos choram.
Abcs!

doggma disse...

Quem dera, meu amigo! Um apocalipse zumbi pra relaxar não seria nada mal, apesar de eu ter acabado de retornar de férias, he he

Mas não se preocupem, ninjas! O zumbi ainda está vivo. Ou morto-vivo.

Abração!