segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Godspeed, ilustrador!


Ian Kennedy
(1932 - 2022)

No dia 5 último, se foi o legendário ilustrador Ian Kennedy. O artista britânico ganhou fama com seus trabalhos para a 2000 AD, em especial nas strips do herói Dan Dare, na revista Eagle. Sua carreira teve início no final da década de 1940, como trainee no departamento de arte da DC —não a Detective, mas a companhia escocesa DC Thomson & Co., baseada em Dundee, sua terrinha natal. Lá, se especializou em quadrinhos de aventura e guerra, onde deu vazão ao seu fascínio por aviação.

Nos anos 1970, já na 2000 AD, mergulhou no universo de ficção científica da editora. Trabalhou em diversos títulos, sempre concilando com frilas na DC Thomson. Seu estilo preciso e elegante mantinha um padrão notável tanto no lápis e nanquim quanto nas artes pintadas, formato onde, talvez, se tornou mais conhecido mundo afora.

Era prolífico: foi capista em mais de 1600 edições só do título Commando. E seguiu produzindo mesmo após a anunciada aposentadoria.

Em mais de 70 anos de carreira, foi um workaholic inveterado e uma referência na 9ª arte do século XX, mas, acima de tudo, um sujeito feliz. Nada mal pra quem estreou na profissão pintando os quadros pretos das palavras cruzadas do semanário Sunday Post.

Para surpresa de absolutamente ninguém, quase nada de Ian Kennedy foi lançado no Brasil. Segundo o Guia dos Quadrinhos, consta apenas 1 história com sua arte. Foi em julho de 1979 na revista O Capitão Z apresenta: Ano 2000 #6, antologia de materiais da 2000 AD publicada pela EBAL (!).

Fora isso, ele marcou presença em pelo menos mais uma publicação que —ao exemplo do recém falecido cineasta Ivan Reitman— também teve seu impacto por aqui nos anos 1980...


S.P.A.C.E.: Sistemas e Planos de Ataques a Comandos Estelares saiu em 1983 pela editora Rio Gráfica (futura editora Globo) e é, fácil, um dos melhores álbuns de figurinhas já lançados. O álbum montava o cenário de uma guerra entre o exército mutante do sistema planetário da Estrela Negra, comandado por Gruthar, "o Senhor do Seis Negro", e as forças aliadas dos planetas do Sol Vermelho (Krypton não incluso). Ao longo da publicação, conhecemos a origem e a evolução das espécies envolvidas, os níveis de tecnologia, os armamentos, as espaçonaves, os recursos naturais, a fauna interplanetária e até espacial.

Era um conceito tão bacana quanto ambicioso. E um universo sci fi prontinho para acomodar inúmeras boas histórias.



Magistralmente ilustrado por Kennedy, o texto era de Kelvin Gosnell, um dos primeiros editores da 2000 AD, com visível inspiração em pilares como Duna, Star Trek e as obras de Isaac Asimov. Infelizmente, timing não era o forte da Rio Gráfica, que acabou lançando o álbum na mesma época do álbum de figurinhas de O Retorno de Jedi. O resto é lenda...

...ou seria, não fosse o bom samaritano do blog Mensagens do Hiperespaço, que digitalizou um raríssimo exemplar completo e disponibilizou para download.

Ainda hoje, o brilhante conjunto da obra de Ian Kennedy espera justiça por aqui na forma de publicações à altura. Como foi com S.P.A.C.E.

6 comentários:

Scant disse...

lindo

lmm2 disse...

Porra, Dogg... eu tinha esse álbum... na verdade, acho que ainda tenho, se procurar direitinho nos meus alfarrábios. Jamais pensei que veria ele completo e ainda por cima com o crédito do ilustrador! Por essas e muitas outras que sou um fiel devoto do Black Zombie.

Abraços.

VAM! disse...

A gente nunca sabe tudo e o bom disso é estar sempre aprendendo.

Nunca tinha ouvido falar "nesse tal" Kennedy em questão, mas do álbum S.P.A.C.E sim, pois não teria como não, tendo vivido a Era da RGE in loco.

Já vou corrigir essa falha de caráter catando as capas 1600 de Commando na web.

Quanto ao Ian, que descanse em Paz, com a certeza do dever comprido. Amém.

Abs,
VAM!

doggma disse...

Scant S/A, lindaço.

✈️ ✈️ ✈️

lmm2, então você é dono de uma das relíquias mais procuradas da internet-BR. Por muitos anos cacei isso sem sucesso e só há pouco tempo vi uns exemplares (incompletos) vendidos a peso de ouro.

Abração!

✈️ ✈️ ✈️

VAM!, o volume de trabalhos do Kennedy é tão grande que catar as artes dele é um passatempo vitalício. E, por experiência própria, divertidíssimo. A pastinha dele no meu HD só aumenta...

Abraços.

VAM! disse...

Falando em aumentar o HD...

e falando em Fição Citífica...

a muito alimento a vontade de rever a série do Buck Rogers, aquela da TV Manchete, recheada com belas "BuckBabes".

Fica a pergunta, conhece algum colecionador sortudo que tenha sobrevivido da explosão da supernova minhateca?

Abraços de twiki...
VAM!

doggma disse...

Bem lembrado, VAM!

Markie Post, Erin Gray, Pamela Hensley, Dorothy Stratten... Buck Rogers só tinha tetéia. ❤️

https://dangerousminds.net/comments/biddi-biddi-biddi_the_beautiful_outer-space_babes_from_buck_rogers_in_the_2

A explosão do Minhateca não fez sobreviventes... Mas se acha Buck Rogers & suas BuckBabes do Século 25 nas melhores barraquinhas de torresmo.

Precisando, dá um toque no dogg-mail.

Abraços na Erin Gray, Markie Post, Pamela Hensley, etc...