sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Réquiem para uma ave de rapina


Tom Veitch
(1941 - 2022)

Se foi Tom Veitch, aos 80 anos. Segundo comunicado de seu irmão, o grande Rick Veitch, a causa foi Covid. Tempos (ainda) difíceis.

A trajetória do escritor, poeta, roteirista e quadrinista foi um tanto peculiar. Iniciou a carreira no movimento Underground Comix de San Francisco, no iniciozinho da década de 1970. A tônica era aquele tsunami irrefreável de humor negro, sexo, drogas e violência que tanto escandalizava o Comics Code Authority. No entanto, foi em suas novelas e livros de poesia que Veitch desenvolveu um estilo pessoal, repleto de abstrações, existencialismo e espiritualidade, aspectos presentes também em sua incursão no mainstream dos comics a partir dos anos 1980 —o que não surpreende, já que, durante um período, Veitch foi monge beneditino.

Sua produção na 9ª arte foi modesta, porém marcante. E quase sempre fora da curva.

Gosto de tudo o que ele fez: a belíssima mini A Guerra de Luz e Trevas, o anárquico (e não menos esquisito) The Nazz, sua trinca de arcos do Homem-Animal (Réquiem para uma Ave de Rapina - O Senhor dos Lobos - O Significado da Carne), além, é claro, o seu material de Star Wars, precisamente o início da linha Tales of the Jedi, com a introdução da era da Velha República, e a memorável trilogia Império Negro - Império Negro 2 - Fim do Império.

Foi ele, aliás, quem propôs a George Lucas as ideias da clonagem do Imperador e de Luke indo para o Lado Sombrio. E as defendia muito bem.

Veitch tocava uma livraria na pequenina Bennington, Vermont. Completamente afastado do fenômeno midiático que os quadrinhos se tornaram na última década, ele poderia facilmente ter embarcado em qualquer um desses hypes da semana. Mas é difícil até mesmo encontrar imagens recentes dele.


Semi recluso e low profile, ao melhor estilo Bill Watterson/Steve Ditko. Mas o legado segue intocável e influente. E, certamente, por muito tempo ainda.

4 comentários:

Vinícius Alves Hax disse...

Desses só li "The Nazz" e realmente é uma obra interessante. Ainda que um pouquinho estranho demais pro meu gosto, pelo que me lembro. Mas fiquei com vontade de ir atrás.

doggma disse...

Vinícius, o Tom Veitch era um autor com a rara habilidade de ligar o mainstream à transgressão. Provavelmente herança de seus tempos de Underground Comix. Vale muito a pena conhecer os demais trabalhos dele. Recomendo.

Abraço!

Scant disse...

" Guerra de Luz e Trevas, o anárquico (e não menos esquisito) The Nazz," tenho os dois

doggma disse...

Tenho o Guerra e os Star Wars da mesma dupla. The Nazz já tive e preciso ter de novo...