sexta-feira, 8 de março de 2024

とりあえずさよなら鳥山 !!


Akira Toriyama
(1955 - 2024)

Hoje, meio-mundo acordou tomando susto: se foi o Akira Toriyama. Novo ainda, só seis ponto oito. Ao que consta, o fato se deu no dia 1º e só agora a notícia foi divulgada pelo seu estúdio. Notável. Os japoneses sabem ser discretos.

Desnecessário, mas obrigatório comentar que Toriyama foi um gigante do entretenimento. Sozinho, era um dos maiores expoentes comerciais de mangás, animês e games do mundo. Aquele net worth de US$ 55 mi estimado pelo CBR? Balela. Que um raio me parta se a coisa não passa do 1 bi, fácil. Metade disso só de licenciamentos. Neste exato momento, a notícia varre o globo furando bolhas e nichos como pouquíssimos nomes ligados aos quadrinhos seriam capazes.

Meu contato com a obra do mangaká se resume ao genial Dr. Slump e à brilhante primeira fase de Dragon Ball. E quanto ao estouradaço e quilométrico animê, assisti e reassisti tudo até o GT – que não contou com a participação do homem. Pois é, fui mais um dos abnegados que aguardavam episódios e episódios a fio até Goku chegar de algum lugar distante para arrebentar a fuça do vilão e salvar a pátria.

Teve seus problemas? Teve. Mas Akira Toriyama foi grande.

Bom, talvez não tão grande, mas com certeza garantiu um capítulo só seu lá naquele livro...

4 comentários:

Alexandre disse...

Meu filho tem 10 anos.
Cresceu em casa lendo Turma da Mônica e Mangas, entre eles, leu todo Dragon Ball e Dragon Ball Z, a versão da Conrad. Ele simplesmente ama tudo que Toriyama fez.
Quando minha esposa contou que ele faleceu, ele chorou e eu com ele.
Cara, ele simplesmente transcendeu. Tudo que ele fez, tudo que ele criou, formou muita gente, haja visto o tanto que a morte dele está sendo comentada e ele homenageado. Até o governo Chinês fez uma declaração.
Caras..... nem Stan Lee teve toda essa repercussão.
Dia triste.
Vai fazer muita falta.
E perdemos mais um.
É complica envelhecer.
Meu vô tem 99 anos, e um dia ele me disse: o complicado de ficar velho, é que todos que vc conhece, vão embora, e você vai ficando. Isso dói.

doggma disse...

Todos mesmo, inclusive juntando com os do âmbito pessoal. E sempre os melhores, impressionante.

Puta sensação de final de festa e que você está ficando por último para apagar a luz quando sair.

Bonito demais esse seu depoimento, Alexandre. Valeu mesmo por compartilhar.

Abração!

Tulio Roberto disse...

Parabéns pelo Texto. E por ser o único lugar que vi postar uma imagem recente dele. Em vários portais e perfis só postam imagens dele nos anos 80/90.
Não sou muito ligado em Dragon Ball mas entendo o valor de seu trabalho
para o atual alcance da indústria de mangás e animes hj.

doggma disse...

Valeu, Tulio.

Também reparei isso. Até em portais grandes. Acho que é porque o Toriyama era meio avesso à aparições em convenções, entrevistas, etc. Ou é vontade de eternizar a imagem do ídolo sempre jovem, sei lá. Aconteceu isso com a Rita Lee, por exemplo.

E concordo, o valor do trabalho dele é inestimável. Foi e continua sendo a porta de entrada de muitas gerações para a leitura.

Abraço!