segunda-feira, 15 de junho de 2026

Profeta Jonah

Belas e nostálgicas reflexões da Gail Simone em post do Feice.


Recentemente, estava pensando no CBR.com, o Comic Book Resources. Pelo que ele é agora, que é bom, mas um pouco disperso, eu quase tinha me esquecido de como era antes. Por muito tempo, foi O centro da comunidade de quadrinhos. Criadores renomados estavam lá o tempo todo. Tinha notícias exclusivas.

Acima de tudo, tinha Jonah Weiland supervisionando. E ele se esforçou ao máximo para torná-lo algo especial. MUITA gente encontrou sua primeira comunidade de quadrinhos lá, inclusive eu.

Não sei se existe algo remotamente parecido hoje em dia. O Twitter é tóxico e cheio de bots, e outras plataformas não têm o mesmo alcance ou foco.

Uma coisa que me chamou a atenção ao olhar o gráfico de vendas mais recente. E realmente me impressionou.

Jonah deu colunas para muitos profissionais consagrados. Mas três de suas colunas mais populares eram de pessoas que ainda não tinham feito muito sucesso como criadores de quadrinhos.

Sou eu, Matt Fraction e Robert Kirkman. Acho que o Robert tinha feito algumas coisas, mas nada comparado ao sucesso que ele alcançaria depois, e eu e o Matt éramos bem mais novatos.

Quer dizer, sem querer me gabar. Mas veja o que aconteceu no mês passado. Invincible, Battle Beast e Transformers do Kirkman. Batman do Fraction. Meus Uncanny X-Men e She-Spawn. Quer dizer, entre nós, temos uma boa parte dos trinta quadrinhos mais vendidos e alguns outros além.

Como o Jonah sabia?

E será que o CBR nos ajudou a bombar, ou o Jonah simplesmente tinha uma intuição incrível?

É meio inacreditável que, tantos anos depois, quando nossas colunas já foram esquecidas, a única coisa que nós três temos em comum é que o Jonah achou que merecíamos uma plataforma e realmente nos pagou quando ainda não éramos nomes conhecidos.

Se eu estiver errado em alguma parte da história sobre o Matt e o Robert, peço desculpas, foi sem querer. Eu admiro muito os dois.

Mas, nossa. Jonah previu isso ou não?

EDITADO PARA ADICIONAR: Eu havia me esquecido que a grande KELLY THOMPSON também começou como colunista no CBR. Isso significa que podemos adicionar JEFF e ABSOLUTE WONDER WOMAN, dois dos quadrinhos mais lucrativos dos últimos ANOS, à minha tese de que JONAH WEILAND ERA UM VIDENTE!




Louvável quando alguém estabelecido relembra publicamente dos benfeitores/mecenas que os apoiaram em início de carreira. É bonito demais.

Do lado de cá, como público, a empatia com o texto foi imediata. Lembro vividamente de viajar pelas colunas Comics You Should Own, do Greg Burgas, e Comic Book Urban Legends Revealed, de Brian Cronin – ambas descontinuadas há muito tempo e disponíveis apenas pelo Internet Archive, assim como todas as coisas legais do Comic Book Resources raiz.

Mas não só o CBR. Sites que tinha como parada obrigatória do meu itinerário pop cultural seguiram o mesmo caminho: Newsarama, SuperHero Hype!, Silver Bullet Comics, Comics Alliance, JoBlo, Screen Rant... todos descaracterizados e reformulados num padrão Web 2.0 Facebúquico impessoal e indistiguível. Recheados de textos genéricos, circulares e embromativos como só a IA mais sádica poderia gerar. Todos se renderam, sedentos por cliques em seus links patrocinados.

* Todos, com exceção do Ain't It Cool News, fiel ao mesmíssimo layout de 1996. Mas aí o gordacho Harry Knowles, dono da bagaça e ex-figura descolada, fez merda e viu a carreira descendo pela descarga.

Por aqui não foi diferente. O boom de sites nerd/geek/musicais surgido na Internéti-BR durante os anos 2000 foi renovador e empolgante. Universo HQ, Rabisco, Sobrecarga, Prótons, Nona Arte, Fanboy, Gordurama e até o Omelete dos primeiros anos. Muitos colunistas com fome de bola rendendo artigos antológicos ou, no mínimo, divertidos. Zines online. Bons tempos.

Hoje, pra quem curte um conteúdo bacana sobre mainstream, o cenário é de terra arrasada e monetizada. Ou é gibituber (nada contra, mas¹) ou Xzeiro ex-Twitteiro (nada contra, mas²) ou TikToker (tudo contra) ou Zappeiro (tudo contra ad infinitum). Haja peneira e senso crítico. E não parece que vai melhorar.

Acho que isso nem o Profeta Jonah previu.

Nenhum comentário: