sexta-feira, 13 de maio de 2005

FELICITY


Há uns meses atrás teve nego que jurou de pé junto que Joss Whedon seria o diretor do novo filme dos X-Men. Como sabemos, não rolou. Mas a discussão gerada acabou por ser tornar interessante. Seria a mente por trás dos seriados Buffy - A Caça-Vampiros e Angel capaz de encarar tal empreitada? Talvez a resposta esteja em Serenity, produção baseada na finada série televisiva Firefly e encabeçada pelo próprio Whedon.

A premissa - 500 anos no futuro, as aventuras de uma equipe viajando pelo espaço em uma nave - é padrão Star Trek genérico, que, ao mesmo tempo, já rendeu algumas idéias bacanas (Farscape Season, Babylon 5) e outras nem tanto (Voyager, Deep Space Nine). Confesso uma coisa: os primeiros segundos do trailer são de tirar o fôlego e me deixaram realmente empolgado. Logo eu, que ainda estou com o sensorial estragado desde a chuva digital de Matrix Revolutions. Há, inclusive, vários daqueles efeitos complicadinhos à luz do dia (preste atenção na rápida perseguição de duas naves num deserto), que é uma espécie de prova de fogo para os profissionais da área.










Pelo visto, em matéria de bons efeitos, Serenity não vai morrer de fome. O problema é que o mesmo se pôde dizer de A Reconquista (excetuando-se aquelas vexatórias pernas de pau), e é isso e algumas coisas mais que parecem minar as boas impressões iniciais do trailer, do filme e do próprio Whedon. Esses shots aí em cima, lembram coisas de ID-4, MIB, V - A Batalha Final, Blade Runner e O Quinto Elemento (você saberá identificar o quê e onde). Nada da inovação de pauladas gráficas como Immortel e Casshern - mas até aí tudo bem, afinal Hollywood é mesmo uma indústria de reciclagem onírica e não seria justo colocar Whedon como bode expiatório. Mas o que lhe compete também não é mais animador.

Whedon parece ser um sujeito que tem boas idéias. Buffy foi um filme fracassado, mas ele teve a manha de reaproveitar o conceito para segurar uma série inteira. Foi muito bem sucedido, e arrebanhou uma legião de fãs. Angel, spinoff de Buffy, foi menos popular mas ainda assim fez uma certa carreira. O meu problema é que eu achava essas duas séries um porre total, embora com algumas boas sacadas. Era um tal de relacionamento amoroso à Barrados no Baile pra lá e um kung fu meia-boca pra cá, que era dose pra leão velho e desdentado. Mas esses eram subterfúgios televisivos garantidos, pré-estudados por uma equipe de profissionais e aprovados pelos índices de audiência. E é por isso que é meu problema. Sou eu quem tem de se mudar para um universo paralelo onde tenha tudo o que tem no meu mundo, menos as séries Buffy e Angel.

Mas aí a radiação romantic teenager contamina o circuito cinematográfico. Não que eu esteja afirmando que Serenity será mais um mac movie, mas alguns indícios comparecem faceiros e saltitantes no trailer - principalmente as cenas em que uma menina derruba alguns brutamontes, exibindo uma desenvoltura que não deve ter convencido nem os próprios brutamontes. Era o que mais me irritava em Buffy... ver a Sarah Michele Gellar, frágil como uma porcelana, espancando caras de 120kg (frase machista da semana: mulher bonita batendo e convencendo é quase tão difícil quanto técnico argentino vingando no Brasil).

O trailer acaba dividindo o que Joss Whedon (e J.J.Abrams, McG, Jon Peters, Michael Bay...) representa de bom e de ruim no comando de uma câmera: de um lado, seqüências vigorosas de ação digital e efeitos especiais com ISO-9000, de outro, romance de adolescente que finge ser adulto (e vice-versa) e dinâmica humana bem frouxa, tanto em atuação quanto em dinâmica mesmo. Pode ser até que esteja subestimando, mas cheguei à uma semi-conclusão: "What If Joss Whedon Had Directed X-Men 3?" - Wolverine teria ficado com Jean Grey recém-ressuscitada, Ciclope teria ficado com Tempestade, Vampira teria ficado com o Rapaz de Gelo, Colossus teria ficado com Kitty e cada um desses casais faria uma triangulação amorosa com o Noturno e a Mística - tudo isso ao som daquele CD dos Backstreet Boys que estava no carro do Ciclope em .

Serenity estréia em 30/9 nos EUA e em 11/11 por aqui. Tomara que eu esteja errado e que esse filme só lembre Felicity no nome.

Trailer: 480x360 (20,9 Mb) - 320x240 (8,4 Mb)


Na trilha... Backstreet... digo, uma lista com 66 mp3 só de stoner rock

Nenhum comentário: