domingo, 29 de maio de 2005

MULDER WAS RIGHT


Saiu o trailer final de Guerra dos Mundos, o mais novo encontrão spielberg-cruisiano (o último full lenght dos dois foi o bonzão-mas-podia-ter-sido-genial Minority Report, de 2002). Mudando um pouco o estilo dos previews anteriores, Spielberg mostra um pouquinho mais dos tripodes e naves marcianas que arrasarão a Humanidade. Mas tudo naquele velho esquema old school de marketagem que o próprio diretor criou: imagens em cortes rápidos, de relance, em fade-out ou em meio à explosões visuais em que é difícil distinguir qualquer contorno mais revelador. Estratégia que corre contra a atual tendência de mostrar, hiper-expor e até divulgar spoilers que, não raro, funcionam como um verdadeiro anti-clímax.

Na verdade, não sei até que ponto a publicidade tímida dessa produção (em se tratando de um candidato a blockbuster) pode se fazer por si só. Afinal, trata-se de um filme com Steven Spielberg e Tom Cruise juntos, e o fator "nunca vi filme ruim com esse cara" tem lá a sua parcela garantida de retorno junto ao povão*. Mas, mesmo sabendo que não é bem assim, as chances parecem muito boas de o filme ser bem divertido, principalmente após ver esse trailer, que é um amálgama das melhores cenas que foram divulgadas até então. Tem lá o exército mandando bala, ao melhor estilo O Dia em que a Terra Parou (ê filmão que eu tenho saudade de assistir), uma balsa virando, uma gigantesca implosão no meio de uma avenida e a já famosa e impressionante cena da ponte sendo destruída. Em meio à tudo isso, refugiados se esgueirando nas ruínas buscando a sobrevivência, entre eles o personagem de Tom Cruise e sua filhinha, interpretada por Dakota Fanning, a tampinha mais talentosa a aparecer em Hollywood nos últimos anos (e já é o 3º filme-pauleira que ela faz quase em seqüência - os anteriores foram o malvadão Chamas da Vingança e a sessão da tarde do inferno O Amigo Oculto).

Sem contar que ela já tem experiência com aliens e abduções, como visto na minissérie Taken, de 2002 - por sinal, produzida por Spielberg. Dakota rulz.

* Por "povão", entenda-se pelo pessoal que não é tão tarado por filmes quanto eu ou você que está lendo. Sem qualquer referência elitista e/ou pseudo-intelectual, como eu tenho visto tanto por aí, infelizmente. Tem nego que não merece ser dono de um computador. Deveria era trocar por uma carroça - e não pra ficar no lugar do carroceiro.

Pelo currículo de Spielberg no trato com aliens, o filme deverá ser mais focado no drama humano. O contraste será a diferença de caráter das criaturas. No clássico Contatos Imediatos de 3º Grau , no melô E.T. - O Extra-terrestre e mesmo em AI - Inteligência Artificial (ah, se eu fosse o editor desse filme...) os aliens eram entidades quase angelicais, superiores em senso de Justiça, donos de um caráter benevolente e de uma enorme empatia espiritual em relação aos seres humanos. Bem diferentes dos martian boys casca-grossas criados por H.G. Wells. Eles são o próprio... hã, "lado negro" do maniqueísmo, a personificação das personificações do Mal. Vêm à Terra somente para destruir, pilhar e erradicar completamente a raça humana, impiedosamente. Os únicos sobreviventes humanos são transformados em força de trabalho escrava secundária. Enfim, é aquele mesmo pessoalzinho que vimos em ID-4. O curioso é que essas características em aliens são meio incompatíveis com o bom e velho Stevão (ele sempre gostou mais de descontar a sua raiva em nazis).


Alguns tentáculos e um Cruise desesperado lá no meio tentando fugir


Uma Guerra Interplanetária seria uma mão na roda para a economia norte-americana...


Diferente de Close Encounters, dessa vez é pra sair correndo mesmo

Ficam aí algumas dúvidas em relação à abordagem adaptativa, principalmente na procedência dos ETs. Serão marcianos mesmo? Parece que sim, pois alguns dos previews mostraram um planeta de cor vermelha. Então como não os encontramos... ou melhor, a Nasa não os encontrou antes, após décadas de estudo massificado do nosso planeta vizinho? Só assistindo mesmo.

Após ver o trailer, bateu vontade até de reler o segundo volume de A Liga dos Cavalheiros Extraordinários, que traz um ataque marciano ao nosso lindo planetinha. Aliás, um design das naves, tripodes e armaduras dos marcianos foi divulgado recentemente pelo Ain't It Cool News e se aproxima bastante da versão clássica que foi adotada pelo Kevin O'Neill, nos desenhos de A Liga. Clique nas imagens e compare:


Agora que fiquei com vontade de reler mesmo... Estou segurando as ondas, pois não quero estabelecer um nível comparativo muito alto que possivelmente vá atrapalhar a apreciação isenta do filme. Mas provavelmente não agüentarei e lerei um dia antes da estréia. :)


Trailer final:
480x360 (23,5 Mb) - 320x240 (9,2 Mb) - 240x180 (4,1 Mb)



A trilha desse post foi o álbum Out of Exile, o novo do Audioslave

Nenhum comentário: