quarta-feira, 20 de julho de 2011

Amargo regresso


Enfim, a cena inédita de Superman - O Retorno passada em Krypton. Não era bem o que eu esperava, mas é sombria, melancólica e tão bonita quanto ameaçadora. Merecia abrir o filme.

Na hora, a sequência me lembrou da história "Alucinação", publicada aqui na revista Super Powers #16 (fevereiro/1990). Escrita por John Byrne e desenhada por Mike Mignola, o conto era uma pequena pérola que mostrava o Azulão retornando ao seu lugar de origem e se deparando com um Krypton intacto. Ou quase.


O que se segue, nas palavras do Clark recém-saído de uma bad trip delirante, é "uma lição sobre a natureza humana e sobre abuso de poder". Lição que Bryan Singer demonstrou que já conhecia muito bem, quando preferiu homenagear a essência ao invés dos punhos.

4 comentários:

samurai disse...

Toda vez que vejo cenas deletadas, fico imaginando qual o criterio que os caras utilizam, por que algumas como essa, são muito boas.

Penso, so de brincadeira, que no caso desta, a deleção ocorreu pq o espectador medio ia ficar nervoso como tanto tempo de tela sem ninguem falar nada
Abraços
Alessandro

doggma disse...

Pois é. Se todo mundo reclamou que o Routh quase não abriu a boca no filme, com essa cena então...

Mas o critério, segundo o Singer, foi a duração do longa estipulada pelo estúdio, curta demais. Aí se viu obrigado a editar a introdução inteira, entre outras coisas. Papo estranho.

Luiz André disse...

A cena é muito boa visualmente, mas iria destoar drasticamente do restante do filme. Talvez se o clima de Superman Returns fosse menos melodramático e mais voltado para uma ação com doses de suspense - mas que ainda trouxesse elementos que se incorporariam à mitologia do Homem de Aço - acho que este filme não ficaria com um gosto agridoce para os fãs.
Confesso que gostei do filme quando o assisti em 2006, mas, depois de alguns anos, ao revê-lo na TV, passei a gostar cada vez menos. Só espero que o "visionário" Zach Snyder não estrague a próxima película do Superman, "remake/reboot/prequel/sequel/version 20.13/and whaterver-works".

doggma disse...

Sempre que assisto o Returns me condiciono a vê-lo com os olhos de um fã dos dois primeiros filmes com o Christopher Reeve. Bryan Singer o concebeu com um grande tributo mesmo. Erro fatal, principalmente pra quem não curte uma nostalgia.

Acredito que Snyder deve fazer um bom trabalho. No quesito ação não tenho dúvida. Resta saber no conteúdo.