segunda-feira, 23 de maio de 2022

Os Pequeninos das Armas Aterrorizantes

Em outubro de 2018, era publicada a MAD #4. Era a enésima reformulação de uma revista icônica que há décadas luta para manter a relevância enquanto tenta se encontrar nos novos tempos. E seria mais um passo para bem longe de seus dias de glória, não fosse por uma historinha curta intitulada The Ghastlygun Tinies (tradução capenga logo acima). O quadrinho de Matt Cohen e Marc Palm desenvolve a narrativa de um tiroteio em massa em uma escola americana na forma de versos começados com as iniciais de cada vítima.

É de arrepiar.

(especialmente se lido com a voz, preservando as rimas)





A tirinha sequenciada em 4 páginas emula a obra “The Gashlycrumb Tinies”, clássico do ilustrador Edward Gorey publicado em 1963. É uma homenagem com atualização. E não apenas rendeu elogios de gente como Patton Oswalt e até do The New York Times, como valeu uma indicação ao Eisner para a dupla de quadrinistas.

Foi impossível não lembrar dela, dado o evento trágico de ontem no Texas e também o estado moral igualmente trágico pelo qual atravessamos. É uma daquelas obras tão geniais quanto atemporais.

Neste caso, infelizmente.

4 comentários:

Marcelo Andrade disse...

...infelizmente ainda não teremos uma ultima vez.

Scant disse...

mais uma reprise...

Anônimo disse...

Adoro massacres tomara que tenham muito mais, quero ver o mundo queimar.

doggma disse...

Não sou fã. No próximo, pode ser eu ou algum relativo entre as vítimas.

Mas faz refletir sobre a política armamentista, hm?