quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Parabéns, Seu Vetillo!

8.1 hoje, amigos ...

Publicado por Eduardo Vetillo em Quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Me sinto meio gaiato parabenizando alguém que me encheu de presentes durante minha molequitude. Eduardo Vetillo foi a peça-chave nos quadrinhos d'Os Trapalhões e do Spectreman publicados pela editora Bloch na década de 1980. Superbaratinhos, os gibis podiam ser adquiridos com superfaturamento do troco da padaria — sem aquela chatice de pedir dinheiro pro pai/mãe/irmãos mais velhos "pra comprar revistinha". Diversão garantida na saída da banquinha.

Spectreman era tecnicamente a extensão livre do seriado japonês, que adorava (sempre fui mais Spectredude do que um Ultradude). Mas na HQ o ácido comia solto e o paladino dourado — que no papel era azul — saía do telecatch kaiju típico para enfrentar múmias, um rip off paraguaio do Darth Vader e até o Mago Merlin. Isso sem contar as incompreensíveis cenas de voo do herói. Uma iguaria, para melhor degustação depois de velho.

E o quê dizer de Os Trapalhões, um dos quadrinhos mais hilários e politicamente incorretos já publicados? Pra mim, estava pau a pau com qualquer coisa da MAD e da Chiclete com Banana.

Parabéns e obrigado pelos presentes, Seu Vetillo!

2 comentários:

Scant disse...

esse gibi dos trapalhoes merecia uma reedição pelo pipoca e nanquim

abs!

doggma disse...

Ô se merecia. Mas deve beirar o impossível. O material da Bloch hoje pertence à Brasil MN Manchete Editora, que não trabalha com quadrinhos. E ainda tem os direitos da Rede Globo, da Renato Aragão Produções e dos demais Trapalhões e seus herdeiros.

Abraço!