Disclousure Day, por aqui bizarramente intitulado Dia D, marca o retorno de uma das parcerias mais icônicas de Hollywood: o diretor Steven Spielberg e o compositor John Williams, aposentado em 2022. Também é o retorno de Spielberg à seara ufológica, um cenário recorrente na filmografia do cineasta. O roteiro também é de um velho colaborador, David Koepp, e parece atualizar a perspectiva spielberguiana sobre o tema.
O trailer sugere um mix de thriller de ação com conspiração alienígena e um elenco encabeçado pela sempre competente Emily Blunt. No geral, tudo parece bem... ok.
O aspecto mais fascinante da produção é mesmo esse novo capítulo do estado de espírito de Spielberg em relação a esses homenzinhos verdes e seus loucos discos voadores. A tagline "All Will Be Disclosed" – "Tudo Será Revelado" – está em sintonia com os últimos dados sobre o fenômeno UAP (ex-UFO), do evento Gimbal registrado pela Marinha americana e a liberação de documentos oficiais até os documentários do James Fox.
Os ETs voltaram a ser pop e Spielberg está renovando seus votos de fé. Mais ou menos.
Em retrospectiva, durante a produção de Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977), Spielberg estava empolgado com a onda de casos que assolou os Estados Unidos na época. Na ocasião do lançamento do DVD comemorativo de 30 anos do filme, porém, o diretor não podia estar mais incrédulo.
Ao longo das várias entrevistas do Making Of (imperdível, diga-se), é algo tragicômico ver o cineasta vendendo o filme e, ao mesmo tempo, se afastando de sua antiga crença. Entre uma coisa e outra, a recaidinha na ótima minissérie Taken (2002), que produziu. Hoje, parece, tudo mudou. De novo.
O Spielberg 2025/2026 é cauteloso e pragmático, mas não alienado (ops). Paquera o I Want to Believe com os pés fincados no chão. Pessoalmente, me representa, mas ainda me divirto com uma conspiraçãozinha pra viagem. Minha predileta é a de que o filme foi feito sob encomenda do governo americano com o objetivo de "climatizar o público" para a grande revelação.
Estamos preparados, finalmente. Que venham os ETs.
Disclousure Day (Dia D, urgh) tem previsão de estreia em 12 de junho de 2026. E por aqui, olha só, em 11 de junho.



Nenhum comentário:
Postar um comentário