quinta-feira, 7 de abril de 2022

Catarse do Catarse

Adoro a ideia de poder colaborar, de fazer parte daquilo de algum modo, de ver minha humilde graça impressa nos agradecimentos (tolos, ainda dominarei o mundo!), de acompanhar todos os trâmites até colocar as mãos naquele quadrinho autoral espetacular demais para as editoras mundanas, que só operam afundadas em planilhas e gráficos —e antecipadamente, no melhor estilo de exclusividade cooperativa.

Mas cada visita à lista de produções em andamento me lembra porque esse nicho editorial se proliferou no Catarse em primeiro lugar. Meu histórico de apoios já virou um limbo quadrinhístico. Brrrr.


O projeto confirmado mais antigo é o sci fi Bonelliano Legs Weaver, pela Graphite Editora. Entrega prevista para novembro de 2020. Geralmente, essas previsões são bastante inacuradas, mas isso já é ridículo. O pior é que as edições da Graphite são caprichadas. Quem viu o projeto anterior deles, o colossal Nathan Never Gigante - Futuro Duplo, ficou de queixo caído. Na seção de Novidades, o último comunicado (de fevereiro) dá conta de problemas envolvendo troca de gráfica e falta do papel escolhido no mercado. Pela nova "previsão", uma nova cotação será feita em junho/julho para, talvez, entrar lá no final da fila de impressão. Pena.

Já a editora Lorentz conseguiu entregar o segundo volume de Alvar Mayor em janeiro (quatro meses após a previsão fornecida), mas nada ainda do terceiro volume. A normalmente ligeira Tai Editora, da simpática Taína Lauck, também tem estendido seus prazos —vide Milady 3000, estimada para novembro de 2021— sem, no entanto, diminuir o ritmo de lançamentos. Pelo contrário.

No geral, tenho notado uma profusão-seguida-de-acúmulo nos lançamentos de HQs via Catarse. Se for pensar, é praticamente um empréstimo a perder de vista e sem juros. E isso me lembra algumas picaretagens da velha guarda. O que, felizmente, não vi acontecer na plataforma. Ainda.

Há tempos o homenzinho do Departamento de Aquisições vem me pressionando. E, não me leve a mal, será difícil. Mas parei. A partir de agora, só material disponível em lojinha virtual, ao alcance da mão de fechar o carrinho. E tenho dito.

Ok, ok... só vou apoiar mais o combão Um Mundo de Impressões – Os 70 anos da Editora RGE/Globo - A Noite em que a Marvel fez o Mundo Chorar. Aí, é a saideira. Não tem esse dedo me dói.

E tenho dito.

4 comentários:

Luwig Sá disse...

"Quer conhecer alguém, veja o que essa pessoa apoia no Cartarse" (SÁ, Luwig).

Vou lançar algo por lá. Fico feliz que já sei que posso contar ao menos com o seu pag-- apoio. 🙃

doggma disse...

De repente, me senti desnudo.

Putz, minha palavra anda tão confiável quanto uma nota de 3 reais. Mas agora instigou... Projeto-SÁ,Luwig é prioridade.

Bond disse...

A editora Figura vc pode apoiar sem medo. O Alvar Mayor não sossego enquanto não acabar, mas fico cismado.

doggma disse...

E os Alvar foram alguns dos últimos trabalhos (senão os últimos) do já saudoso Ota... Mas a Lorentz até foi de boa. Já comprei até diretamente com eles. O que pega é a demora mesmo.

A Figura é uma das melhores editoras do Catarse. Trampo impecável e atraso dentro do limite do bom senso. Tanto que peguei tudo deles, menos essa coleção recente do Toppi e o volumão único de Sharaz De. Ainda tô cogitando...