sexta-feira, 1 de julho de 2022

Fenda no Tempo


Primeira vez que comento algo sobre Stranger Things. E por um motivo bem simples: passei liso e leso por aquele tsunami hypezístico de 2016. Então, a divisão desta 4ª temporada em dois "volumes" — a manjadíssima midseason — pode ter recebido críticas até do alto escalão, mas abriu um janelona para que a massa de desantenados maratonasse o jogador #1 da Netflix. O que fiz em qualquer coisa como uma semana. É muito fácil, uma vez superados alguns percalços pelo caminho. Tenho um problema crônico com qualquer filme (alô, Tarantas!) ou série que nade em referências. É uma linha fina entre a homenagem, a sátira e a cópia pura e simples. E isso os criadores The Duffer Brothers fazem como se não houvesse amanhã.

Realizar um Amblin Movie é o Graal deles em Stranger Things. Deve ser irresistível ignorar o apelo estético e nostálgico das bicicletas e das delícias de uma trilha sonora oitentista. É o revival iniciado por Spielberg & J.J. Abrams em Super 8? Que nada. É tudo culpa de Donnie Darko. Ainda.

Os aguardados dois últimos episódios da temporada não arrefecem 1 frame no quesito "maratona". São quatro horas. Quatro desnecessárias e prolixas horas que fragilizam as subtramas e evidenciam as barrigadas que acometem a série desde a metade da segunda temporada. Decididamente, não precisamos disso — e nada me tira da cabeça de que é uma decisão estratégica e unilateral da gigante do streaming. O que é uma pena, já que boa parte dos problemas se resolveria com uma bela farra na sala de edição.

O núcleo de protagonistas é um achado de química e carisma. Só que os meninos e meninas mereciam bem mais do que lutar constantemente contra as deficiências de roteiro (fragmentar a turma foi a pior delas) e entoar alguns diálogos vexatórios que os Duffer escreveram na reta final. Deviam rever o quadro de roteiristas titulares, ao menos para a próxima (e, dizem, última) temporada. O Paul Dichter escreveu só um episódio desta safra e olha só que diferença.

No fim, foi preciso muita vista grossa e passadas de pano pra curtir Stranger Things. Mas valeu a pena. Abaixo de toda a pretensão e dos maneirismos épicos vazios, existe um coração enorme batendo em algum lugar do Mundo Invertido.

9 comentários:

Scant disse...

achei bem fraquinha essa quarta temp
acho q agora cancelo o netflix
ta brabo a lacracao

abs

Bernardo disse...

Só por aquela cena que faz um paralelo entre uma partida de basquete e uma de rpg, igualando as duas na montagem em termos de vibração e envolvimento, e por tornar o Eddie (um típico roqueiro oitentista) um dos personagens mais queridos da audiência, já valeu a temporada. Isso sem citar a ressureição midíatica da Deusa Kate Bush, que há tempos merecia (e com certeza não esperava) isso.

Marcelo Andrade disse...

Salve meu caro! Devido a uma filha adolescente tive o prazer de ver parte desse mundo na estação Fradique Coutinho. Erros ou não o merchan foi intenso, vide a fila na Burguer King na Paulista por dias repetidos....Abraço e boa semana.

doggma disse...

"A Netflix cortou centenas de funcionários nos últimos dois meses e prevê perder mais de 2 milhões de assinantes neste semestre"

https://www.uol.com.br/splash/colunas/guilherme-ravache/2022/07/03/demissoes-acordo-com-google-novo-dono-como-a-netflix-vai-sair-da-crise.htm

Vai se unir à massa, Scant? :)

🎸 🎸 🎸

Bernardo, aquela sequência ficou muito bem montada mesmo. Bem lembrado. E a Kate Bush já comentou que adorou o afago - não que ela precisasse... além de zilionária, é avessa à exposição, rs

🎸 🎸 🎸

E aí, Marcelo. Cara, nem tava sabendo dessa ação. Muito bacana! Abração!

Marcelo Andrade disse...

...da uma sacada meu caro...

https://costanorte.com.br/pizzageek/stranger-things-invade-metro-de-s-o-paulo-1.387125

T+

doggma disse...

Sensacional, Marcelo! Sou putinha deste tipo de campanha. Deveriam fazer mais.

.: Logan :. disse...

Fala Mr. Doggma!
De vez em qdo resolvo dar as caras... rsrsrs
Gostei da quarta temporada, apesar dos últimos dois episódios não terem entregado o que tanto prometeram...



*** SPOILERS ***
- Terem colocado a Max em coma, tirou todo o impacto da incrível cena entre ela e o Lucas ("não estou preparada pra morrer" foi soda!)
- O núcleo russo foi uma barrigada tremenda!
- Matarem o Ed daquela forma foi totalmente para facilitar a vida dos roteiristas... se ele tivesse morrido enquanto tocava Master of Puppets teria sido muito mais épico!
- Érica foi totalmente esquecida... e eu achando que ela teria uma boa relevância já que aquele paralelo entre ela e o Lucas (RPG x Basquete) foi excelente!
- Steve foi outro esquecido no final, já que tinha tudo para se mostrar badass, com aquela "vibe" Evil Dead!
*** SPOILERS ***

Enfim, tinha tudo para ser tão boa quanto a 1ª temporada, terminou num nível entre a 3ª (a mais fraca) e a 2ª... rsrsrsrsr

Grande abraço!

doggma disse...

E aí, Mr. .: Logan :.! Quem é X-Cluído sempre reaparece... heheh

Realmente, se for enxergar além do deslumbramento, vai se frustrar com tantas forçadas & barrigadas.

Por partes:

"- Terem colocado a Max em coma, tirou todo o impacto da incrível cena entre ela e o Lucas ("não estou preparada pra morrer" foi soda!)"

E teve um momento em que ela diz que perdeu a visão... muito esquisita a cena. Deu a impressão que os Duffer não tiveram CORAGEM de seguir adiante e ficaram enrolando.

"- O núcleo russo foi uma barrigada tremenda!"

Total. E isso já vem desde a temporada anterior, com aquela invasão ridícula dos moleques na instalação "secreta".

"- Matarem o Ed daquela forma foi totalmente para facilitar a vida dos roteiristas... se ele tivesse morrido enquanto tocava Master of Puppets teria sido muito mais épico!"

Eles mataram o personagem mais hypado da temporada. Devem estar se contorcendo de arrependimento... Não duvido que o Eddie volte na próxima.

"- Érica foi totalmente esquecida... e eu achando que ela teria uma boa relevância já que aquele paralelo entre ela e o Lucas (RPG x Basquete) foi excelente!"

Bem irrelevante. Mas esse paralelo dos dois foi muito bom mesmo. Podia ter sido melhor desenvolvido.

"- Steve foi outro esquecido no final, já que tinha tudo para se mostrar badass, com aquela "vibe" Evil Dead!"

Steve parece engessado naquele chove-não-molha com a Nancy. Perdeu muito tempo de tela nisso. O Jonathan é outro que desandou (na ganja). Até as referências bacanas de rock alternativo desapareceram.

Vamos ver o que será agora com a provável última temporada.

Abração, meu chapa!

Anônimo disse...

Análise perfeita!!