quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Panini, vai-te Qatar!


Setembro último, finzinho de mês. Cartão virado e uma suculenta promoção de descontos progressivos no novo site da Panini pipoca na minha timelinda. Parti pra cima igual o Coiote atrás do Papa-Léguas. Resolvi botar em dia todas as Sagas, Coleções Clássicas e títulos X numa tacada só, para aproveitar o desconto-teto de 30%. Já esperava por um montante impublicável. Não fechei um carrinho, fechei uma Kombi.

O primeiro indício de estranheza foi no pagamento com cartão. Três tentativas deram erro com direito a pop-up esquisitão. Após aquela rotina de ligar para o banco e constatar que não havia nada errado, concluí que o problema era com o site mesmo. Até pensei em desistir, mas com aquela listinha-update na promocha fritando no cérebro fica difícil dormir um sono tranquilo à noite.

Sentei o dedo nesta porra. Fui de Pix.

30 DIAS DEPOIS


Um mês e o pedido não saiu do "Processando". Pedido grande. Pago à vista.

Acabei descobrindo que na vida existem três certezas: morte, impostos e a Panini não atende ligações. O SAC da editora é um saco. Completamente inútil. Suas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter) parecem gerenciadas por estagiários-zumbi, inertes a qualquer tentativa de interação humana.

Aliás, é um quadro de horror acessar alguma delas e se deparar com centenas de comentários com problemas ainda maiores que o seu.

O disfuncional site novo dispõe de um formulário para abrir "chamados" sobre algum pedido. Abri um e, passados cinco dias úteis, não houve retorno. Como não estava fazendo nada mesmo, abri mais uns 15. E repliquei/trepliquei cada um pelo e-mail de confirmação. Floodei a caixa de alguém lá e, no dia seguinte, surgiu uma atendente.

Após alguns e-mails (sempre comigo suplicando por respostas), fui informado que um dos itens estava esgotado e que seria programado um estorno. E que ela avisaria quando os demais itens fossem para manuseio/envio. Enquanto isso, sigo no "Processando" preservado em carbonita.

Sempre fui um desconfiado profissional. Lá pelos idos de 2016, quando a então gloriosa Liga HQ! começou a demorar para despachar os gibizinhos, recebi uma última encomenda e suspendi novas compras. Logo em seguida, a loja (virtual e física) implodiu, deixando uma porrada de gente na fila do reembolso. Mesma coisa com a Saraiva. Usei muito o cartão de lá com seus descontinhos de 3% (na época era bastante, acredite). Quando as primeiras reclamações começaram a vir à tona, fechei a conta e passei a régua. Escapei do incêndio sem uma mísera chamuscada.

Por algum motivo, baixei a guarda com a Panini.

Já havia comprado na nova loja virtual duas vezes sem problemas, mas todos os indícios estavam lá, claros como as dicas da Morte na série Premonição. Site novo péssimo, o tsunami de denúncias no Reclame Aqui e é evidente que o Álbum de Figurinhas da Copa é um evento absurdamente gigantesco que monopoliza toda a estrutura interna da editora. Uma hora ia acontecer.

Dessa vez meu Ackbar interior não prevaleceu. Meu pagamentinho à vista não é nada perto da Copa do Qatar.

Salve-se quem puder na roleta russa da Panini.


Por último e não menos importante:

Porra, Panini!

🖕 🖕 🖕 🖕 🖕


Anexo 2 do Relatório de Prejuízos

Em abril antecipei aqui mais essa furada. A Graphite Editora (sic) abandonou todas as suas redes sociais e não atualiza seus projetos financiados no Catarse desde fevereiro. É o caso dos meus, agora platônicos, Legs Weaver, Nathan Never Vol. 2 e Martin Mystère & Nathan Never: Prisioneiro do Futuro.

Todos foram pro vinagre, bem como o meu suado dinheirinho.



De acordo com a coluna Enquanto Isso..., do Érico Assis, o Catarse baniu a Graphite "efetivamente da plataforma". Mas até este momento, a conta e os projetos continuam lá.

A pá de cal foi descobrir alguém na Shopee vendendo vários materiais da Graphite. Incluindo títulos e recompensas que nem os próprios apoiadores receberam...

6 comentários:

Luwig Sá disse...

Pelo que eu vejo em retratos de gibis na sua estante, é incrível que não aconteça esse tipo de coisa com mais frequência. Vc compra praticamente TUDO. :P

Eu tô com a luz de alerta ligada com o HC de Lanternas Verdes: Gladiadores Esmeralda. Tem uma vida que pré-comprei, numa dessas "promoções" e já tem uns bons dias que o produto tá estranhamente "indisponível" e a minha edição sequer foi faturada/enviada.

Sua peregrinação foi a mesma que a minha c/ Starman #2. Tinha pré-comprado antes da mudança do site; ou seja, fiquei no escuro quanto ao histórico da compra. Liguei, mandei mensagem de e-mail, WhatsApp, fiz flood no Insta e post no Reclame Aqui. Certo dia, recebi o gibi, porém jamais me responderam.

Não acredito que eles estejam ruins das perna$. Só se habituaram a trabalhar assim e isso não representar nenhuma queda no caixa.

Abraço e boa sorte com sua Kombi.

(*) https://panini.com.br/lanternas-verdes-gladiadores-esmeralda

doggma disse...

"Certo dia, recebi o gibi, porém jamais me responderam"

Cara, é bem nessa que estou. Já passei por isso antes em compras online, mas nunca na Panini. Me sinto como um daqueles invasores de "Don't Breathe": totalmente no escuro com uma merda pronta pra acontecer.

Dúvida: tem alguma vantagem em pegar pré-vendas na Panini?

"Não acredito que eles estejam ruins das perna$"

Não mesmo. Uma vez um dos caras do Pipoca & Nanquim comentou que a Panini praticamente para tudo pra dar conta do bendito álbum de figurinhas da Copa. A tiragem daquilo deve ser um negócio escandaloso. Só compro lá de novo depois do torneio.

Curioso como seguimos o mesmo m.o. Só não fiz uma entrada no Reclame Aqui porque notei que o da Panini tem uns 45 novos registros a dois segundos... e nenhum com resposta.

Gladiadores tenho nas mensais, mas isso não me impedirá! Muhuahuhuha >:)

Abração e tenha uma excelente semana que vem!

L disse...

Velho, a Panini atrasa e faz merda, mas entrega o bagulho. Claro que é frustrante a espera e a agonia é inevitável. Por sorte, meu único pedido que está em atraso e o vol 1 das tiras do Conan. Quanto á graphite, o pior é que esse tipo de safadeza acaba respingando em editoras boas, já que deixam os leitores com o pe atrás na hora de fazer algum outro financiamento. A Skript é outra que tá com o nome sujo na praça. Leitor de hq nesse país sofre.

Marcelo Andrade disse...

Particularmente admiro essa paciencia toda como me conheço bem e so 1 fã de algoritmos isso p/ mim seria motivo de ataque cardiaco....fique bem meu caro e paciencia.....

VAM! disse...

Putz! Ainda bem que recebi hoje meu cód. de rastreio antes de olhar tua postagem... senão passaria a noite em claro... credo!

Abs,
VAM!

P.S. Essa foi minha segunda compra, acho que não vou arriscar uma terceira não...

doggma disse...

Atualização 1/11/22: recebi o estorno da edição esgotada. Porém, o pedido continua parado no "Processando". Argh.

😠 😠 😠 😠 😠

L, valeu pelo comentário, cara. Bom saber. E olha que sou o Rei da Paciência...

Graphite já é caso de polícia. Só do Nathan Never 2 foram mais de $ 51 mil arrecadados. E tem vários outros.

Apoiei (e recebi) alguns projetos da Skript, mas parei devido ao aumento das reclamações e os problemas da parte editorial. Desde então, a coisa parece que piorou.

😠 😠 😠 😠 😠

Marcelo, a sorte deles é que sou igual ao Incrível Kluh, da Laerte: quando irritado, me transformo num baixinho verde com força ridícula.

😠 😠 😠 😠 😠

VAM!, me passa um pouco dessa essência aí!

O pior é que o cartão virou de novo e estou louco pra finalmente fechar a coleção da Espada Selvagem. E o medo agora? Só Crom na causa.