quinta-feira, 26 de abril de 2018

A dança cósmica do desempregado


A campanha massiva de Vingadores - Guerra Infinita dá como certa a chegada de Thanos a qualquer momento. Mas ao meu ver, o Titã Louco já está operando nesta esfera terrígena há pelo menos 4 anos. Precisamente num território continental com belas praias, florestas tropicais e mais de 207 milhões de nativos, onde testa, com sucesso, suas estratégias de polarização e dissuasão social em larga escala. Seus típicos joguinhos psicológicos servindo como aperitivo antes da aniquilação total.

As evidências são inconfundíveis: autoridades inacessíveis/intocáveis, desigualdade abissal na distribuição de renda, 13 milhões de desempregados e mutações genéticas bizarras, como os funcionários-polvo que se adaptaram pra não fazer parte dessa massa.

Isso só pode ser obra do vilão mais ambicioso da Marvel. Nenhum Illuminati seria tão implacável.

E tal qual a CIA, Thanos é especialista em desestabilizar governos e manipular sistemas ao seu favor. Após dar ao Surfista Prateado a aula de previsão histórica mais amarga que o ex-arauto de Galactus já teve (Superaventuras Marvel #132) e antes mesmo da escalada cósmica que resultou na trilogia de trilogias do Infinito (Desafio - Guerra - Cruzada), o Titã apresentou ao herói e aos leitores a megalópole artificial Dynamo City.

Uma visita que o Surfista jamais iria esquecer.


Alguns dias antes, Thanos #partiu-estirpar-50%-da-vida-do-Universo. Sabe como é, pra balancear a ordem cósmica aí e fazer um agradinho para a patroa Morte. Perspicaz, logo percebe que o Surfista Prateado será mais do que um mero estorvo para o seu novo projeto. Ao invés de um chamativo embate direto, Thanos opta por uma estratégia alternativa e simula sua própria morte durante um confronto com o herói.

Mesmo com a evidência convincente estirada num caixão diante de todos em Titã, o Surfista desconfia do mamão-com-açúcar que foi a contenda. Porém, o engodo funciona - pelo menos o suficiente.

Durante uma ronda preventiva pelo espaço, o herói é abordado pelo oficial de justiça C2DT42 e informado que tem assuntos pendentes em Dynamo City. Relutante, o Surfista é vencido pela curiosidade ao saber que Thanos deixou registrado lá seus infames testamento e último desejo.

O acesso à cidade só é possível via atalho interdimensional, visto que a comarca espacial é localizada no quadrante privado 18D-X-M. Chegando ao hangar de desembarque, a primeira surpresa: Dynamo City é um complexo absorvente omni-energético.

Nas palavras do C2DT42:

"Toda forma de energia, seja solar, química, elétrica, iônica, cósmica, ou seja qual for, é coletada e armazenada na bateria central. Pela lei, todo poder pertence ao governo municipal e a posse privada de energia é um crime."

Sem poderes e sem escolha, o Surfista é conduzido coercitivamente® até a Corte Nº 6 de Dynamo City.

Após um breve "depoimento" na forma de uma sondagem neural, o herói finalmente tem acesso aos derradeiros autos do Titã Louco - devidamente protocolados em video-"teipe".


Concluídas as formalidades e dispensado pela Corte, o Surfista presume que as maquinações de Thanos não deram certo. Não havia mais nada a fazer em Dynamo City. Era só seguir o seu caminho, assim que pagar a módica taxa de saída de 50 créditos...

Módica, mas virtualmente inalcançável pra quem não tem nada.


Vai trabalhar, vagabundo!

O Surfista Prateado começava a compreender o estratagema de Thanos. Dynamo City era a armadilha perfeita que nem os devaneios mais loucos do Coringa e do Arcade poderiam conceber. Tudo por conta do seu sistema político e financeiro.

O lugar era um pesadelo Orwelliano: a aparente utopia futurista disfarçava uma pseudo-tecnocracia sustentada por autoritarismo, concentração extrema de poder e riqueza, cultura de alienação e uma esmagadora maioria operária e informal amargando irreversivelmente abaixo da linha de pobreza.

Uma verdadeira prisão sem muros. Igualzinho a um planeta que conheço.

O que vem a seguir é de um déjà vu atordoante. E rende as antológicas - e tragicômicas - cenas do Surfista Prateado encarando uma entrevista de emprego e um bico como peão de construção civil.


No fundo do poço, o Surfista agora enfrentava seus dois piores medos, a privação de liberdade e a perda de seus poderes (isso toca alguns sinos, hm?) - agora acrescidos de mais um, novinho, para toda a vida.

Mas claro que não seria uma imersão genuína na dura e cinzenta realidade - especialmente a brasileira - se ficasse de fora a próxima parada do Surfista: Cabana City. Que poderia ser Trenchtown City ou mesmo Favela City, mas a sutileza também é uma arte apreciada.

Lá, o Surfista faz amizade com o simpático malandro Zeaklar e começa a traçar seus planos para alcançar o inalcançável: o indivíduo que ocupa o topo da pirâmide, o ser sugestivamente chamado Aquele-Que-Vê!

Revelar mais - inclusive a natureza do Aquele-Que-Vê - seria uma deselegância. Mas o desenrolar final foi lindamente construído pelo grande Jim Starlin e ilustrado por Ron Lim.

Esse arco foi publicado aqui em SAM #138-141 (aconselho conferir a #134 também). Vou ser sincero... é uma aventura leve e bem-humorada, mas também crítica e dramática na medida, com absolutamente zero de pretensão. Um exercício de estilo de Starlin - hoje, apenas mais um civil diante da Marvel - antes da tempestade de Desafio Infinito.

E sendo mais sincero ainda: é uma minhas sagas favoritas dessa fase por simples identificação pessoal.


Sei que é difícil acreditar, mas nem sempre fui esse gênio bilionário playboy filantropo que você acompanha aqui fielmente desde 2004 (quá, quá, quá!). Já passei pelos mesmos perrengues do Surfista em mais de uma ocasião e posso dizer que as frias ruas de Dynamo City não me são nada estranhas.

Natural então que eu tenha um certo "carinho" pela história, que releio de tempos em tempos. Por motivos óbvios.

Thanos pode ter a cidadania de Dynamo City, mas consegue atingir o brasileiro que existe em cada um de nós.


Esse cara é o puro Mal encarnado.


Do velhusco-mas-ainda-bacanudo The Appendix to the Handbook of the Marvel Universe:

“I would really, really enjoy seeing Starlin and Lim write a story detailing Thanos' initial encounter with Dynamo City

- Me too!!

15 comentários:

Vinícius Alves Hax disse...

E aí Doggma, tudo bem?

Resolvi fazer um recap dessas aventuras do Surfista como aquecimento pro filme, pois só tinha lido SAM a partir do 149 (ressurgimento do Warlock). Eis que me deparo com essa pequena pérola que é esse perrengue do Surfista em Dinamo City.

Starlin tava muito inspirado nessa época mas ainda assim essa história consegue se destacar.

Fiquei com a sensação de estar lendo Douglas Adams escrevendo o Surfista hehehe

Abração e vamos ver o que o Titã Louco do cinema reservou pra nós!

Valdemar Morais disse...

Doggma, eu encontrei o seu blog procurando notícias sobre a coleção do Conan da Salvar e adorei! Gosto demais do seu estilo de escrita, as expressões espirituosas e as referências com links! Os meus artigos preferidos são as críticas de quadrinhos mais ou menos esquecidos! Abração!

doggma disse...

E aí, Vinícius!

Douglas Adams foi certeiro. E eu sempre imaginei essa história como um filme do Terry Gilliam.

E o Titã Louco aprontou no cinema, hein? Uau...

* * *

Fala, Valdemar!

Caramba, legal você estar curtindo os posts. Geralmente acho que o texto fica meio over, mas aí penso "ah, que se dane" e vai assim mesmo, rs.

Ah, adoro falar de gibi véio...

Apareça sempre, meu chapa. Abração!

LEO disse...

E aí, doggma... blz?

Acho q a panini fez uma puta cagada ao ignorar essa fase do "Surfista" agora... pois ela seria essencial pra quem vai comprar os encadernados do "Desafio Infinito"!

Deviam ter lançado antes um TP do "surfista" mostrando a ressurreição do Thanos e tal...

Abs!

Unknown disse...

Parabéns pelo texto, muito foda!! (sim acompanhamos desde 2004) :)

doggma disse...

Fala aí, LEO!

Pois é... a Panini, na ânsia de aproveitar o hype do filme (coisa que a editora nunca consegue a tempo, hehe), foi direto aos finalmentes. Sendo que as preliminares eram, ao meu ver, essenciais também.

E tudo já foi republicado lá fora. Tsc...

Abraços!

* * *

E aí, Rodrigo!

Valeu mesmo pelo elogio, meu amigo.

E cara, isso é sério? Está por aí desde 2004?! Vou imprimir seu comentário com a foto, emoldurar e pendurar na minha sala de troféus!

Abração!

Marcelo Andrade disse...

Dogma...
Valeu por + nostalgia...ja tive umas doses durante algumas cenas do filme que recriaram exatamente nos quadrinhos (fora algumas alterações e claro) e sim me lembrei da previa onde o Titã sonda a memoria do Surfista e mostra a infancia dele. Aquilo foi barbaro.
Abração e boa semana.

VAM! disse...

Rapaz, desde que acompanho o BZ, você se superou nessa!
(Como tem pouco tempo, imagino então ser mais frequente, do que parece).

Maravilha de Postagem! Merece correr pra galera...

"doggma"doggma"doggma"
\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/

Abs,
VAM!

Unknown disse...

Pô Doggma, o blog não é de antes de 2004 não(questionando o dono da parada)? achei q tu havia começado lá na época do inicio do RA, 2002-2003, acho que dessa época que comecei a te acompanhar...
abraços!

doggma disse...

Fala, Marcelo olecraM!

Pena que a dupla Warlock & Surfista ainda não faça parte do MCU, né não? Apesar de toda a competência - e o trampo de adaptação foi competente pra caramba! - quem acompanhou essa saga pelos gibis sentiu o vazio de um contraponto conceitual à altura do Titã Louco.

Abração, cara!

* * *

E aí, VAM!

Pô, valeu mesmo. A prática leva à diversão! E tem coisa mais divertida que papear sobre gibis velhos e empoeirados?

Bom... até tem, mas essa fica no Top 5 ou Top 10, rs.

* * *

Grande Rodrigo!

Então, amigo... criei o BZ em fevereiro de 2003 enquanto morcegava no emprego mais chato que já tive na vida. Na época, ainda não existia o Blogspot, era o Blogger Brasil.

O Internet Archive chegou a gravar o BZ em dezembro/2003:

https://web.archive.org/web/20040120031328/http://www.blackzombie.blogger.com.br:80/

Vergonha alheia-bumerangue do modo como eu escrevia à parte (era tudo novidade, pow), após um tempo o Blogger Brasil foi adquirido pela Evil Globo.com, que, de cara, apagou os arquivos dos usuários e passou a cobrar pelo serviço dali por diante.

Isso ferrou todos na época - Rapadura, Toca do Lobo, NewScans, GibiHQ, eu, etc...

Aí houve uma migração em massa no início de 2004 para o então recém-lançado Blogspot, de uma pequena firma chamada Google. Ou algo parecido.

Cheguei a registrar o quão fiquei chateado no 2º post na casa nova:

https://blackzombie.blogspot.com.br/2004/03/o-show-do-sepultura-em-vitria.html

Quinze anos depois, isso são águas passadas. E hoje estão todos no Facebook e no Zapzap. De preferência no trânsito.

Abraços!

Henrique Guerreiro disse...

Desde 2004 aqui também \o

samurai disse...

Desde 2004 aqui tb \m/

Abraços

doggma disse...

\o/

Anônimo disse...

Excelente post, Doggma, espirituoso como sempre! Sempre digo que a melhor ficção científica é aquela que na verdade nos mostra a nossa própria realidade (embelezada ou disfarçada, claro, mas nem por isso menos impactante pra quem reconhece). Infelizmente na época eu perdi algumas edições de SAM e não li a saga inteira (criança dependente de mesada dá nisso, kkkk), valeu pelo pequeno mas significativo compilado!
Recentemente fiz um post numa pegada levemente (bota leve nisso) semelhante: https://ficcaohq.blogspot.com/2018/08/galactus-pro-vida.html
Valeu, grande abraço!
Continue com estes posts massa!

doggma disse...

E aí, Rodrigo!

Bem lembrado. O Starlin certamente bebeu na fonte dos velhos mestres da literatura de ficção-científica e horror. A estratégia de abordar nossos problemas reais utilizando um pano de fundo fantástico é a mesma. Clássica.

E quem tinha grana pra comprar todo gibi que saía nas banquinhas? Eu fechava quase sempre em Homem-Aranha e Incrível Hulk, lia tudo em uma hora e depois ia pra rua brincar até o mês seguinte.

Já vou conferir o post do Ficção HQ!

Abração!