quarta-feira, 28 de agosto de 2019

For ROM the Bell Tolls

Pelos Deuses de Gálador! Pensei que nunca mais veria a expressão "Pelos Deuses de Gálador!" num gibi novo.


Após o espirituoso cameo de Ann Nocenti da edição anterior, uma belíssima surpresa veio em Coleção Histórica Marvel - O Incrível Hulk vol. 12, saideira do 3º (e último?) box da coleção: a participação original e intacta de ROM, o Cavaleiro Espacial. Realmente não esperava a presença do herói prateado, visto que há décadas os direitos, que pertencem à Hasbro, não são licenciados para a Marvel. Não apenas ROM, como todo o background criado e desenvolvido por Bill Mantlo e Sal Buscema: os Cavaleiros Espaciais, seu planeta natal Gálador, os Espectros, a Nebulosa Negra, etc. Enfim, aquela maravilha toda que eu devorava em minhas overdoses mensais de Mantlo/Buscema.

Difícil saber o que acontece. Os crossovers de ROM com outros heróis foram cortados sistematicamente pela Marvel nas republicações (Power Man and Iron Fist #73, Marvel Two-in-One #99) e, em outros, permanecem como nos originais (a Uncanny X-Men #187 contida na edição Essential). Na The Incredible Hulk #296 em questão, republicada no TP Regression, de 2012, a participação foi mantida - ao contrário do que está informado na seção Reprint controversies do Wikipedia (ah, não seria o 1º vacilo). O que sem dúvida facilitou a vida da Panini, além de ser muito curioso.

Qual é o critério adotado pela Marvel para lidar com o ROM? Existe algum conflito de interesses (ou comum acordo) com a IDW, a licenciante oficial até o ano passado? Existe a pentelhésima chance do run do Cavaleiro Espacial na Marvel um dia ser coletado na íntegra? E de chegar aqui, num maravilhoso capa cartão com papel offset?

Dúvidas... Nada que ofusque meu deleite com esse pequeno flashback dos bons tempos.


Emocionante para um leitor velhusco que colecionava O Incrível Hulk da Abril.

Ps: fora a redenção de ver corrigida, finalmente, uma antiga tragédia.

2 comentários:

Marcelo Andrade disse...

....e obrigado por lembrar...peguei todos o Rom em pdf.....ainda n reli....complicado qdo se fica adulto....

doggma disse...

É isso mesmo, Marcelo... Também planejava uma releitura completa do run do ROM (hehe) há uns meses. Só consegui matar só umas 5 edições online, durante o serviço ainda.

Mas, por Gálador, não desistirei!