domingo, 26 de julho de 2020

Departamento de aquisições, lote #666

"Larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição", já dizia Seu Mateus na pala 7:13. E, de fato, ontem aportou um pacote que há muito cortejava, mas que, tão logo conjurado (sem juros), só levou três dias para chegar às minhas pútridas patas.

Ontem, um sábado. Terá sido um sabá negro?



Dicionário Infernal – Repertório Universal é um calhamaço de respeito: 944 páginas. Um verdadeiro tomo, um tomão. Praticamente um Aurélio from Hell (um AuHéllio?). O acabamento é um espetáculo discreto, obedecendo um conceito visual simples, taciturno e intrigante. Páginas de guarda, um verniz discreto aqui e acolá e pronto. Nada de perfumarias desnecessárias – uma beleza de desDarkSidezação do produto final. A co-edição é primorosa. Méritos da parceria das editoras UnB e Edusp Livraria com o Arquivo Nacional.

(...?)

Consta que alguns dos textos já rolavam na internet há anos, com traduções ruins do francês. É a 1ª vez que a obra do ocultista e demonologista Jacques Collin de Plancy (1793–1881) foi traduzida oficialmente no Brasil a partir da edição mais recente, de 1863. Enxofre de primeira.

É uma infinidade de demônios, bruxas, espíritos, criaturas monstruosas e, tenha muito medo, até dos temíveis seres humanos. E as ilustrações clássicas de M. Jarrault, juntamente com as cultuadas 69 gravuras de Louis Le Breton (1818–1866), são magníficas. E, porra, assustadoras bagarai.

Aí preciso me render ao pecado da obviedade: é uma leitura infernalmente deliciosa. Segue uma amostrinha de aperitivo.








Amostrinha mesmo, já que a diversão nessas páginas não acaba nunca. Afinal, é uma enciclopédia. A primeira que adquiro desde a longínqua época em que vendedores iam oferecê-las de porta em porta. E era imperativo que toda casa ostentasse uma bela coleção na estante da sala.

No caso desta obra, imagino fácil a lata do sujeito que bateria na porta com uma conversa mole e uma oferta tentadora...


Danação garantida ou seu dinheiro de volta.

Aliás, lendo, é inevitável não convergir o conteúdo descritivo de todas essas lendas, religiões, filosofias, superstições e passagens históricas com a cultura pop da qual somos humildes sacerdotes.

No meu caso, fica patente que muitas das informações catalogadas pesaram no lápis do jovem Geezer Butler enquanto este rabiscava as primeiras letras do Black Sabbath - e "Black Sabbath", a música, ficou no repeat até furar o HD durante as imersões no livro.

E Mike Mignola? Culpadíssimo. O que já pesquei de fontes e termos bizarros daqui que desaguaram nas páginas do Hellboy não tá no gibi. Ou melhor...

Da mesma forma, Neil Gaiman e Alan Moore certamente deram suas goladas blasfemas, embora o(s) buraco(s) ali esteja(m) bem mais embaixo. Mas quase dá pra ver cravado com canivete em algumas páginas "A. Moore esteve aqui" e, logo ao lado, "N. Gaiman também".

Cinema então, nem se fala. Muita coisa faz sentido agora.

Taí... agora fiquei na pilha de caçar o famoso Livro de São Cipriano ou algum outro grimoire casca grossa para mexer com essas coisas mesmo sem a experiência necessária para tal. O que poderia dar errado?

8 comentários:

rock4you disse...

Irei pegar essa obra cedo ou tarde. Esperando a black Friday da vida se os demônios não deixarem cair tentação até lá. Obrigado pela divulgação.

doggma disse...

Então, rock4you, caso ceda à tentação, o volume está com um belo desconto no site direto da UnB:

https://loja.editora.unb.br/produto/984/dicionario-infernal-repertorio-universal

Só vi depois que fiz o post. Com mil demônios!

Marcelo Andrade disse...

Salve Dogma....peguei alguns livros da editora Via Sestra (muito boa por sinal) mas não vi nada dessa magnitude ainda (fora os livros de Quimbanda)na area de demonologia....valeu pela dica!

doggma disse...

Opa, Marcelo, essa editora realmente tem muito material interessante, hein. Entre outros, muito me interessou esse aqui:

https://www.lojaeditoraviasestra.com.br/pd-6eb241-de-pr-stigiis-d-monum-pseudomonarchia-d-monum.html?ct=&p=1&s=1

Vai rolar mais um carrinho from hell, com certeza. Valeu!

Marcelo Andrade disse...

Salve novamente meu caro...
Recomendação: COMPRE!
Eu adorei ler esse livro.

doggma disse...

Eita, porra! E já virou o mês ainda, cartão liberado direto pro Necronomicon!

Anônimo disse...

onde consigo comprar ou alguém que queira vender?

doggma disse...

Tá esgotado em tudo que é lugar. Agora é atenção aos sebos online e muita paciência que uma hora aparece.

Ps: e se prepare. O preço da única edição no ML (já vendida) é de 1.600 dinheiros...