terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Gigante Pérez

Quem acompanhou o cenário dos comics nos últimos anos não queria ouvir essa notícia, mas, de certa forma, sabia que uma hora ela chegaria.


“De George para seus fãs, amigos e parentes, por favor leia abaixo. Esta página servirá como um lugar para se conectar com George e também receber atualizações. Por favor, respeite a privacidade de George e sua família neste momento difícil e entre em contato SOMENTE por esta via.

Obrigado e veja abaixo:

A todos os meus fãs, amigos e parentes,

É difícil acreditar que já se passaram quase três anos desde que anunciei formalmente minha aposentadoria da produção de quadrinhos devido à minha visão deficiente e outras enfermidades causadas principalmente por meu diabetes. Na época, fiquei lisonjeado e humilde com a quantidade de homenagens e depoimentos que meus fãs e colegas me deram. As palavras gentis ditas nessas ocasiões foram tão emocionantes que eu costumava brincar que ‘a única coisa que faltava nesses eventos era eu deitado em uma caixa’.

Foi divertido na época, pensei.

Agora, nem tanto. Em 29 de novembro, recebi a confirmação de que, depois de passar por uma cirurgia para obstrução do meu fígado, estou com câncer de pâncreas no estágio 3. É cirurgicamente inoperável e minha expectativa de vida estimada é de 6 meses a um ano. Foi-me dada a opção de quimioterapia e/ou radioterapia, mas depois de pesar todas as variáveis e avaliar quanto dos meus dias restantes seriam consumidos por consultas médicas, tratamentos, internações hospitalares e lidar com a burocracia muitas vezes estressante e frustrante do sistema médico, optei por deixar a natureza seguir seu curso e aproveitarei o tempo que me resta o mais plenamente possível com minha linda esposa de mais de 40 anos, minha família, amigos e meus fãs.

Desde que recebi meu diagnóstico e prognóstico, as pessoas do meu círculo íntimo me deram muito amor, apoio e ajuda, tanto prática quanto emocional. Eles me deram paz.

Haverá alguns assuntos de negócios para cuidar antes de eu ir. Já estou combinando com meu agente de arte o reembolso do dinheiro pago por esboços que não consigo mais finalizar. E, uma vez que, apesar de ter apenas um olho ativo, ainda posso assinar meu nome, espero coordenar uma última sessão de autógrafos em massa para ajudar a tornar minha passagem um pouco mais fácil. Também espero poder fazer uma última aparição pública em que possa ser fotografado com o maior número possível de fãs meus, com a condição de abraçar cada um deles. Eu só quero ser capaz de dizer adeus com sorrisos e também com lágrimas.

Eu sei que muitos de vocês terão perguntas a fazer ou comentários a fazer, e em vez de alimentar o fogo da especulação e da falta de comunicação bem-intencionada, mas potencialmente prejudicial, voltarei à arena da mídia social, iniciando uma nova conta no Facebook, onde fãs e amigos podem se comunicar comigo ou com meu representante designado diretamente para atualizações e esclarecimentos.

Para consultas à mídia e à imprensa, use as informações de contato da página também. Respeite a privacidade de minha esposa e família neste momento e use a página do Facebook em vez de entrar em contato por meio de outros canais.

Posso não ser capaz de responder tão rapidamente quanto gostaria, pois estarei me esforçando para obter o máximo de prazer externo que puder no tempo que me foi concedido, mas farei o meu melhor. Palavras amáveis também seriam muito apreciadas. Mais detalhes a seguir quando estiver tudo certo e funcionando.

Bem isso é tudo por agora. Esta não é uma mensagem que eu gostei de escrever, especialmente durante a temporada de feriados, mas, curiosamente, estou sentindo o espírito natalino mais agora do que em muitos anos. Talvez seja porque provavelmente será o meu último. Ou talvez porque estou envolvido nos braços amorosos de tantos que me amam tanto quanto eu os amo. É muito edificante saber que você levou uma vida boa, que trouxe alegria para tantas vidas e que deixará este mundo um lugar melhor porque fez parte dele. Parafraseando Lou Gehrig: ‘Algumas pessoas podem pensar que tenho um momento ruim, mas hoje me sinto o homem mais sortudo na face da Terra.’

Cuidem-se todos—e obrigado.
George Pérez
7 de dezembro de 2021”


Apesar do terrível prospecto, fica o otimismo inabalável, ainda mais direcionado ao sujeito simples e boa-praça que George Pérez sempre se mostrou durante toda a sua carreira. É bom sentir em suas palavras a plenitude, a integridade e a paz de quem olha para a própria vida em perspectiva e tem a certeza de que valeu/vale demais cada segundo. Sem dúvida, merece a chance de fazer suas despedidas, ao seu tempo e em seus termos.

E isso, pode acreditar, é uma oportunidade raríssima.

8 comentários:

Scant disse...

emocionante.
posso republicar seu post no meu blog?

doggma disse...

Sim, claro. O Pérez merece.

VAM! disse...

Se mostrou tão aguerrido e determinado quanto as centenas de super-heróis que nos deu o prazer de ilustrar ao longo de sua carreira magnífica.

Tem toda a minha humilde admiração.
Abs,
VAM!

Luwig Sá disse...

Foi um texto bonito... triste e até humilde. Imagina, você chegar num ponto desses e quase estar se desculpando por isso às pessoas que gostam de ti?! Fiquei devastado.

doggma disse...

Aquele dia acabou com essa notícia pra todos os que curtem HQs, sem dúvida (a não ser que alguma merda maior tenha acontecido no campo pessoal, claro). E de fato, dá pra sentir em cada frase a luta dele para transpor isso - encontrar as palavras certas - para o texto e para seus leitores. Meio que tentando apaziguar os ânimos enquanto organiza os planos a curto prazo e fazendo questão de dizer "olha, gente, eu não vou embora sem antes dar um abraço, um sorriso, dizer um 'até logo'". Foda.

Um herói sem capa, realmente.

Do Vale disse...

Tive lendo os Lendas do Titãs (os 10 primeiros volumes) depois de comprar todos garimpando em livraria aqui de São Luís, na Amazon e na loja da Panini (até que foi rápido pra fechar, o que esgotou logo foi reposto).

É lindo. E o casamento da Donna é um fecho pra você se despedir da série em grande estilo (mas claro que não fizemos, nem fazemos e nem faremos isso). Ação no talo, desenvolvimento e interação de personagens como quase não se via e como pouco se vê hoje.

Empolgado no calor da (re)leitura, o cabra pode até dizer que É SIM A MAIOR SÉRIE DE GENTE DE COLANTE ATÉ HOJE, e não que não possa ser. Não sendo, é uma das mais gostosas de passar a vista.

Marcelo Andrade disse...

Monstro...tanto por dentro do "nosso mundo" como fora dele...LENDA!

doggma disse...

Do Vale, subscrevo total. A essência da equipe (Titãs e Wolfman-Pérez) está perfeitamente traduzida até o casamento. Daria um senhor series finale. Relendo hoje, ainda dá pra sentir aquele feeling do moleque folheando o gibi e descobrindo aquele supergrupo. Concorrência polegada a polegada com os X-Men do Clarebyrne.

* * *

Marcelo, ninguém jamais fez/fará uma splash page igual...