sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

As Portas da Quadrinização

Em tempos de lockdown e restrições batendo forte no circuito de entretenimento, a Z2 Comics resgatou um filão bacana para ajudar na liquidez dos artistas: os quadrinhos sobre música. Nos últimos dois caóticos anos, a loja-editora de Josh Frankel e Sridhar Reddy publicou várias graphic novels relacionadas ao universo musical. O checklist —ou line-up?— foi do "Bird" Charlie Parker a Gorillaz, passando por Dio e Anthrax até o esporrento Gwar, entre outros. Coisa fina.

Dos ilustres homenageados, não posso deixar de destacar a graphic comemorativa dos 50 anos do clássico Morrison Hotel, do venerável The Doors.

The Doors present the brand new Morrison Hotel 50th anniversary graphic novel! Order the deluxe edition now, which includes an exclusive 12” vinyl LP picture disc of the iconic album.

Publicado por The Doors em Quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

A HQ recém lançada é escrita pela Leah Moore, a filha do ômi, em colaboração com os remanescentes da banda e ilustrada por um contingente que inclui Jill Thompson, Michael Avon Oeming, Tony Parker, Marguerite Sauvage, Colleen Doran, Guillermo Sanna e mais uma fila que vai daqui até Juazeiro do Norte. O release é quase um medley flower power:
“A antologia Morrison Hotel, escrita por Leah Moore em colaboração com os membros sobreviventes da legendária banda de rock e desenhada por artistas de todo o mundo dos quadrinhos, narrará a influência da banda em algumas das tradições que levaram ao seu status como os arquitetos de contracultura, influenciando artistas, poetas e renegados pelas gerações que virão, tendo como pano de fundo o fim do espírito livre da década de 1960 para a tumultuada década de 1970. Uma década em que mulheres, afro-americanos, nativos americanos, gays, lésbicas e outras pessoas marginalizadas continuaram sua luta por igualdade e muitos americanos se juntaram ao protesto contra a guerra em curso no Vietnã.”
Um material bem interessante, porém de apelo segmentado e que dificilmente aportará por estas bandas. Pelo menos em papel...

A conexão Doors/HQ e o mana-a-manos da Leah com os músicos me lembrou uma proposta similar ensaiada em 1993 pela defunta Malibu Comics (que hoje jaz no fundo das gavetas da Marvel). A graphic contava com as incríveis ilustrações do gaúcho Henrique Antonio Kipper, que acabaram não agradando muito o tecladista Ray Manzarek.


Notinha na revista Bizz #94 (maio/1993)

Com todo o respeito ao saudoso mago Manzarek, as artes preliminares eram fantásticas. Mas, segundo consta, o projeto acabou cancelado por "problemas no roteiro".

De todo modo, no mesmo ano, Kipper desenhou para outra "HQ de rock" —e igualmente da realeza. São dele os traços do segmento "Os Espelhos", publicado na antologia Graphic Rock #1: John Lennon, da editora Nova Sampa.


É curtinha e em p&b (colorida faria mais estrago), mas deu aquela vingada.

Enquanto isso, continuo aguardando monasticamente que alguma santa editora publique Voodoo Child: The Illustrated Legend of Jimi Hendrix, com texto de Martin I. Green e uma arte embasbacante do Bill Sienkiewicz. Faz tempo que estou tocando essa air guitar, viu...

Nenhum comentário: