segunda-feira, 16 de abril de 2007

A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO HULK


Parece que a notícia do dia nos meios pop quadrinhísticos (quiçá cinematográficos!) foi Edward Norton embebido em radiação gama para o próximo filme do Hulk. Norton é um dos melhores atores de sua geração e sua presença neste projeto com certeza muda, e muito, a percepção geral sobre o que virá a ser o filme. O primeiro longa foi bastante criticado, principalmente pela intensa carga dramática conferida pelo diretor Ang Lee (não inesperadamente: ele cansou de repetir que faria uma "tragédia grega", nestas palavras) - do lado de cá, acredito que este primeiro momento foi absolutamente necessário antes de qualquer outra coisa.

Mas a história se repete - se antes a novidade insólita foi a toda-boa Jennifer Connelly, agora é a vez de Norton garantir uma atuação de alto nível e, porque não, ser um baita chamariz de público (principalmente após a moralzinha mais popularesca adquirida via O Ilusionista). Tomara que não seja pedir demais que La Connelly retorne ao cast, juntamente com o grande Sam Elliot. Eu até ajudo a pagar.

Se alguém tem experiência em dupla personalidade é Ed Norton. A primeira vez que vi o sujeito foi em As Duas Faces de um Crime, com Richard Gere estrelando. O thriller era meia-boca toda vida até seus dez minutos finais, quando é revelada a presença de um monstro gigante em cena. Quem assistiu o filme na época saiu atropelado. Na ocasião, Norton saiu recolhendo indicações - Oscar incluso - e prêmios a rodo (conta quantas vezes aparece o nome dele aqui). Já em Clube da Luta, seu alter-ego, o paranoid Tyler Durden, era uma força anti-sistema de caráter (auto-)destrutivo. E o Hulk não é nada mais que uma simbologia grotesca e per se deste mesmo conceito.

A verdade é que daí pode sair qualquer coisa (até mesmo o primeiro nuke da filmografia de Norton), mas ao menos há uma certeza: Bruce Banner nunca esteve tão próximo de seu sociopata interior.


No final de 2005, "todo mundo" foi aterrorizado pela imagem acima. Até então, só sabíamos que uma das tretas mais clássicas dos quadrinhos - Wolverine contra Hulk, gafanhoto! - ganharia sua versão no Universo Ultimate, onde tudo vale, tudo é permitido, de golpe abaixo da linha da cintura a dedada no olho. Mas ninguém estava preparado pra isto, for Christ's sake. Viajando pela web como parte de um preview da história, a força dessa imagem foi um trampo marketeiro de primeira linha. E reflete à perfeição o que é a Marvel Comics sob a gerência de Joe Quesada, para o bem ou para o mal. O fato é que a mesma foi o papel de parede de todos os computadores que usei na época. Já vinha em resolução 1024x768 mesmo. Fui fisgado legal, admito.

Aí saiu a primeira edição. A primeira de uma minissérie de seis. Fevereiro de 2006. Escrita por Damon Lindelof, co-criador e roteirista de Lost, e desenhada pelo excelente Leinil Francis Yu, de Superman: O Legado das Estrelas. Nada mal, hein. No mês seguinte (março, pra constar), houve um apagão e nada da revista. Tá, era bimestral. Beleza. Em tempos de Evil That Men Do, Daredevil: Father e Ultimates 2, a paciência virou a maior das virtudes. Em abril, ueba, lá estava a HQ seguindo seu curso na 2ª edição.

E foi a última vez que a vi.

Atualmente, Ultimate Wolverine vs. Hulk jaz em alguma geleira próxima daquela em que o Capitão América foi resgatado. Ou em algum ponto obscuro da ilha de Lost, onde nem os Outros se atreveriam a chegar. A história do atraso desta 3ª edição virou lenda urbana nos meios editoriais. Primeiro, ela foi re-solicitada para maio. Após, teve lançamento oficial agendado pra 12 de julho e nada aconteceu. Re-solicitada novamente para 9 de agosto, e na seqüência para 20 de setembro, 25 de outubro e, mais uma vez sem sucesso, para 27 de dezembro. Por fim, foi anunciado seu cancelamento provisório até que todas as edições restantes estejam completadas.

Eu nem ligaria se fosse, p.ex., o Aranha Ultimate de Bendis/Bagley. Mas o que acontece aqui é justamente o contrário. Ultimate Wolverine vs. Hulk estava se encaminhando pra ser uma das coisas mais divertidas publicadas nesta década. As duas únicas edições são um tour-de-force irresistível de humor negro e boas sacadas.


A premissa é aquela mesma juramentada e sacramentada pelo universo normal dos personagens - a SHIELD quer a cabeça do Hulk numa bandeja e vê em Wolverine a saída mais prática pra resolver a parada. A seqüência insanamente gore do Wolvie sendo partido igual Doritos vem logo nas primeiras páginas, já entregando a disposição monstruosa de Lindelof/Francis Yu. Depois disso, corta pra alguns dias antes, quando Nick Fury tenta convencer Wolverine... pensando bem, "convencer" não foi bem o caso.

Fury: "Você fará, Logan?"
Wolvie: "Yeah. Eu farei."
Fury: "Eu não tenho de ameaçar você? Te dar uma moto multi-milionária? Te oferecer um pedaço do seu passado misterioso?"
Wolvie: "Você disse que ele é durão. Vai ser divertido."

Nesse interím, o Hulk/Banner (que saiu vivo da execução termonuclear vista em The Ultimates 2 #03), fez uma excursão literalmente devastadora por vários países da Europa e acabou desembocando no Tibet atrás de paz interior. Como sabemos, o Hulk Ultimate é cruel até a medula óssea e seus acessos de fúria não perdoam ninguém. Só mesmo alguém da linhagem sagrada do Dalai Lama poderia ajudá-lo... no caso, este seria o Panchen Lama e é aí que eu paro porque a cena é hilária e não dá pra revelar mais.

No frigir dos ovos, a última coisa que nos resta é a esperança. Miremos no exemplo da lendária 13ª edição de Ultimates 2 que está aí, na boca do caixa, com shots descaralhantes de páginas óctuplas aquecendo a chama que existe em nossos corações. Raspas e restos me interessam. Não tenho dignidade, pois sou fã de HQs. E como Leinil Francis Yu não é de dar satisfações, vou de Ed McGuiness mesmo.




Na edição #50 de Wolverine, McGuinness e o irregularzão Jeph Loeb mandam um 'curta-metragem' bastante divertido, onde Wolverine relembra detalhes aparentemente não divulgados de seu primeiro encontro com o Hulk, logo na estréia do baixinho canadense.

A referência é clara e evidente. Leinil & Lindelof (parece dupla sertaneja) até constam nos agradecimentos, mas o modo como a história termina é particularmente sugestivo. Só espero que não seja uma alusão ao destino da mini.


Pelo menos, terei alguma distração durante a espera. Como a "batalha do século", por exemplo.



...que por acaso é revanche. Hulk já perdeu uma vez pro Raio Negro. Quero ver agora, no jogo de volta.




Se o novo confronto for tão sóbrio quanto este...


Edward Norton em Hulk 2... surreal.

13 comentários:

Luwig disse...

Espero que o "End Season" de 'Ultimate Wolverine vs. Hulk' seja tudo isso que esperamos, isto, pois, nem Lindelof, nem seu parceiro habitual, J. J. Abrams, são afiados em clímax.

No mais sabem criar uma atmosfera inexpugnável, capaz de fazer seus seguidores madrugarem para acompanhar ("baixar") aquele episódio que acabara de cair na rede.

Na verdade, o franzir da minha testa está justamente no desfecho de Alias e o seguimento sem rumo de Lost.

Sei lá se é mesmo a falta de tempo para concluir a respectiva minissérie, mas com meu conhecimento de causa, talvez falte mesmo é "inspiração" para tal.

Espero que esteja errado.

Abração.

Alcofa disse...

sou da mesma opinião do Luwig. Acho que não falta tempo, e sim inspiração. Pior é que o que saiu é ótemo, de verdade. De encher os olhos. ver o Wolverine sem a parte de baixo se arrastando foi foda !!!

Mas que WWH vai ser MUITO, MUITO FODA isso é chover no molhado. Quem não gosta de ver todo mundo se espancando? E quem não gosta quando alguém no meio dessa pancadaria toda é o todo foderoso Hulk? Esta briga com o Raio Negro vai dar o que falar, isso é fato, mas to pagando pra ver. na verdade, to "baixando" pra ver ... heheheh

Mas quem eu realmente quero ver tomar uma surra homérica é o pulha safana do Homem de Ferro, após os eventos de Civil War.

Grande abraço!

Sandro Cavallote disse...

Textão, hein, fio? Tá ficando bom... :)

Vc sabe que sou fãzão do primeiro filme do Verdão e, pelo que vc e o Fivo têm comentado, WWH vai ser o bicho...

bruno disse...

Cara, de quem foi a idéia imbecil de colocar essa armadura no Hulk?

doggma disse...

Até que a explicação da falta de inspiração é boa, mas não acho que Lindelof teria muitas dificuldades em seguir adiante não. O cara não tava demonstrando o menor sinal de cansaço narrativo. Muito pelo contrário... a história só estava melhorando. Bem, a não ser que ele tenha esgotado seu estoque de boas idéias nas duas edições. Aí fudeu, Bátima.

Alcofa, também quero ver o Hulk esmagando o Cachaça. E dentro da armadura Hulk-Buster ainda por cima, pra não ter desculpa.

Sandrão, a verdadeira guerra vai começar é agora...

Bruno, a armadura é conseqüência dos eventos da excelente Planet Hulk. Vai por mim, aquilo lá faz todo o sentido do mundo. Leia e você vai repensar não só sobre a armadura, mas sobre o próprio personagem.

hazzamanazz disse...

Te confesso que fiquei surpreso com a escalação de Norton para ser o Hulk, mas o cara é um baita ator, dando credibilidade para seus personagens.

Ah, ontem comprei as versões domésticas de "A Casa de 1000 Corpos" e "Rejeitados Pelo Diabo" (coisinha difícil de se achar, afê).
Rob Zombie é O CARA, PQP!!!!

[ ]'s

Alcofa disse...

ae hazzamanazz, onde tu achou "A casa dos 1000 Corpos" ? eu ja vi, mas só tenho o Rejeitados pelo diabo (devidamente baixado). tu é de sampa ? se for, da a dica ae !

valeu!

doggma disse...

Hazza, depois dá uma conferida se nos extras do Rejeitados tem a cena excluída da Rosario Dawson com o Dr. Satan.

E diz onde tu comprou, pô.

hazzamanazz disse...

Rejeitados deve ser mais fácil de se achar, está inclusive passando na grade da HBO.
Interessante que nos filmes dele só tem "freak", desde o frentista de posto, até os anúncios de loja.
Hahahahaha...

Eu sou de Sampa, comprei em uma loja de DVD do centro, perto da Praça da República, na Rua Marconí.
Já aviso logo aos dois que me fodí: A Casa de 1000 Corpos saiu R$ 19,00 e Rejeitados pelo Diabo saiu R$ 15,00.
Só que a merda das duas edições foram as censuradas (pelo menos não paguei caro)!!
A Casa... tem 105 minutos, mas essa versão tem somente 88. Rejeitados tem 109 minutos, mas a que comprei tem somente 90! >:-(
Ou seja, para variar, lançaram por aqui a mesma versão dos cinemas americanos, que foram as cortadas e de extras, somente os comentário de Rob Zombie sobre os filmes (pelo menos são legendados)

Parece que não tem jeito, vou ter de comprar as edições importadas na CD Point. :s :(

Um que eu gostaria de ver por aqui é a versão uncut de "Terra dos Mortos". Tem umas cenas bem bacanas, especialmente na hora que os zumbís invadem a cidade e adentram o shopping.
Vocês não tem idéia do banho de sangue que Romero fez! :o :D

[ ]'s

Sandro Cavallote disse...

Rejeitados eu vi pra vender na 2001 e em algums blockbusters. Se fizerem uma busca no buscapé provavelmente encontram os dois...

Dogg, sabia que saiu Judgment Night em dvd nacional?

Anônimo disse...

Gostei muito do post, me inspirou até a publicar uma referência às lutas do Hulk contra o Raio Negro (veja em http://ficcaohq.blogspot.com/2009/10/som-e-furia.html), onde cito o Black Zombie!
Grande abraço!

Anônimo disse...

Olá! Só pra dizer que fiz outro post sobre Raio Negro, e como tu também gosta do personagem, deixei lá um presentinho pra quem, como eu, se amarra no monarca inumano.
Grande abraço!
http://ficcaohq.blogspot.com/

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.