segunda-feira, 31 de agosto de 2020

😷 😷 😷 😷 😷 😷 Retrospec Agosto/2020 😷 😷 😷 😷 😷 😷


1/8¹ – Atire a 1ª pedra quem nunca entrou no Mercenários Livres pra seguir negociação de comprador marrento com vendedor mais marrento ainda.


1/8² – Se vai Wilford Brimley, aos 85. O ator e cantor americano iniciou a carreira quando voltou da Guerra da Coreia trabalhando como extra e dublê em faroestes. Suas participações no seriado Os Waltons lhe rendeu certa fama nos anos 1970, mas Brimley ficou conhecido mesmo como o biólogo Blair, de O Enigma de Outro Mundo, como o simpático avozão Benjamin, de Cocoon, e, claro, com os comerciais da aveia Quaker (acho que chegaram a ser veiculados aqui, se não me falha a memória). Grande veterano.

Reni Santoni passed away yesterday morning. April 21, 1939-August 1, 2020. He had been sick for quite a while. Those of...
Publicado por Tracy Newman em Domingo, 2 de agosto de 2020

1/8³Se vai Reni Santoni, aos 81. A carreira do ator nova-iorquino começou na década de 1960, nos teatros off-Broadway. Entre papéis não-creditados, extras e dublagens, a extensa trajetória de Santoni no cinema e na TV era algo errática, mas certamente ninguém vai se esquecer de personagens como o certinho Inspetor Chico Gonzalez (o 1º parceiro do Dirty Harry – e ele sobrevive!), o Sargento Tony Gonzales (o parceiro do Stallone Cobra – e ele novamente sobrevive!!) e, meu predileto, o impagável chef "Poppie", de Seinfeld.

3/8DComposição é o nome bolado pela Panini para a (boa) série DCeased. Se saíram bem. Achei que viriam com um DCaídos ou um DCrépitos.

O homem branco quer brincar? Kriança Índia é o primeiro quadrinho do selo de independentes da Guará, que será lançado...
Publicado por Guará em Terça-feira, 4 de agosto de 2020

4/8¹Kriança Índia: Morte ao Invasor!, de Rafa Campos e Álvaro Maia é o ebook de estreia do selo indie Guará. Pelas prévias, os perrengues florestais de Amargo Pesadelo e O Confronto Final serão um passeio no parque perto das travessuras dessa kriança pra cima do homem branco lazarento que devasta a Amazônia. Disponível no site da Guará e via Amazon, claro.


4/8²Revelado o design dos personagens de Invincible, a série animada da Amazon Prime baseada na sensacional HQ de Robert Kirkman e Cory Walker. Visualmente parece bem fiel. Mas será realmente fiel?


5/8Se vai Gésio Amadeu, aos 73, em decorrência da COVID-19. O ator mineiro fez muito sucesso na noveleta Chiquititas (1997), do SBT, e no Sítio do Picapau Amarelo (versão 2007), da Globo, mas já era bem conhecido pelos telespectadores mais velhos. Sua lista de trabalhos no teatro, na TV e no cinema é prolífica – da mesma forma que a quantidade de personagens subalternos e/ou escravos em novelas de época. Um retrato literal da nossa realidade.

6/8¹John Wick 5 é confirmado pela Lionsgate, mas não só: ele será filmado simultaneamente com o 4º filme da franquia. A notícia ruim é que o quarto filme só estreia no longínquo 27 de maio de 2022.

6/8² – Não teve Crivella, mas teve choro e vela: Hulkling e Wiccano se casam nos gibis. :´)

6/8³James Hong, o Lo Pan, finalmente vai ganhar uma estrela na Calçada da Fama. Isso graças a um GoFundMe que abriram pra ele. E assim fiquei sabendo que se paga para ter uma estrela na Calçada da Fama.

6/84Ed Brubaker e Sean Phillips, uma das melhores e mais produtivas duplas dos quadrinhos da atualidade (e criminosamente ignorada pelas editoras nacionais), estão com projeto novo na praça gringa: Reckless, uma série de três graphic novels autocontidas. Climão pulp, misterioso e violento da melhor qualidade.

6/85 – Após 18 anos fora de catálogo, o supergrupo Gen¹³ terá suas primeiras histórias republicadas num HC Deluxe. Alguém avise à Fairchild que as coisas mudaram um pouquinho de lá pra cá...


8/8Se vai Chica Xavier, aos 88. A atriz e produtora soteropolitana com extensa carreira no teatro, na TV e no cinema era uma das profissionais mais queridas e respeitadas do meio. Atuando desde 1956, Xavier figurou em um sem número de novelas, muitas delas personificando a realidade histórica sofrida dos afrobrasileiros, em papéis de empregadas domésticas (ou, quando muito, governantas) e de escravas – abrindo assim o caminho para muitos atores e atrizes que vieram depois, em condições infinitamente melhores. Da mesma forma que Gésio Amadeu, um símbolo do racismo estrutural ainda hoje impregnado na sociedade.


9/8¹Se vai Martin Birch, aos 71. O lendário produtor e engenheiro de som começou a carreira em 1969 já trabalhando em álbuns antológicos do Deep Purple, Jeff Beck e Fleetwood Mac. A quantidade de clássicos do rock produzidos pelo britânico é incomparável: Killers, The Number of the Beast, Stormbringer, Rising, Long Live Rock 'n' Roll, Snakebite, Heaven and Hell, Mob Rules... Sem dúvida, um nome que mudou o jogo e foi essencial para definir o hard rock e o heavy metal das décadas de 1970 e 1980.

New - Immortal Hulk cover
Publicado por Alex Ross em Domingo, 9 de agosto de 2020

9/8² – Enquanto isso, em The Immortal Hulk, Alex Ross elimina Boris Karloff do sistema e injeta uma Benzetacil de Sal Buscema.

10/8Reestruturação na WarnerMedia acerta em cheio o staff da DC: divisões como DC Direct (de colecionáveis) e DC Universe (streaming) sendo extintas e mais de 600 demissões em todos os escalões, só pra começar. A notícia causa uma celeuma sem precedentes no mundo nerd e, confesso, dá mesmo um frio na barriga. Ainda bem que na época da falência da Marvel, em 1996, a internet ainda era de várzea. Do contrário, seria trauma na certa.

11/8¹John Stephens, CFO da AT&T, tentou acalmar os nerds acionistas e declarou que as medidas não eram para ajustar algo, mas para "refocar" a companhia e deixá-la "super-hiper-focada" (eitaporra) no streaming direto ao consumidor via HBO Max, da qual babou um ovo colossal. Pelo visto, gibizinhos são a menor das preocupações no topo da pirâmide.


11/8²ESSA COLEÇÃO.




11/8³ – Se vai Trinidad López III, o Trini Lopez, aos 83, por complicações relacionadas à COVID-19. O guitarrista, cantor e ator texano foi ficou eternizado em pop songs dançantes como "If I Had a Hammer", "Lemon Tree" e sua versão da clássica "La Bamba", entre outras. Lopez também criou o design de dois modelos das guitarras Gibson - uma delas, aliás, a favorita do Dave Grohl. Um dos últimos grandes ícones da Era de Ouro da música pop.

11/84 – O Ministro da Economia Paulo Guedes quer taxar livros em 12% na reforma tributária. Segundo ele, livros são produtos de elite e que, para compensar a taxação, o governo pode aumentar o valor do Bolsa Família ou criar um programa para doação de livros. E o link para a petição online contra esta tributação absurda está aqui.

11/85 – Há tempos não leio nada do Savage Dragon (adorava) e sei que nem de longe é o favorito da molecada acima dos 30, mas a edição #252 (!) tem contornos de imperdível, hm?

12/8¹ – E Ken Parker? Continua sendo lançado pelo CLUQ. Vendas via e-mail, ao preço de 95 centavos por página. Ê, Brasil.

An open letter to Avatar: The Last Airbender fans: Many of you have been asking me for updates about the Avatar...
Publicado por Michael Dante DiMartino em Quarta-feira, 12 de agosto de 2020

12/8²Avatar - The Last Airbender retornando via Netflix. Parecia um sonho, até que os criadores Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko sartaram do projeto, já em produção. Sinal claro de que dificilmente algo que preste sairá dali...

13/8¹ – O governo federal assume a gestão da Cinemateca e todos os funcionários são demitidos. As chaves da instituição, conforme ofício, serão entregues ao atual secretário da cultura Mário Frias. É, pois é.

Futuro dos shows? 🎤🎸Assim foi o primeiro de uma série de shows com distanciamento social num parque de Newcastle, Reino...
Publicado por BBC News Brasil em Quinta-feira, 13 de agosto de 2020

13/8²Coronanews: show do cantor Sam Fender (?) em Newcastle (UK) com o público diligentemente distribuído em grupinhos. Ainda não foi divulgado como serão o mosh e o stage dive nessa configuração. Mais notícias em breve.

13/8³ – Quanto mais Torpedo melhor: desta vez é o Catarse de Torpedo 1972, de Enrique Sánchez Abulí e Eduardo Risso, via JBraga Comunicação. O precinho é que ficou meio salgado para 64 páginas, mas é o Old Man Luca Torelli, meu!

14/8¹Twilight of the Superheroes foi uma maxissérie planejada por Alan Moore em 1987 onde ele mostraria como será o fim do Universo DC. Nunca foi publicada, mas o texto na íntegra será resgatado em DC Through the ’80s: The End of Eras, coleção de histórias pré-Crise com lançamento previsto para dezembro. É a lixeira do Alan Moore operando a todo vapor!

14/8² – O tsunami provocado pelo banho de sangue na WarnerMedia chega à DC e alguns títulos já cantaram pra subir: Hawkman, Suicide Squad (!), Teen Titans, Young Justice e John Constantine: Hellblazer.


14/8³Se vai Pete Way, aos 69. Para quem acompanha o hard e o heavy clássico da safra 1970/1980, a carreira do baixista, compositor e cantor britânico é um must hear. Além de ser membro fundador do espetacular UFO, do divertido Fastway (no qual, ironicamente, não gravou nada, devido a amarras contratuais) e do Waysted, também figurou na banda do Ozzy (ao vivo) e em dois discos do Michael Schenker. Uma lenda do rock.

14/84 – O artista, editor e ainda executivo da DC Jim Lee diz que a "companhia ainda está no ramo de publicação de quadrinhos" e que "não há notícias sobre lápis no chão". Daria um belo músico no Titanic.

Novos trabalhos sendo preparados! Quem aí gosta da Marvel? Novos lançamentos em breve! Fiquem ligados :) . ✈ Frete...
Publicado por Editora Heroica em Sexta-feira, 14 de agosto de 2020

14/85 – A Editora Heroica – do excelente O Império dos Gibis – publicou um teaser tesudo em sua página no Facebook. Se é o que estou pensando, um livro vai ser pouco.

14/85 – Então... Wolverine #4 confirma que o Carcaju realmente marcou território no capacete do Magneto. Golden shower por tabela pra cima do Mestre do Magnetismo!

15/8George R. R. Martin avisa que voltou a escrever. Aham, Cersei, senta lá.

18/8¹Festival de Volta para o Cinema é novo projeto do Érico Borgo. Talvez dê uma passadinha por lá, logo depois de pegar um ônibus lotado, encher a lata nos botecos mais pés sujos da cidade, curtir um baile funk clandestino e, no fim, dar uma cavernosa tossida no rosto do ex-omeleteiro.


18/8² – A DarkSide Books empala o festival supracitado com elegância singular. E a hash #nãomecovid é ótima!

18/8³O Exorcista está nos planos da produtora Morgan Creek para um reboot em 2021. Ah, pelo amor de Deus.

Batman: A Queda do Morcego n° 1/2 (Panini) 2020 8) Tamanho diferente dos volumes ERRO PONTUAL. NÃO ESTÁ PRESENTE EM...
Publicado por Todo Dia Um Erro Nos Quadrinhos Diferente em Quinta-feira, 20 de agosto de 2020

20/8¹ – A Paninada come bonita nos volumes de Batman: A Queda do Morcego. A esta altura, já são praticamente Batmimos. Vacilo mesmo foi lá atrás, na reunião de pauta: a editora publicou os TPBs que a DC lançou em 2012, com a saga severamente incompleta, quando poderia ter adaptado os Omnibus 2017-2018 ou as edições de aniversário de 25 anos, ambas com A Queda na íntegra. Sairia mais caro, mas venderia mais que pãozinho quente.

20/8² – Era uma questão de tempo: Michael Keaton vestirá novamente o manto do Morcego em The Flash, com estreia prevista para junho de 2022. Ah, sim... Ben Affleck também voltará como o Bátima-que-Mata no mesmo filme.


20/8³Se vai Frankie Banali, aos 68. O renomado baterista gravou com várias bandas (incluindo oito discos do W.A.S.P.), mas foi com o Quiet Riot que fez fama – e muita grana. Eram notórias sua cortesia e elegância não apenas com o público, mas também no meio profissional. Foi o único integrante do Quiet a não agir como um imbecil durante a turnê do grupo por aqui em 1985. Além disso, também era conhecido por seu ativismo no resgate de animais abandonados. Rest in peace, Banali!

22/8John Carpenter está envolvido no reboot de O Enigma de Outro Mundo via Universal/Blumhouse. A nova produção irá adaptar Frozen Hell, a versão expandida recém descoberta do conto Who Goes There?, de John W. Campbell Jr., no qual foi baseado o clássico de 1982. Soa promissor, mas, parafraseando Regina Duarte, eu tenho medo...

Darkseid carpindo um lote de tomatinhos é dark, adulto e vizyonário! <3 #SnyderCut
Publicado por Cantinho do Caio em Domingo, 23 de agosto de 2020

23/8Caio Oliveira também é vizyonário.


26/8 – Se vai Joe Ruby, aos 87. O veterano animador, editor, roteirista e produtor televisivo começou sua carreira direto na fonte: no departamento de animação da Walt Disney na década de 1950. Trabalhou na Hanna-Barbera, onde conheceu Ken Spears e juntos criaram a famosa Ruby-Spears Productions, umas das maiores fornecedoras de matéria-prima das "manhãs de sábado" na História. Ruby é conhecido como co-criador do Scooby-Doo, mas sua lista de desenhos antológicos vai muito além – de Bicudo o Lobisomem, Tutubarão, Dinamite o Bionicão e Thundarr o Bárbaro às séries adaptando O Homem-Elástico e Super-Homem, entre uma infinidade de outros. Quem está na casa dos 40 cresceu assistindo o trabalho de Ruby. Gênio.


27/8¹ – Se vai Arnaldo Saccomani, aos 71. O produtor, compositor e multi-instrumentista paulista ficou famoso no Brasil inteiro como o "jurado ranzinza" em programas do SBT – dos divertidos Astros e Ídolos a tranqueiras abomináveis como Qual É o seu Talento? e Programa do Ratinho. Mas sua carreira dentro da música é uma extensa turnê pelo pop brasileiro dos últimos 50 anos. Fácil, um dos nomes mais importantes e influentes da cultura nacional.

27/8² – A franquia Resident Evil vai ganhar uma série live action via Netflix. Em teoria, é uma puta ideia. Se a ex-adorada plataforma de streaming colaborar...


27/8³Jim Starlin apresenta um vilão bastante peculiar para a nova HQ Dreadstar Returns – e, sem cerimônia, corta o mal pela raiz. E antes que venham os recalques, foi o alaranjado mandatário quem começou...

28/8¹The X-Files: Albuquerque é uma série animada de humor que está sendo desenvolvida pela Fox. Tô dentro. Até hoje me acabo de rir com o impagável The Springfield Files.


28/8² – O desenhista Bob McLeod ficou pistola com as adaptações visuais do filme dos Novos Mutantes. E tá errado?


It is with immeasurable grief that we confirm the passing of Chadwick Boseman.⁣ ⁣ Chadwick was diagnosed with stage III...
Publicado por Chadwick Boseman em Sexta-feira, 28 de agosto de 2020

28/8³ – Se vai Chadwick Aaron Boseman, aos 43. O ator californiano ficou eternizado no papel de Pantera Negra no ótimo e histórico filme homônimo. Iniciou a carreira na TV há 17 anos no cinema há apenas 12 anos. Logo na estreia, interpretou Ernie Davis, o primeiro jogador afro-americano de football a conquistar o Troféu Heisman, no filme No Limite: A História de Ernie Davis (2008), dando início a uma sequência de papéis de relevância histórica que se tornou uma constante em sua vida – do famoso Jackie Robinson, o 1º jogador afro-americano de baseball a entrar na Major League (42: A História de uma Lenda, 2013) a James Brown (Get on Up - A História de James Brown, 2014), até o advogado e ativista pelos direitos civis Thurgood Marshall, o 1º afro-americano a integrar a Suprema Corte (Marshall: Igualdade e Justiça, 2017). Mesmo num período notavelmente curto, deixa um gigantesco legado de inspiração, superação e esperança. Quis o destino que Boseman partisse exatamente no Jackie Robinson Day e no dia do aniversário de Jack Kirby, co-criador do Rei T'Challa/Pantera Negra.

30/8Rocky IV vai ganhar um director's cut em sua edição de aniversário de 35 anos, em novembro próximo. Sly não adiantou muito, apenas que não veremos mais o robô do Paulie. Boa!

R.I.P. Chadwick Boseman. Not going to lie, this one was hard to do. (11x17 (28x43cm)watercolor ,colored pencil, airbrush on hot press watercolor paper)
Publicado por Bill Sienkiewicz em Domingo, 30 de agosto de 2020

31/8Bill Sienkiewicz presta uma belíssima homenagem a Chadwick Boseman.


* * * * *


Não é novidade que 2020 tem sido um ano pavoroso, mas agosto superou todas as expectativas negativas. Um mês que começa horrivelmente, transcorre de forma desumana e termina melancolicamente com a partida prematura de Boseman. Só que o mesmo Boseman, com seu exemplo de tenacidade, trabalho e coração, ainda teima em nos fazer acreditar em dias melhores. E, quem sabe, a sermos humanos melhores também.

#WakandaForever

12 comentários:

L disse...

"14/85 – Então... Wolverine #4 confirma que o Carcaju realmente marcou território no capacete do Magneto. Golden shower por tabela pra cima do Mestre do Magnetismo!"

Quem escreveu isso? Alguém do Pânico na TV?

L disse...

"14/85 – Então... Wolverine #4 confirma que o Carcaju realmente marcou território no capacete do Magneto. Golden shower por tabela pra cima do Mestre do Magnetismo!"

Marvel atualmente é a epítome daquele moleque chato da 5a serie que de tanto abrir a boca só pra falar besteira, ja abusou o resto da turma.

doggma disse...

L, o escritor é o Benjamin Percy. O cara geralmente é bom, vide Wolverine: A Longa Noite que está saindo aqui agora. Mas concordo, ali ele foi igual moleque pentelho mesmo, haha

Agora, pior é a Jean, que tá passando o rodo em meia Krakoa. Deve tá compensando o tempo que perdeu em todas as suas mortes!

carlos disse...

"1/8¹ – Atire a 1ª pedra quem nunca entrou no Mercenários Livres pra seguir negociação de comprador marrento com vendedor mais marrento ainda."

Pelo menos o frete.. e o esporro ainda são de grátis...

doggma disse...

São nada. Estão embutidos no preço, rs...

Marcelo Andrade disse...

alaranjado mandatário quem começou...hahahahaha essa foi otima.
Agosto foi uma avalanche literalmente e o engraçado e que esse mes passa + devagar.
Thundarr o Barbaro estou tentando reasistir num site que tem 1 otimo acervo da Hanna Barbera.....hj me pergunto como aqle deusa da Ariel conseguia correr c/ salto...
Abraço!

rock4you disse...

Realmente a queda do morcego volume 2 tem paninadas sobre paninadas. Sem explicação já mostra o Batman andando sem mostrar como ele conseguiu tal proeza. Não tenho nem palavras para definir como a curadoria sobre a ordem cronológica da obra foi decepcionante.

doggma disse...

Fala, Marcelo! Rapaz, a Ariel, a Jana das Selvas e a Flutuadora (do Galaxy Trio) foram os meus 1º crushs animados. Só depois vieram as outras (Teela, Cheetara, Mandora, Tess, Crystal Kane, Princesa Lana, Baronesa, etc). Éramos moleques atenciosos, rs.

E qual site é esse que tem o Thundarr?

Falando nisso, há tempos não compro DVDs, mas acho que vou fazer uma exceção pros Rangers mais fodões da Galáxia:

https://www.linestore.com.br/galaxy-rangers-as-aventuras-dos-cavaleiros-da-galaxia-a-serie-completa-p315

Abração.

* * *

rock4you, iniciar a saga sem o Prelúdio - que contextualizou o colapso físico e mental do Bruce - foi pior que perder pênalti em final de campeonato.

A Eaglemoss pelo menos tem a desculpa de estar limitada à versão que a sua matriz publicou lá fora. Mas a Panini tinha várias opções de publicação da saga na íntegra. A DC ACABOU de republicar isso na ordem e na íntegra. Era só pegar e traduzir.

Sobre o preço, Batman vende de qualquer jeito. Sempre foi o campeão de vendas da DC. Ainda mais uma saga tão aguardada.

Mas escolheram a versão mais curta e incompleta. Isso que é nivelar por baixo.

Abraço!

Marcelo Andrade disse...

Opa....
https://www.itsaturday.com/

anda fora do ar mas por enquanto fico no aguardo(s/ tempo p/ apreciar devidamente).

Amo os Rangers...baixei tudo e estou assistindo tbm c/ calma e sempre focado na ruiva furacão em microgotas....XD
T+

rock4you disse...

E nem estou sendo tão exigente assim e querendo o Preludio apesar de entender perfeitamente. Foi o final do volume 2 mesmo. Aparece o Batman andando sem mais delongas sem citar em nenhum momento como ele conseguiu tal proeza , assim como Jean Paul da uma surra no Robin e o capitulo seguinte parece que tudo aquilo era parte de um universo paralelo e não aconteceu, depois de um bom tempo no decorrer do volume é abordado por cima esse fato . O hq é uma colcha de retalhos. Enfim decepcionante.

doggma disse...

Marcelo, valeu!

Caramba, tem de M.A.S.K., Peanuts e Jonny Quest até desenhos da safra 199X-2000s, tipo Mission Hill, Oblongs e Uma Robô Adolescente. Que achado!

Vou mandar a Niko te agradecer aí, hein.

* * *

rock4you, vou te contar um segredo: estou pegando os volumes da Panini e os HCs da Eaglemoss. Nenhuma das duas está completa, mas ambas se... completam (deu pra entender?). E mesmo assim ainda falta alguma coisa.

O Fábio do canal Caverna do Morcego explica direitinho como fazer a coleção (quase) completa com as edições da Panini e da Eaglemoss:

Parte 1 - https://youtu.be/_0PGKe7fbbE
Parte 2 - https://youtu.be/5CaQCPz8X6Y

Conforme ele esmiuça, tem formatinhos da Abril que ficaram de fora também. Mas aí, é só pra batmaníacos mesmo.

Faço coro na decepção.

Abraços!

rock4you disse...

Vlw pela dica cara. AbraX