domingo, 1 de novembro de 2020

😷 😷 😷 😷 😷 😷 Retrospec Outubro/2020 😷 😷 😷 😷 😷 😷

Finis. End. Fin. Fine. Ende. E aqui a tag Retrospec é arquivada indefinidamente como "missão cumprida".

Foi divertido fazer, mas muito menos divertido do que no início (desse ano, para ser mais exato). Ainda assim, pretendia seguir com ela até dezembro, para efeito estético. E a de outubro estava na ponta da agulha, mas preferi passar. 

Como toda boa conspiração, os motivos foram variados, entre os quais...


  • Excesso de notícias ruins. Um mês que tem as partidas de Eddie Van Halen, Johnny Nash (no mesmo dia!), Zuza Homem de Melo, do grande Cecil Thiré, de Tony Lewis (The Outfield) e Conchatta Ferrell (a inesquecível Berta) não é para fracos, mas terminar com Sean Connery emendando no dia seguinte com a passagem do bem humorado Tom "Louro José" Veiga já é sacanagem. Porrada demais para reviver masoquisticamente ao fim de cada mês.


  • O Novo Blogger. Da mesma forma que Twitter, YouTube, Facebook e outros alteraram drasticamente suas interfaces e funcionalidades – ficando todos muito parecidos, o que me leva a algumas suspeitas – o Blogger já vinha disponibilizando o novo formato de forma opcional até sua implementação definitiva, em setembro último. Para driblar a imposição e seguir utilizando o antigo esquema, durante algum tempo a url "LegacyBlogger=true#allposts" foi a salvação. Pelo menos até o dia 4 de outubro, quando foi eliminada. Escrever no Blogger hoje é brigar o tempo inteiro com formatações automáticas e lidar com duas ou três vezes mais cliques do que antes. Daria pra contornar alguma coisa na edição do html dos posts, se você estiver disposto a encarar o pavoroso novo html do Blogger. O da imagem acima equivale a um post do tamanho deste, por exemplo. Imagina o de um Retrospec. Ou de um Zombie de Ouro.

Hora de repensar o BZ. Sua missão, com certeza, já foi cumprida há tempos...

11 comentários:

Luwig Sá disse...

1° de novembro é o novo 1° de abril e ninguém me disse?! Isola. Não tô preparado p/ uma vida sem meu BZ. Nem brinca com isso. Gravei agorinha com o Alan um podcast sobre TWD¹ e vossa senhoria foi citada. Vivo dizendo isso por aqui, mas insisto na esperança de cooptar sua pessoa a gravar conosco qualquer dia desses.

Sobre as retrospectivas, sendo bem franco... sempre me surpreendi com sua aptidão incomum p/ celebrar os mortos por aqui. Sempre rendeu ótimos posts, mas num ano miserável como esse?! Tenho dó de vc.

Só espero que não desista. Mas onde vc digitar suas linhas, saiba que estarei lá p/ lê-las. Vc ainda é um dos (poucos) bons.

¹ Que final incrível. 😭

Henrique Guerreiro disse...

Porra, Dogg. Vim correndo pra ler o Retrospec desse mês e levo um susto com o post. Se bem que até entendo sua decisão, é tanta coisa triste que até abala a gente, e a saúde mental, nesse momento, é o que conta

"Hora de repensar o BZ. Sua missão, com certeza, já foi cumprida há tempos..."
Olha, seu blog sempre foi um refúgio pra mim, e ainda é um dos poucos que visito com regularidade e prazer, inclusive voltando em postagens antigas, e sei de muita gente que pensa e faz o mesmo. Porém, entendo tuas questões...

doggma disse...

Luwig, não chama que eu vou, hein. :)

Mas sério, está numa pequena lista de considerações para o próximo ano. E plataformas mais populares, com YT incluso (gravei uns lances e até curti o resultado). Pra variar, ainda preciso ver as tralhas necessárias.

"aptidão incomum p/ celebrar os mortos"

Nem me fala. Comparando com os primeiros posts, dá pra ver como melhorei nesses obituários. Quero mais isso não. Cheguei a um ponto em que até sonhava com os "homenageados". I see dead people total.

* * *

Henrique, é esse tipo de retorno que deixa a coisa ainda mais difícil. É legal demais saber que o BZ faz uma diferença positiva no cotidiano de alguém. Mesmo após 16 anos.

De qualquer forma, o BZ continua sim. Diferente, mas o mesmo.

Quanto ao fim, ele pode estar próximo, mas não será nada abrupto. Será uma longa e espetaculosa marcha fúnebre!

Abração.

VAM! disse...

Olá companheiro, o maior dos obituários do BlackZombie ainda está para ser escrito, o dele mesmo. Não desanime, apenas arraste essa carcaça carcomida para outras paragens! Desejo boa sorte!

Grande abraço,
VAM!

doggma disse...

Fala, VAM!

Só o fato do obituário do BZ entrar em discussão no Dia de Finados já antecipa a pompa da circunstância, rs...

Estamos arrastando essa carcaça carcomida com elegância há pelo menos uns 10 anos (desde o filme-divisor de águas A Rede Social). Decadence avec elegance!

Abraço!

Luwig Sá disse...

Chamo sim... Logo mais gravaremos sobre o Volumão do Barracuda no Justiceiro MAX. Sei que é uma causa perdida, mas vou enviar mesmo assim a pauta p/ teu mail. Se aqueles lindos dentes de ouro não forem convincentes, eu me dou por vencido.

Do Vale disse...

Homem, nem invente. Seu blog é o que ainda restou da safra de 15 anos atrás, faça isso não.

Marcelo Andrade disse...

Salve Dogma!
Creio que 1 cara efervescente como vc não conseguiria ficar quieto e deixar de escrever.
BZ pode ate parar mas creio que ja deve ter algo em mente p/ continuar a nos animar....
N esqueça de deixar o link p/ te seguirmos. Abraço e bom mes 11!

doggma disse...

Luwig, sua falta de fé é perturbadora! Se não for dessa vez, sinta-se automaticamente convidado para um episódio do BZcast de um futuro próximo (e não paralelo, tomara).

* * *

Do Vale, acredite ou não, esse seria o 4º Grande Motivo... Às vezes me sinto pregando numa terra pós-apocalíptica. Saca o Dolph Lundgren surtadão em Johnny Mnemonic? - https://cdn.kino.ru/images/originals/1419/33.jpg

* * *

Fala, Marcelo! Meu amigo, após 15 anos, tem dias que minha efervescência é igual Mentos na Coca-Cola. E tem dias que estou tão efervescente quanto um Ki-Suco de groselha. Mas sim, antes de apagar a luz, deixo um recado na secretária, que não sou bobo.

Abraços! Tenha um excelente Faltam-2-Meses-pra-Acabar-2020.

Scant disse...

o blogger só sobrevive pq é de graça
e ficou pior

abs!

doggma disse...

Todos são (relativamente) de graça. Mas o Blogger é o último dos dinossauros que gostam de escrever mais que 280 caracteres. E esse novo formato só apressou a sua extinção.

Abraço.