domingo, 15 de novembro de 2020

Mural da vergonha

Ok, podia colocar a culpa na euforia deste dia de "festa da democracia" e na quantidade obscena de latões de Ecobier matadas logo após o dever cívico (e todo mundo sabe que cervejas ficam 300% mais deliciosas durante a lei seca), mas a verdade é uma só: sou um verme.


Como parte confessa do problema e um maldito corrompido pelo sistema, só me resta apelar a alguns atenuantes.

Os 25% de alívio do último dia da Esquenta Black foram um anzol magnético. E mesmo já possuindo quase todo o material do omnibus na complicada e perfeitinha Os Maiores Clássicos do Quarteto Fantástico, as Marvel Team-Up #61-62 e Marvel Two-in-One #50, inéditas na defunta supracitada, protagonizavam meus pesadelos mais completistas.

Causa e circunstância, seu juiz. Mantido, espero.

Próximo capítulo: "sou uma vítima da genialidade do John Byrne dos anos 80."

14 comentários:

Luwig Sá disse...

Como é mesmo que se diz... "Ou você morre como herói ou vive o suficiente pra [...]"?!

E na semana do Catálogo do Fim do Mundo...?! Consigo até ver o Mefisto engasgando depois dessa. 😶

doggma disse...

Depois dessa, vai demorar muito pra conseguir ser admitido no reino de Mefisto.

De todo modo, também levei em consideração a bola levantada no papo entre o CHQs e o P&N: a queda drástica nas vendas de qualquer série após o volume 1. É a grande pedra no sapato das editoras e ferra o planejamento delas.

Por isso o formato omnibus é como música para a previsão de vendas da Panini (menos volumes, menor a margem de erro). Se antes a agenda era TPBs - HCs Deluxe (vide Fábulas, Y, Ex Machina), agora encurtaram o caminho. Provavelmente em definitivo. Especialmente com material antigo.

Quero Byrne bom e barato (ah, Maiores Clássicos), mas não vai rolar mais aqui. Não por um longo tempo...

Excelente semana, velhinho. Cotoveladas resignadas!

Luwig Sá disse...

Dogg, Dogg, diz com quem andas...

Usando como fonte o CHQs e o Pipoca, meu amigo?! Soou como aquele meme do Henry Cavill:

https://64.media.tumblr.com/tumblr_louhg5oPBg1qbqnd7o1_r1_500.gifv

Vou te dizer que vossa senhoria botou gasolina no meu fogo:

http://osescapistaspodcast.com.br/?portfolio=faixa-bonus-4-o-catalogo-do-juizo-final

PS. Agora aguenta a piada.

Abraço.

doggma disse...

hahah... zoou o zumbi encarquilhado! Mas o Mural da Vergonha é pra isso mesmo. Assumo a culpa e só pego perpétua!

Seu artigo/catarse é sensacional. E com uma paixão inconsequente que me lembra até a declaração de missão do Jerry Maguire >>

https://youtu.be/zDbV2-tZgbg

Inspirador.

Mas me deixa cair de pé (torto):

É info interna de editora (P&N), composta por ex-profissionais da Panini e Mythos. Em outras palavras, uma rara info concreta vendo a luz do dia num mercado incrivelmente hermético. Nunca tivemos uma Comichron ou uma Diamond para nos orientar e nos fazer entender através de números certas atitudes das editoras. É sempre um segredo só (das editoras) acompanhado de um oceano de especulações (do público).

Conforme o relator original, me referia à visão comercial da editora sobre essa realidade e em como ela nos afeta (=ferra). Desde o ato de comprar ou dropar títulos até, ahem, pegar-omnibus-porque-a-versão-módica-não-sairá-no-nosso-tempo-de-vida.

Ps: Lembrei de mais um atenuante: não peguei os Escalpo porque tenho nas Vertigo pisa-pobre! Só aí já economizei umas 50 chibatadas no mármore de Mefisto!

Amplexos cotovelísticos!

L disse...

Olha, eu não curto tanto 4F e John Byrne, em compensaçao comecei a colecionar cds e dvds, o rombo foi grande mês pasaado e esse mês. Peguei o omnibus do Conan também, olhando o preço desse do 4F dá pra ver que o buraco é mais embaixo.

doggma disse...

Preço e formato completamente fora da realidade, L. Mesmo com desconto. Por conta disso, tive que dropar algumas coisas para os próximos meses - na melhor das hipóteses. Gosto muito de Byrne e 4F, mas não aconselho isso a ninguém. E ainda tenho que rezar para vir tudo traduzido! Pqp...

Cara, colecionar CDs/DVDs a esta altura do campeonato - https://blogdojotace.com.br/2020/08/27/urgente-disney-abandona-mercado-de-midia-fisica-na-america-latina/ - é esporte pra lá de radical, hm?

Abração!

L disse...

"Cara, colecionar CDs/DVDs a esta altura do campeonato - https://blogdojotace.com.br/2020/08/27/urgente-disney-abandona-mercado-de-midia-fisica-na-america-latina/ - é esporte pra lá de radical, hm?"

Sim, eu vi essa m*rda, por isso tou correndo atrás do catálogo da fox, inclusive, foi a Disney que barrou o relançamento que a Versátil ia fazer de "A Mosca". Minha sorte é que já tenho boa parte dos filmes que queria e não tenho me interessado por essa onda de remakes em live action e filmes da Marvel que a Disney tem feito.
Vale o mesmo pra música, tenho comprado mais cds usados ou poucos lançamentos, nao tenho interesse nesses artistas atuais. Sony também nao vai lançar mais mídia física no brasil, por isso o novo cd do AC/DC nao será lançado aqui e tem o caso do cd do metallica custando R$ 174,90!!!! Minha sorte é que também não curto metallica, e ac/dc (desses só gosto de umas 5 ou 6 músicas e de álbuns variados, aí não compro mesmo)

doggma disse...

Caraia, não tava sabendo desse preço surreal do novo Metallica! É CD duplo, mas nem se fosse triplo justificava.

Os temores mercadológicos estão se confirmando. CDs com o mesmo status colecionista-gourmet dos discos de vinil. Vivemos pra ver isso...

A caixa daquela piranha da Pandora foi aberta. Já era.

Luwig Sá disse...

Sei lá, Dogg...

Eu entendo seu ponto. De verdade. Acho que tô num momento niilista, de desconstrução pessoal do meu amor pela coisa toda. Não sei se sabe, mas concluí em outubro último minha tese¹ de doutorado. O tema resumidamente tá ligado a domínio público e A Liga Extraordinária. Quer dizer, passei quatro anos da minha vida com Alan Moore buzinando no meu juízo sobre o quão nefasto essa indústria foi, é e ainda poderá ser.

Então, meu juízo sobre editor não é dos melhores. Acho que esses caras do PN, por mais bem intencionados que sejam, viraram um case de sucesso que vem sendo copiado pela vizinhança. E o problema é que o produto deles tem uma natureza estética muito exclusiva, que já nasce extremamente nichada... direcionada a um tipo de leitor, que deu a volta e se tornou algo que todos querem replicar. Até mesmo a Panini, acredito.

Então, esse papo furado deles não cola comigo, porque eles fodem com o meu direito de comprar qualquer gibi baranga ruim, porque até a porra do gibi baranga ruim tem um luxo excessivo que se eu arriscar e comprar, sem conhecer o teor, me ferro porque estou pagando 60, 80, 100 e além em algo. Como minhas finanças foram afetadas nesse ano por conta da pandemia, fico ainda mais puto porque meu poder de compra caiu e eles reclamam que foram afetados, mas em vez de baixar o escopo ou até encarar um downgrade, o que fazem é dobrar as apostas e chegarem com gibi do Super do King de 60 paus... Lois Lane por 100. Grande Rao!

Enfim. Amo gibis. Tá no meu DNA, mas foda-se. Tô fechando várias coleções e vou filtrar ainda mais o que compro e ler scan sem dó e piedade. Fizemos, inclusive, um podcast descarrego sobre esse maldito catálogo. Ouve lá:

http://osescapistaspodcast.com.br/2020/11/18/os-escapistas-69-o-catalogo-do-juizo-final/

¹ Se quiser ler, posso depois passar p/ seu e-mail.

Abraço. Fui.

doggma disse...

heh... tínhamos posturas inversas há bem pouco tempo. Eu é que era o niilista antiPanini. Essa editora nos desperta os sentimentos mais primitivos. Dá raiva mesmo.

A P&N empreendeu lindamente. E concordo muito nesse ponto: involuntariamente, deram a aquecida no mercado de nicho que a Panini esperava para implementar aqui o que já circula há muito tempo no mercado americano (que começa de um Omnibus simples até aquele tomão comemorativo do Kirby que vai do chão até a cintura). O momento é que parece bisonho de tão inoportuno, com pandemia e desgoverno. Mas como a Panini é basicamente guiada por números, só posso presumir que o resultado das pré-vendas estão se mostrando positivos.

O que me leva ao podcast #69 (eita!).

Ouvi tudo e achei bacaníssimo. Demais as considerações de uma galera realmente old school numa perspectiva tão tridimensional. E notei que muito ali vai de encontro com o que concordamos (?) acima.

Adoro aqueles velhos expedientes da EBAL e da RGE com fotos de visitas da criançada à redação, concursos de desenhos e ações similares. Fico minutos imerso num doce saudosismo e sempre acordando na amarga realidade de 40 anos depois. Portanto, sou solidário quando os participantes abordam, reiteradamente, sobre o papel "social" e "formador de caráter" dos gibizinhos.

Mas quando atribuem o peso dessa responsabilidade à Panini, penso que figuras como Levi Trindade, Leonardo Kitsune, Leonardo Raveggi e os outros chefes não poderiam estar menos preocupados. Estão preocupados é com as prestações de seus apartamentos, a troca de seus carros zero, a faculdade de seus filhos, etc. Idealismo passa longe. Isso fica claro a cada pdf liberado com o catálogo do mês. E a cada edição revisada mal e porcamente também.

O cenário é o completo oposto do ideal e já vem assim há uns dez anos, no mínimo. Que o diga o garotinho fã de Thanos e seu choque de realidade que provavelmente o traumatizou/constrangeu pra vida:

https://bueiroatomico.blogspot.com/2018/07/quadrinhos-agora-so-na-promocao.html

Sem brincadeira, se eu soubesse quem é, mandava a minha edição pra ele. Os 3 volumes.

Minhas finanças estão igualmente fudidas e também quero meu gibi baranga ruim pra ler em dez minutos e jogar no fundo da gaveta. E notei que você ficou muito puto com o preço da Lois Inimiga do Povo, rs. Mas nessa situação pavorosa com o dólar a 6 bozos e a água batendo na bunda em todos os sentidos, pedir uma política de preços moderada pra Panini é o mesmo que falar com a parede. Bom, os robôs que respondem os clientes na rede já são mesmo paredes.

Filtro & Scan. Eu shippo. ❤

VAM! disse...

Desconto à La Jason, matador!

Parabéns pela coragem seu verme pútrido,
VAM!

L disse...

"Acho que esses caras do PN, por mais bem intencionados que sejam,..."

Como dizem por aí: de boas intenções o inferno está cheio.

Luwig Sá disse...

Meu niilismo tá tamanho que assisti essa live¹ e sonhei que, do meu sofá, eu dominava a mente do "assessor de imprensa" dono do canal e destruía todo e qualquer argumento bosta daqueles três. A fala dos "6 dólares" foi a cereja do bolo de sandices.

Sobre Lois, fico puto c/a opção justo porque é um gibi que surge das páginas mensais do Super de Bendis. Justificar a existência desse encadernado de luxo como uma falta de opção, sendo que se o gibi mensal voltou a ser mix, o próprio mix era a opção p/o leitor original. E veja você, uma revista regular que saltou de 9,90 p/ 13,90 e daí agora p/ 20,90 c/ apenas 96 páginas (?!).

Então, é isso... cê tem razão. Eu me frustro mesmo c/ esse pessoal envolvido, nem tanto por falta de idealismo ou lealdade, mas de coerência c/o leitor.

Por essas e por outras, tô diminuindo drasticamente minhas compras. Em algum momento de 2021, qdo fechar os dois Lendas e alguns outros materiais, pretendo largar de mão mesmo. Peguei ranço c/ essa editora.

Abraço.

¹ https://youtu.be/toWjnJ52Opc

doggma disse...

VAM!, ainda peguei o Dreadstar Box por 200 bozos, pra fechar o ano.

Esse verme é mais que pútrido; é daqueles que tocam o terror como se não houvesse amanhã e aguentam as consequências com um sorriso doido no rosto.

* * *

L, fora que ninguém tem boas intenções por muito tempo. Poucos lembram, mas em seus primeiros dez anos de Brasil, a Panini era elogiadíssima.

* * *

Luwig, se não for xvideos, não consigo encarar 2 horas e meia de lambeção. Mas acredito em você, companheiro de fé-irmão camarada. Pensava que o 2jovem ali fosse mais isento.

Parei de tentar entender a política de mixes da Panini desde Hulk & Demolidor, mas pelo menos, naquela época, o gibizinho não chegava a 5 mangos.

Se você estava acompanhando o SuperBendis religiosamente, então tem mais do que razão em estar extraputo. Pessoalmente, tive que pegar a naba de um encadernado dos Titãs porque a Panini sabe lá por quê, publicou ali duas edições do Exterminador do Christopher Priest que estou acompanhando. Tomar no cu com sabre de luz e giratória.

Lois está com -25% no site. O formato ainda é injustificado, mas já é alguma coisa.

Editora rançosa e #partiuimportadas... não desejo essa escolha nem pro Presidente Logan.

Abração.