terça-feira, 21 de setembro de 2021

Tragam-me a cabeça do Hulk!

Preço da gasolina explodindo, conta de energia derretendo a fiação, carne de 2ª a peso de ouro e uma única pergunta monopoliza meus pensamentos: por que diabo a Abril trocou a cabeça do Hulk na edição #30?


Publicada originalmente em The Incredible Hulk #279 (jan/1983), a capa é de autoria de Greg LaRocque. Nela, o Gigante Verde comemora com seus camaradas a aguardada anistia pelo governo americano. O semblante ameno e pacífico explicita o então recém alcançado controle do Dr. Bruce Banner sobre o monstro —os velhotes de plantão leram isso na Hulk #24. Mas, por alguma razão que só Uatu conhece, a capa nacional trazia uma montagem do Verdão com feições mais brutais e grotescas. Como na fase pré-Hulk inteligente.

Em geral, as capas da Abril sempre traziam alterações, em maior ou menor grau. Boa parte era necessária para diagramar a ilustração original com o título do gibi, o logo da editora, o preço e a chamadinha. As futucadas iam do cenário ou cor de fundo até o corte de elementos do desenho. Nessa capa mesmo foram pro caixa prego Reed Richards, Anjo, Quasar, Pássaro da Neve e o Gárgula II à esquerda e, à direita, a Felina ao lado da metade incolor do Sasquatch (efeito colateral da proximidade com a Mulher Invisível?). Retoquezinhos marotos, pro forma. O meio-Langkowski deixo na conta do prazo.

Nunca foi segredo —ao menos, para quem frequentava importadoras e, definitivamente, após a Internet— que a redação da Abril adorava "criar" as próprias capas. Era uma festa só.

Quem não lembra quando o Super-Homem do Garcia-López aterrissou no Nessie do Rei Kirby?



Ou aquela vez em que o Capitão América caiu na 23 de Maio, em São Paulo?


Não é à toa que as capas dos gibis de super-heróis da Abril sempre deram uma nova dimensão à expressão "acho que já vi isso antes". Déjà vu com esteróides.

Na capa de Hulk #30 é evidente que houve mais um desses recortes enxertados na arte original. Ou a simples intervenção de um "decorador" —os artistas das editoras que corrigem as falhas de traço geradas pelo processo de edição, tipo a perna do Wolverine, essas coisas. E no expediente da HQ, constava um núcleo de criação até bem generoso. Mas considero pouco provável, já que aqueles caras mal e mal conseguiam desenhar um Homem-Aranha. Um Homem-Aranha, pelamor do Tio Ben. É visível ali que tanto a expressão quanto o escalpo do Hulk são bem desenhados e finalizados.

O que chama atenção são as sombrancelhas enormes se confundindo com o sombreado cavernoso em torno dos olhos, dando um quê de sinistro à carranca. É Hulk de várzea. Jim Starlin é o 1º corno que me vem à cabeça, mas vai saber.

Me limito à pergunta universal: por que?

Será que a redação da Abril queria suavizar para o leitor médio (ainda) a transição do Hulk burro para o Hulk inteligente? Ou acharam aquele Hulk do LaRocque com cara de bonzinho demais e quiseram aumentar os níveis de testosterona-gama?

Ou, malandramente, tentaram se aproximar do visual do Gigante Verde da série animada exibida aqui na mesma época?



Não duvido, principalmente levando em conta o apelo comercial que os "heróis da TV" tinham com a Abril, algo até comentado pelo Jotapê Martins no podcast do Universo HQ (na marca dos 11'44''). Aliás, tanto Jotapê quanto o veterano editor Leandro Luigi Del Manto, donos de memórias prodigiosas, certamente responderiam essa de bate-pronto.

Por enquanto, a questão segue pegando poeira nos Arquivos de Casos Inexplicáveis da Abril...

...a menos que algum bom(a) samaritano(a) compareça com a elucidação via comentários ou e-mail, no qual serei imensamente grato e ainda parafrasearei o Golias Esmeralda na mesma edição.

5 comentários:

VAM! disse...

Prezado, Dr. Doggma.

Por meio dessa, venho contribuir, na tentativa de elucidação dessa questão levantada pelo senhor.

Difícil conseguir pensar em outro motivo baseado na Ciência que seja melhor do que as hipóteses testadas pelo colega.

Realmente todas são tecnicamente plausíveis e ainda se complementam através de análises combinatórias; o estilo extraído de Jim Starlin, fazendo referência subliminar ao desenho animado contemporâneo a época, me parece a mais provável.

Principalmente se comparada as outras amostras colidas dos pacientes identificados com SH#18 e CA#52, que exibiram resultados muito mais animadores por ocasião de suas intervenções estéticas.

Portanto só me resta, apelar para um artificio cada vez mais usado nos últimos tempos, por aqueles que adoram desacreditar fatos e dados com comentários esdrúxulos ou no mínimo jocosos:

"Porque ele estava com cara de bundão!"

Sem mais delongas, encerro aqui minhas considerações.

Att,
VAMdetta
--------
P.H.D em Radiação Gama

doggma disse...

Mais uma vez cirúrgico, Dr. VAMdetta!

Já até passeei pelos perfis do Jotapê e Del Manto com essa dúvida no bolso, mas ambos são pouco assíduos nas redes.

Talvez o Sidney Gusman saiba algo por tabela...

Ps: faltou dizer que o título do post é uma humilde homenagem ao inesquecível Bill Bixby - https://hulk.fandom.com/wiki/Bring_Me_the_Head_of_the_Hulk

VAM! disse...

"... faltou dizer que o título..."

Mas para torcedor do GAMA, meia palavra ou como diria Gardel, "Por una Cabaz" basta.

Ele é um dos DEZ melhores episódios do seriado, aliás como torci para o tal mercenário, levar uma bordoada no alto do precipício, mas a mente do bom doutor falou mais alto naquela situação, como sempre aliás.

Abraços radioativos,
VAM!

doggma disse...

Bixby era um diretor de mão cheia. Esse episódio foi um dos melhores e mais imprevisíveis. Sempre que havia um assassino profissional envolvido, a trama rendia horrores. Vide o acachapante ep "The Snare". Que reviravolta Fincheriana!

Aliás, aquela lista que você fez no Submundo com os eps essenciais foi o meu mapa na retomada do seriado. Só o fino da(o) esmeralda.

Abraços Bíxbycos!

VAM! disse...

Ah... que legal!

Eu lembro que na época foi um TOP FIVE, mas dava para ter bancado o Alan Moore com um TOP 10 facilmente.

Abraços Ferrígnos!