domingo, 7 de março de 2010

Smilla's Sense of Whiteout


Terror na Antártida não tem nada a ver com a HQ em que foi baseada, mas ao menos sabemos disso logo no início do filme. Após a sequência inicial que altera simplesmente o MacGuffin da trama, a espetacular Kate Beckinsale protagoniza uma cena fabulosa que desvirtua de vez qualquer relação com o material original. Não que eu esteja reclamando. É só um filme e a Kate seminua vale o fracasso de um, mas foi tão gratuito que parecia de alguma pornochanchada produzida na Boca do Lixo durante os anos oitenta. Mesmo sem ser uma tragédia total, a coisa fica bem aquém das possibilidades.

Em contrapartida, a HQ Whiteout: Morte no Gelo, desenhada por Steve Lieber e escrita por um Greg Rucka recém-iniciado no mundo dos comics, é um eficiente thriller policial radicado no inóspito Pólo Sul. O estilo marcante de Lieber e o punch descritivo de Rucka tornam a leitura instigante e um passatempo altamente recomendável. O típico caso prefira-o-original.

A questão ficaria por isso mesmo na minha cabeça, não fosse a similaridade incrível da protagonista Carrie Stetko com Smilla Jasperson, protagonista do filme Mistério na Neve (Smilla's Sense of Snow, 1997). Interpretada pela igualmente espetacular Julia Ormond, que é muito parecida fisicamente com a Stetko, Smilla também era durona, batia de frente com autoridades superiores e investigava uma morte misteriosa possivelmente ligada a uma conspiração. No Pólo Norte.

Com premissas e desenvolvimentos bastante próximos e o fato de Smilla's também ser uma adaptação (do livro de Peter Høeg), esse acaba lembrando um daqueles casos bizarros de ressonância mórfica. Só que entre personagens fictícios, o que é mais bizarro ainda.

Vale a conferida, seja pela semelhança entre os plots, pelo elenco de luxo e, principalmente, pela Julia/Smilla/Stetko. Fora que a abertura - embasbacante - é das mais intrigantes que já vi. Difícil não querer assistir até o final para saber qual é a relação possível existente ali.



Próxima sessão com assassinatos em ambientes subzero: O Enigma de Outro Mundo!

3 comentários:

JoaoFPR disse...

Não vi nenhum dos filmes citados.
Mas sou um oitentista.
Para mim, qualquer filme que tenha medo/terror/suspense + neve, será associado a "O Enigma do Outro Mundo".
É mais forte do que eu.

Abraço!

Sandro Cavallote disse...

Cara, Terror na Antártida é um dos filmes mais fétidos já feitos. E não há bunda de Beckinsale que mude isso.

Jata Games disse...

Olá amigo,

Conheça um novo jogo grátis pela web de zumbis.
http://www.jatagames.com/zombie-undertaker/

É necessário instalar o plug-in da unity se já não estiver instalado.

Abraços
www.jatagames.com