quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O apocalipse da Era


A Panini vai relançar A Era do Apocalipse. Era um sonho antigo. Durante algum tempo torci por uma reedição com a qualidade e ordem cronológica que a Abril nunca ofereceu. O tempo passou e o sonho também.

A 1ª vez que li a saga foi à prestação, via sebo. Eu estava recém-saído de um período de dez anos longe dos quadrinhos. Felizmente não perdi muito, só os anos 90. Mas é natural que até desenferrujar eu superestimasse certas coisas naquele primeiro momento - e EdA estava entre elas. Não que a linha central fosse completamente ruim, era até divertida (ainda acho as versões de Blink e Dentes-de-Sabre melhores que as originais). Porém, a maior parte da saga era irregular e seus tie-ins eram lixo puro. Enfim, um produto tão anos 90 que nem a revisitada recente teve lá grande brilho.

Mas apesar disso e dessa capa mulambenta do Joe Madureira (que é o artista regular da série), méritos para a Panini por relançar a saga nesse ano pra lá de sugestivo e por compilar - pelo menos é o que diz a promessa - todo aquele extenso material na íntegra em volumes provavelmente a perder de vista. Boa sorte na empreitada.

Lembrando que o preço do primeiro volume, R$ 19,90, é apenas promocional.

Da minha parte, meus votos continuam para as reedições encadernadas de Homem-Máquina de Tom De Falco, Herb Trimpe e Barry Windsor-Smith, Os Novos Mutantes, de Chris Claremont e Bill Sienkiewicz, e o sensacional Demolidor, de Ann Nocenti e John Romita Jr. Pra esses sim, o sonho ainda não acabou.

5 comentários:

Alcofa disse...

Pow Dogg, eu confesso: gosto da EdA, tanto que fiz os scans dela há zilhões de anos atrás e o pessoal do GibiHQ terminou. E gentilmente tiraram todo o meu crédito dos scans, mas isso é passado.

Concordo sobre as versões melhores, principalmente o Creed. Vou comprar essa reedição pq ela pra mim teve aquele significado de owww, que saga grande e bem(?) desenhada na época! Além dos que vc citou, eu gostaria MUITO de ver a continuação dos Titãs de Wolfman e Perez e dos Vingadores recentes de Busiek e Perez (fantásticos!). E viu que no bolo vai sair mais um volume de clássicos do Thor? FINALMENTE vamos ver em formato original a maior e melhor batalha do Thor até hoje: contra a Serpente de MIdgard pelas mãos do mestre Simonson! Clássico pra ler e reler bilhões de vezes.

Grande abraço!

Do Vale. disse...

Foi o último material que eu acompanhei dos X-Men, larguei um pouco antes de Massacre... Vou comprar pela nostalgia, acho que com o tempo o texto deve ter ficado pra trás... =D
Mas eu lembro que a revista que tinha os irmãos Summer era boa... Ou não?
E concordo com todos esses relançamentos e adiciono o Demolidor do Bendis.
Abraço!

doggma disse...

Alcofa: lembro perfeitamente as várias HQs de EdA que você digitalizou. E rapidaço. Parecia uma maldita produção industrial.

Sacanagem esse lance com o Gibi HQ. Mas pelo que li por aí, não foi a primeira nem a última vez que algo do tipo acontece.

Vivas para a finalização do Thor do Simonson. Infelizmente acho que os Titãs de Wolfman/Pérez não terão a mesma sorte. Pelo que sei, os dois volumes venderam pouco e a Panini abandonou de vez.

Do Vale, os tie-ins, especialmente a revista X-Factor, acompanhei até onde consegui aguentar. Ou seja, quase nada. Mas tenho os formatinhos todos guardados. Quem sabe num dia de faxina gibizística eu encare a besta novecentista...

E sabe, falou tudo, se eu comprar EdA v1, será em nome da nostalgia. O problema é depois ficar refém de uma coleção só porque comprei o primeiro volume.

DD do Bendis (e depois do Brubacker) tem que sair, certamente!

E Homem-Aranha do Roger Stern.

E Thanos de Jim Starlin e Ron Lim.

E Old Man Logan.

E All-Star Superman...

Luiz André disse...

É muito bom ver que a Panini - apesar de algumas bolas foras neste últimos anos (vide a revolução que eles pregaram anos atrás) - tem feito um bom trabalho em resgatar histórias antigas já publicadas no formato encadernado. É uma grande oportunidade para novos e velhos fãs poderem (re)visitar alguma saga perdida nos anais das cronologias quadrinhísticas e, falando em X-men, é quase como contemplar um buraco negro em que boas e más histórias se misturam em um todo que de tempos em tempos sofre com o mal dos retcons.
Sobre Era de Apocalipse, também fui um dos que acompanharam esta saga aos trancos e barrancos, talvez seguindo pelas edições principais e nem tanto pelos tie-ins.
Ainda acho que uma republicação de We3, V de Vingança, Demolidor - Homem Sem Medo e demais histórias que fizeram sucesso de público e crítica no passado e que, nos dias de hoje, tornaram-se objeto de luxo e referência cult para as gororobas que são publicadas com um suposto ar de novidade.
Em ano de filmes como Vingadores, Batman III, Motoqueiro Fantasma entre outros vai preparar para nós, frequentadores eventuais deste blog.
P.S.: Concordo com a lista acima. Encadernações já, sra. Panini!

doggma disse...

Boa, Luiz. Mas só espero que a Panini não engambele outro Dark Knight Extreme Absolute Ultra Mega Thunder Edition. Porque aquele último, passei solenemente.

Que venham mais TPB's das fases clássicas!