quinta-feira, 5 de março de 2015

O verdadeiro desafio de Whedon será fugir de seus próprios clichês


O novo trailer de Vingadores: Era de Ultron está sendo recebido com honras de chefe de estado nerdsfera afora. Não é pra menos. Joss Whedon está colhendo cada fruto plantado no divertido e eficiente Os Vingadores, de 2012. A ação e a interação entre arquétipos (e atores, e escolas) tão díspares foram estruturadas de maneira plenamente funcional e pop.

Assim como na prévia anterior, essa despeja competência e profissionalismo no quesito aventura. Teremos Hulk versus Hulkbuster, Mercúrio atropelando Cap em mach-5, mais uma pose "Avante Vingadores!" pra galeria, Ultron e muitos, mas muitos Ultrons. Daí uma sensação de déjà vu quase fulminante me acordou do transe: Whedon parece estar seguindo à risca a cartilha do bigger, faster & stronger das continuações hollywoodianas.

Sai Thor, entra o Homem de Ferro no UFGama, Mercúrio numa cena análoga ao do Mercúrio de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, explosões mil, Nick Fury engessado em sua nova função de mentor extra-oficial, Robert Downey Jr. perdendo o brilho e o tesão a olhos vistos e o que periga ser a framboesa desse bolo: o exército de Ultrons.

Provavelmente interligados numa consciência-colméia gerenciada pelo Ultron original e sujeitos à mesma fraqueza do exército Chitauri do 1º filme, requentada do exército alien-cyborg da bomba Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles - destrói-se a fonte e os demais caem como um castelo de cartas. Deus ex machina nas máquinas mais uma vez?

E falando em máquinas, porque o Visão está sendo tão preservado? Algum pé atrás?

Whedon já comentou sobre o trabalho absurdamente extenuante que teve para coordernar o circo todo. Tomara que não a um preço comprometedor...

4 comentários:

Luwig Sá disse...

Acho um barato quando você dispara suas conjecturas* sobre o processo criativo de Joss Whedon... ehehehe... perdão, amigo, mas como sou supersticioso, acho que você acaba de garantir que o bagulho será um filmaço!

(*) http://blackzombie.blogspot.com.br/2005/05/felicity.html?m=1

doggma disse...

Nada como bancar o advogado do diabo pra agitar as coisas, rs. Mas juro que são pontos que considero pertinentes e esperando para serem suplantados pelo possível filmaço.

Ps: rapaz, suas iniciais batem com as da Lisbeth Salander não é à toa. Memória assombrosa!

Marcelo Andrade disse...

Eles estao trabalhando nisso no mesmo nivel q construiram as piramides, tudo detalhado p/ proporcionar 1 evento unico...ansioso

doggma disse...

Pois é, Marcelo... isso em nossas projeções mais otimistas - que até agora, diga-se, têm se cumprido. Esse "evento único", bem que poderia ser um longa (ou dois [ou três]) contra Thanos, já paramentado com a Manopla do Infinito devidamente carregada.

Depois disso, já me dou por satisfeito. A formação atual pode se aposentar pra curtir os zilhões que faturaram na franquia e os Inumanos podem assumir o lead da Marvel nos cinemas.

A propósito, excelente gosto musical...