sábado, 13 de janeiro de 2018

Sede de Vampirella

E no Plantão Especial de Sábado 13: a Vampirella do mestre Rodolfo "Rudy" D. Nebres!


Quando fiz um merecido tributo ao quadrinhista, já havia atentado para a vasta produção do pequeno gigante das Filipinas. Mas foi num dos divertidos (e viajantes) papos com o VAM! que percebi sua proficiência nas aventuras da vampira do espaço sideral mais adorada da cultura B. E com uma qualidade digna dos melhores trabalhos do artista - o que não é pouco.

Pra quem é fã de quadrinhos de terror dos anos 60 e 70, só uma palavra: essencial.

Tecnicamente, não é a primeira vez que menciono a longeva, libidinosa e lasciva Vampirella por aqui. Mas a bombshell sanguessuga certamente merecia uma ocasião especial só pra ela.

“Vampirella – She's so sexy!”
(Rudy D. Nebres)
Antes, uma dose de contexto pra viagem: no longo período entre 1980 e 1996, Nebres colaborou sazonalmente nos títulos da Vampirella. Com isso, acabou estabelecendo uma das únicas pontes de continuidade entre a Warren Publishing (editora das cultuadíssimas Eerie e Creepy, além da Vamp) e a Harris Publications - que adquiriu o catálogo órfão da Warren em 1983, criando assim a Harris Comics.

Vampirella foi a estrela dessa retomada e vislumbrou parte do antigo sucesso com o início dos anos 90, quando encontrou um público já, digamos, fidelizado por supergarotas curvilíneas em trajes mínimos.

O timing era perfeito. Faltou oportunismo.

Tivesse Vampirella caído nas garras fominhas da Marvel, Nebres hoje seria famoso, cheio de grana, mulheres e iates. Ou não - e ao menos seria convidado para as premieres dos filmes live-action da diva vampiresca pela Marvel Studios.


Conheci o trabalho do VAM! na Batdeira pelas suas interações e colaborações no Submundo HQ - o melhor periódico sobre o mercado nacional de quadrinhos que você vai encontrar por aí. É um mix muito bem dosado de expertise em design gráfico com exercício de estilo que faz qualquer leitor de gibis sair por aí sonhando acordado. Principalmente aqueles das "velhas escolas" - leia-se EBAL, RGE e Abril, entre outras.

Já havia visto algo nessa linha em blogs como o Super-Team Family, mas nunca com uma pegada tão abrangente e profissional. E adaptado à nossa realidade editorial, com direito a pesquisas históricas cuidadosas, do tipo que não se vê em qualquer lugar. E aí que papo vai, papo vem, surge a ideia de juntar o útil ao agradável: a Batdeira com o BZ; a Vampirella com o Nebres; e, enfim, a Vampirella do Nebres.

Os projetos da Batdeira, com as devidas exceções, são pautados em sua viabilidade real e impacto de mercado. Com as sucessivas compilações da Vampirella pela Mythos, por que não um material genuinamente clássico da sanguinária heroína? Francamente não consigo pensar em química mais natural, prontinha pra embalar e vender.

As capas e a diagramação produzidas pelo VAM!, sozinhas, já são vendedoras de alto nível.


Design, arte-finalização, títulos e diagramação por VAM! - Texto por dogg! - Arte por Nebres! - E clique para ampliar!

Fabulosas! Ou nas palavras da Vamp: Satyr and Circe!

A seleção do compilado seria moleza. Começaria com Vampirella #92-#95 (Warren, 1980-1981), da série clássica...


...e seguiria com a fase mais recente - Vengeance of Vampirella ½ (Harris, 1994) e Vampirella Strikes #4, #5 e #7 (Harris, 1996), já incluindo o crossover/quebra com Eudaemon, o Etrigan da Dark Horse.


Tentador como um pescocinho indefeso diante de uma vampira faminta.

Nos extras - é claro que tem que ter extras! - nada melhor que uma galeria de pinups e sketches da morceguinha (ou seria Coelhinha®?) escolhida a dedo - mas gentilmente - dos volumes Vampirella Pin-Up Special 1995 (Harris, 1995) e The Art of Vampirella (Dynamite, 2010).








Depois dessa dá até pra sonhar com aquele longa da Vamp pela Hammer Films (!) que nunca saiu do papel.

Tem jeito aí, VAM!?

4 comentários:

VAM! disse...

"Tem jeito aí, VAM!?"

Ô se tem, companheiro!

E ainda bem que conferi o plantão somente agora pela manhã - obrigado pelos elogios, aliás - caso o tivesse feito a Meia-Noite e Um, nem teria conseguido dormir por conta do efeito Caroline Munro... :P

Abs,
VAM!

doggma disse...

hahah... A Munro naquele "uniforme" da Vampirella seria de tirar o sono mesmo, hein VAM!?

E a suplente Barbara Leigh também não ficava atrás não...

https://www.google.com.br/search?q="Barbara+Leigh"&client=opera&hs=WZS&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi6t7jXvtXYAhUBvZAKHUkaDWUQ_AUICigB&biw=1440&bih=790

Que áureos tempos!

Abração.

LEO disse...

Doggma e VAM...

Parabéns pela postagem e artes/conceitos... Magníficas, como sempre: Ainda mais pra um fã babão da vampirella de longa data q nem eu, rs!

Eu queria ter todas essas obras clássicas dela (a começar pela fase completa do Gonzales) incluindo esse material do Nebres (tenho pouca coisa dele na estante)!

Eu tava comentando com o VAM agora a pouco... q encomendei uma miniatura custom da "vampirella" com base na Donna Troy da coleção regular da DC (assim q tiver pronta eu posto as fotos, mas acredito q vá ficar legal, rs)!

Abs!

doggma disse...

Fala, LEO!

Povo da Mythos tá marcando muita bobeira em não publicar a fase clássica da Warren na ordem. O Gonzalez, o Nebres, o Ortiz... é um desfile de mestres. Só o filé!

E você sabe, precisamos desses caras para chegar à Vampirella perfeita! rs

Opa, customizar Vampirella de uma Donna Troy da Eaglemoss me parece uma ótima ideia. Além dos traços legais e da pose cheia de atitude, achei a bundinha dessa Donna uma mais bonitas da coleção toda. Mal posso esperar pra ver o resultado. :-)

Abração, cara. Tenha uma excelente semana!