quarta-feira, 24 de julho de 2019

"Eu vi coisas que vocês não acreditariam..."


Rutger Oelsen Hauer
(1944 - 2019)

Estamos mesmo na Era das Despedidas. Para quem já passou dos 30, 35, tem sido anos difíceis. Dias difíceis. É complicado viver para testemunhar ícones como Rutger Hauer partindo assim, tão "de repente". Mais estranho ainda é saber disso apenas hoje, cinco dias depois, junto com o mundo.

Hauer foi um astro peculiar. Ambientalista e ativista atuante, trazia em sua arte uma elegância absurda, um olhar enigmático, uma aura de mistério indecifrável e uma das melhores atuações subestimadas do Cinema. Tudo isso ele emprestou sem moderação para filmes muito bons ao lado de nabas inacreditáveis em uma carreira imprevisível e algo errática. Holandeses.

Felizmente, nunca deixou de abraçar a causa pop e com isso deixou a vida dos espectadores muito mais divertida. Ainda deixa.

Nunca pulei reprises com o terrorista Wulfgar (Falcões da Noite, 1981), o jornalista John Tanner (O Casal Osterman, 1983), o guerreiro mercenário Martin (Conquista Sangrenta, 1985), o assustador John Ryder (A Morte Pede Carona, 1986), o melhor filme do Demolidor já feito (Fúria Cega, 1989), o honrado Capitão Etienne Navarre (O Feitiço de Áquila, 1985, e eu defenderei até a morte a trilha eletrônica do filme medieval!) e, logicamente, o replicante existencialista Roy Batty, o verdadeiro protagonista de Blade Runner (1982). E muitos, muitos outros. Sua filmografia é incrivelmente extensa e sua presença na tela, eterna.

 Todos esses momentos, não serão perdidos como lágrimas na chuva...

Bedankt voor alles, Rutger Hauer!

3 comentários:

Luiz Carlos Marcolino disse...

Baita ator e parecia ser um ser humano maior ainda. Adoro "Procurado Vivo ou Morto" e "A Lenda do Santo Beberrão". Mais um mestre que se vai. Wat zal er van ons worden?

Dan Bickle disse...

Realmente pra quem passou dos 30 esta sendo tempo de despedida...Blade Runner é um dos meus filmes de cabeceira(talvez meu preferido)e Roy um dos personagens mais fascinantes que eu ja vi na minha não tão pobre vida de espectador de cinema.
Rutger Hauer era uma figura tão incrível que inspirou ate mesmo Kentaro Miura e seu cultuado mangá Berserk.
Fico pensando o que vai ser da gente quando Pacino,De Niro,Clint,Sly,Anold se forem tbm...

doggma disse...

Luiz Carlos, também adoro "Procurado". Hauer foi um mestre que passeava em qualquer terreno sem fazer feio. Vide "Hobo with a Shotgun" (maluquice gore divertidíssima) e o último filme que vi com ele, "Il Futuro", um drama chileno (!) tocante e muito bacana.

Claro que também fazia muita presepada paga-conta, tipo "Drácula 3D" e "Escorpião Rei 4". Pô, o cara fez "Drácula 3: O Legado Final" logo depois de "Batman Begins", vê se pode, rs.

* * *

Fala, Dan!

Legal, não sabia dessa relação com Berserk. Sempre lembro que a Anne Rice criou o vampiro Lestat com o Hauer em mente e até fez um lobby pra isso acontecer no filme. Mas no final, o Tom Cruise é quem ficou com o papel.

E sim, não será fácil. E essas personalidades que você citou são apenas as do cinema...