quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Feliz pré-Dia das Bruxas

Contextualização é vida. Com todo o hype em torno de Star Wars nos últimos anos, o que mais vi por aí foram missivas classificando a trilogia original de datada e/ou superestimada. O que não concordo sob nenhum aspecto, mas gosto pessoal é uma paradinha, assim, inalienável. O problema é quando ignoram algumas considerações essenciais - que, no caso em questão, era simplesmente o fato de que os parâmetros da época eram anacrônicos. Antes do Star Wars '77, havia só Star Trek e todas aquelas produções de baixo orçamento do Roger Corman. E antes disso, Barbarella, Flash Gordon, Buck Rogers... a pré-história da aventura sci-fi. O impacto de Star Wars - e Superman - naquele cenário foi imenso. Efeitos especiais como aqueles, nem em sonho, e estabelecer uma mitologia pop como aquela era ainda mais improvável.

Isso tudo é facilmente aplicável ao clássico Halloween (1978), de John Carpenter. O filme oficializou o subgênero slasher e teve influência primordial na cultura pop da década de 1980 - e que ainda perdura com intensidade bastante similar. O que hoje é facilmente administrável aos paladares do público, seja pelas reprises, pelas sequências e pelas incontáveis cópias e filhotes bastardos do cinema, livros e HQs, na época gerou um zeitgeist inesperado.

Certamente, a esmagadora maioria do público que entrou naquelas salas de cinema em outubro de 1978 não imaginava o que iria testemunhar (eufemismo para "cagaço que iriam passar"). E, graças ao canal Kyle J. Wood’s DarkCastle2012, podemos ter uma breve ideia da reação ao clímax do filme na ocasião de seu relançamento, em 1979.


O vacilo inacreditável de Laurie Strode compensou com o resultado. Pelos gritos da audiência, a cena com The Shape se erguendo ao fundo realmente aterrorizou todo mundo. Eu sabia que não era coisa só minha...

4 comentários:

VAM! disse...

Sensacionalmente arrepiante, companheiro!

Uma bacana de tudo é a ficha demorando pra cair na galera, quando enquadram o gramado "vazio".

Tem filmes, a gente tem vontade de se esquecer só pra se emocionar ou cagar de novamente.

Abs,
VAM!

doggma disse...

Um espetáculo de cinematografia, VAM!

E o modo como Carpenter estende a cena com Myers em 2º plano se aproximando lentamente de Laurie e a plateia urrando num êxtase de tensão... puta merda!

Ah, nem precisava apagar minha memória. Já me contentaria em "só" viajar no tempo para testemunhar a reação do público em certos filmes na época em que foram lançados... "Tubarão", "Alien", "O Exorcista", "O Iluminado"", "A Noite dos Mortos-Vivos", "Guerra nas Estrelas"...

Ai, ai...

VAM! disse...

"... para testemunhar a reação do público..."

E não é que busquei por esses vídeos similares, assim que assisti a esse via BZ?! Mas não encontrei nenhum dos filmes citados.

Tubarão de cara foi a primeira escolha, desejoso de ver a reação do público diante de um "mareado" Chefe Brody jogando tripas de peixes no mar, enquanto o "pequeno Bruce" dá um sorriso para a platéia.

Faço das suas as minhas...

"Ai, ai..."
VAM!

doggma disse...

Pois é, VAM! Nesse segmento, também desencavei poucas coisas. Só que umas delas é um material é tão bom, mas tão bom, que estou até estudando fazer um pequeno projeto em cima. E com certeza vai virar post.

Abração!