sábado, 30 de novembro de 2019

Retrospec Novembro/2019

"Remember, remember, the Fifth of November..."


1/11¹ - O Rage Against the Machine irá se reunir para uma série de shows - Coachella incluso. E a gurizada endoida.


1/11² - Fim de uma era: o Comic Book Data Base vai fechar e investir em uma nova plataforma - zerando assim todos os catálogos cadastrados. Cara, morro de medo disso acontecer com o Guia dos Quadrinhos. Por tudo o que já testemunhei nesses anos de indústria vital eu sei que esse dia ainda vai chegar...

Gráfico DISTRIBUIÇÃO DE ERROS POR EDITORA. Dados analisados: Erros postados nessa página no período de 7/jan-30/set. #errohqs
Publicado por Todo Dia Um Erro Nos Quadrinhos Diferente em Sábado, 2 de novembro de 2019

2/11¹ - A página Todo Dia um Erro nos Quadrinhos Diferente publica um gráfico parcial de 2019 com os erros que povoam a sua, a minha, a nossa coleção. Gráfico este que poderia ser chamado de "Little Boy" por algumas editoras.

TOP 10 EDIÇÕES COM MAIS ERROS Dados analisados: Erros postados nessa página no período de 7/jan-30/set. ADENDO: A...
Publicado por Todo Dia Um Erro Nos Quadrinhos Diferente em Sábado, 2 de novembro de 2019

2/11² - E o Tópi Déis das edissões com máis êrrus merecia o nome de "Fat Man". Ai, meus Novos Titãs...

Gráfico DISTRIBUIÇÃO DE ERROS POR MÊS PANINI (1º lugar dentre as editoras) Dados analisados: Erros postados nessa página no período de 7/jan-30/set. #errohqs
Publicado por Todo Dia Um Erro Nos Quadrinhos Diferente em Sábado, 2 de novembro de 2019

2/11³ - Então a distribuição parcial de 2019 com os erros/mês só pode ser a "Tzar Bomba".

Tabela LEVANTAMENTO DE ERROS MÊS A MÊS POR EDITORA Dados analisados: Erros postados nessa página no período de 7/jan-30/set.
Publicado por Todo Dia Um Erro Nos Quadrinhos Diferente em Sábado, 2 de novembro de 2019

2/114 - E esse levantamento mês a mês parcial de 2019? "Jorge Jesus"?

3/11¹ - O péssimo box office de O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio pode levar a própria franquia a um destino sombrio.

3/11² - Samuel Rosa passa a régua e fecha a conta do Skank. E cutuca as bandas que cultivam a "falta de assunto" em nome da longevidade e a "forma de consumir música hoje" - uma questão mais profunda e, ironicamente, mais longeva do que se imagina.

4/11 - Exausto de repetir que Robert-Pattinson-é-bom-ator-vide-The-Rover, fiquei feliz com Matthew McConaughey sendo cotado para o papel de Harvey Dent em The Batman. Ele é bom ator, vide Killer Joe.


5/11¹ - Que fique registrado® que, neste dia®, lendo o artigo apelativo da BBC "'Invasão da Área 51': a piada no Facebook que virou um possível desastre humanitário", tive uma ideia® para um longa-metragem®.
– Na trama, a invasão-flash mob realmente acontece e, vamos dizer, 100 mil dos 3,5 milhões de interessados se deslocou lá pro meio do deserto para invadir a base, libertar ETs de suas celas brincar com tecnologias de outro mundo. A princípio, os soldados tentam dispersar a multidão com balas de borracha, gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral - pra não pegar mal diante da ampla cobertura da mídia. Mas a coisa escala e baixas pipocam nos dois lados em tempo recorde. Com todo aquele caos de tiro, porrada & bomba, um pequeno grupo fura o bloqueio e se infiltra nas dependências subterrâneas da Área 51. Em seguida, uma explosão destrói uns geradores e a base é selada automaticamente. Com as flutuações de energia, vários sistemas caem e várias contenções se abrem... Daí pra frente, nosso time de bravos libertadores precisa se virar para sobreviver a alienígenas putos da vida, híbridos, aberrações genéticas, fendas interdimensionais, soldados aprimorados monstruosos, uns zumbis-teste (lógico!) e cientistas esquisitos que não veem a luz do dia há anos.
– O título poderia ser até "Invasão da Área 51"® mesmo.
Found footage, claro, pra fechar a clichezada (e o orçamento com troco de padaria).
5/11² - Peter Ramsey, co-diretor do oscarizado e globodeourizado Homem-Aranha no Aranhaverso, irá dirigir uma "cinebiografia não-convencional" do icônico bluesman Robert Johnson. Love in Vain será lançado pela Paramount, produzido por Lionel Ritchie e escrito por Krystin Ver Linden.

5/11³ - Macacos me mordam: Rob Liefeld tem razão sobre os rumos da franquia O Exterminador do Futuro.

5/114 - Parece que o Homem-Aranha japonês - aquele, da série tokusatsu setentista - estará em Homem-Aranha no Aranhaverso 2. Será que vão trazer o robozão Leopardon também?

5/115 - A Warner está em negociações com Colin Farrell para o papel do Pinguim em The Batman e com Andy Serkis para interpretar o Alfred? É isso mesmo, produção?

6/11¹ - E abriu a porteira da Disney de Luxo pela Panini! $eguuuura, peão...


6/11² - Após a boatada reunião do The Smiths (mesmo com Morrissey mais à direita do que nunca), Johnny Marr, numa beleza de coice britânico, pega a saída pela esquerda.

6/11³ - Dampyr, o sensacional fumetti criado por Mauro Boselli e Maurizio Colombo, está virando filme. E já estreia em 23 de janeiro de 2020.

6/114 - A legendária atriz francesa - e deusa pra vida - Catherine Deneuve sofre um AVC isquêmico. Felizmente, já se recupera bem e sem sequelas.


6/115 - O sensacional desenhista Goran Parlov é outro que está se recuperando de um AVC. PelamordeDeus, hein, Sra. "O-Grande-Momento-da-Vida". Vá caçar um ditador, uns neonazistas ou uns projetos de fascistas por aí... eu, hein...

7/11¹ - O Tool manda avisar que o fã que erguer seu celular pestilento nos shows será ejetado para a puta que o pariu - e sem reembolso. Além, é claro, de ser devidamente espancado pelos seguranças. Ok, essa parte é brincadeira.

7/11² - Kane Hodder irá comparecer à próxima Monster-Mania Con paramentado de Uber Jason - o Jason ciborgue do esculachado, mas divertidíssimo lixo Jason X (2001). Demais!

7/11³ - Em sua autobiografia Acid for the Children, o geralmente reservado Flea, do Red Hot Chili Peppers, conta que Anthony Kiedis pode ser "controlador" e, em entrevista ao The Guardian, que "ele sempre quer ser o alfa". Também comentou sobre a difícil convivência durante a fase junkie do cantor. Para uma banda de 36 anos que foi ao inferno e voltou uma dúzia de vezes, já é um milagre que ainda estejam vivos, quanto mais juntos. Por tudo isso, kudos. Uma pena que discaços como The Uplift Mofo Party Plan (1987) e Mother's Milk (1989), nunca mais.


7/114 - Hoje foi aquele dia, em que o jornalista Augusto Nunes - sem argumentos e nem um mísero Pulitzer - estapeou o jornalista Glenn Greenwald durante o programa Pânico, na rádio Jovem Pan. Claro que a treta vem de algum tempo, com Nunes já sem argumento e nem Pulitzer.

7/115 - E diante do troca-tapa esquerda/direita entre os jornalistas, o ótimo desenhista paraense Joe Bennet (Immortal Hulk) não conteve o reacinha interior e postou um pedido de co-autoria no tapa, adicionando que se estivesse no lugar de Nunes, teria dado um soco - provocando um nauseante déjà vu de bovinos empolgados... Cê é o bichão memo, hein doido®. Logo depois, provavelmente lembrando para qual gigante de entretenimento com agenda liberal-progressista trabalha, deletou o post e pediu desculpas. Mas o tal do print screen é uma merda, né não?


7/116 - Jonathan Hickman não é Ana Hickmann, mas também é diva.

7/117 - Só confundi todas as vezes em que olhei para as fotos dos pombinhos. Se fosse Dame Mirren mesmo, seria Most Excellent!

8/11¹ - Com orçamento entre 55 e 70 milhões de dólares e bilheteria relando o pé na Terra Prometida do 1 bilhão, Coringa já é a adaptação de quadrinhos mais lucrativa da História.

8/11² - A Devir anuncia o lançamento da DNet, plataforma digital para reserva de HQs com descontos dinâmicos. Uma promissora novidade na surrada relação fornecedor-varejista-cliente. Pena que a implementação não abrange também o envio, velho calcanhar de Aquiles do comprador online.

8/11³ - Jeremy Slater vai liderar os escritores da série live-acion do Cavaleiro da Lua pela Disney+. Não assisti The Umbrella Academy, mas já tive algum contato com o trabalho do roteirista. Se estiver em boa fase, ótimo, caso contrário...

9/11¹ - Tim Drake, ex-Robin, agora é simplesmente Drake. E, como sabemos, todos amam o Drake. Menos aquele Drake.

9/11² - Parece que Doutor Sono, sequência de O Iluminado, não iluminou as bilheterias e vai ficar em 2º lugar em seu fim de semana de abertura.

10/11 - Em resposta ao "movimento" Quadrinistas Antifascistas, surge o Quadrinhos sem Política. Olha, isso até existe, na revista do Chico Bento. E mesmo assim tem que pular umas edições.


11/11¹ - 3ª temporada de Titans confirmada para 2020. É bom mesmo!

11/11² - Bill Murray é confirmado pela 49ª vez em Ghostbusters 2020. Mas ainda não senti firmeza. Vamos aguardar até a confirmação #60.


11/11³ - Divulgadas algumas artes das séries animadas The Falcon and the Winter Soldier, Guardians of the Galaxy e What If...?. A supersoldado Peggy Carter e Steve Rogers com armadura parecem ótimos, mas ainda prefiro, claro, o outro Steve... - e vazou o teaser do What If...?!

Estreou hoje o Catarse de KRAKEN, obra máxima da dupla Segura e Bernet que será publicada na íntegra pela primeira vez...
Publicado por Figura em Terça-feira, 12 de novembro de 2019

11/114 - Aberto o Catarse do quadrinho cult Kraken, pela editora Figura. A campanha vai até o dia 13 de dezembro. Apoie pra ontem – primeiro, porque é uma ordem, soldado!; segundo, é material oitentista da espetacular dupla espanhola Antonio Segura/Jordi Bernet. E isso, espero, dispensa comentários.

11/115 - Kevin Feige diz que Os Eternos é um filme grande, caro e um risco. É o que se tem quando resolve não reiniciar os trabalhos com o Quarteto Fantástico ou os X-Men, meu chapa.


12/11 - E tá aí, o Sonic com um novo visual e mais fiel ao original. Resta saber se o nível do filme irá honrar a grana gasta na repaginada.

13/11 - Trent Reznor e Atticus Ross ganhando um prêmio de música country já deveria ser bizarro o suficiente. Só que a música nem era deles (ou do Nine Inch Nails), e sim do rapper Lil Nas X!







The Man in Black ⚡️ Like most kids growing up, I dreamed about being a superhero. Having cool superpowers, fighting for what’s right and always protecting the people. It all changed for me, when I was 10yrs old and was first introduced to the greatest superhero of all time - SUPERMAN. As a kid, Superman was the hero I always wanted to be. But, a few years into my fantasy, I realized that Superman was the hero, I could never be. I was too rebellious. Too rambunctious. Too resistant to convention and authority. Despite my troubles, I was still a good kid with a good heart - I just liked to do things my way. Now, years later as a man, with the same DNA I had as a kid - my superhero dreams have come true. I’m honored to join the iconic #DCUniverse and it’s a true pleasure to become, BLACK ADAM. BLACK ADAM is blessed by magic with the powers equal to SUPERMAN, but the difference is he doesn’t toe the mark or walk the line. He’s a rebellious, one of a kind superhero, who’ll always do what’s right for the people - but he does it his way. Truth and justice - the BLACK ADAM way. This role is unlike any other I’ve ever played in my career and I’m grateful to the bone we’ll all go on this journey together. BLACK ADAM 12.22.21 ⚡️ Huge thank you to my friends, @jimlee and @bosslogic for this first time ever bad ass collaboration.
A post shared by therock (@therock) on

14/11¹ - Jim Lee cria um concept bacana para o Adão Negro Dwayne "The Rock" Johnson. Só podiam rapar essa capa fora, pô.

14/11² - A Warner atualizou o logo e claro que o antigo é melhor.

Back in my other home, Sao Paulo for couple of days and starting the tour on next week in Buenos Aires! Can’t wait!!! Ps.eat fruits, don’t drink beer! Especially this one. It’s shit.
Publicado por Matias Kupiainen em Quinta-feira, 14 de novembro de 2019

14/11³ - A Skol desceu quadrada para o guitarrista Matias Kupiainen, da banda finlandesa Stratovarius. Bem feito. Se tivesse conferido minhas dicas de cervejis no Cidade Fantasma, não teria passado por isso.

15/11¹ - O lendário mangaká Leiji Matsumoto – criador de clássicos como Patrulha Estelar e Capitão Harlock, entre muitos outros – é internado em Turin, Itália, com suspeita de AVC. Mas, felizmente, já está fora de perigo.

15/11² - A Legendary Television (que eu nunca ouvi falar) fecha um acordo com Frank Miller para uma telessérie de Sin City. E, naturalmente, Robert Rodriguez está em negociações para participar do projeto.


15/11³ - Nicolas Cage personificará Nicolas Cage em um filme sobre Nicolas Cage! The Unbearable Weight of Massive Talent terá, duh, autorreferências aos maiores clássicos Cageanos, como Despedida em Las Vegas e A Outra Face. A trama envolverá produções de Quentin Tarantino (!), a CIA (!!) e um cartel mexicano (!!!). No ramo dos ultrametafilmes esse promete deixar JCVD e Quero Ser John Malkovich parecendo Spice World: O Filme.

15/114 - Uma das participações mais inusitadas de toda a franquia Star Wars é, sem dúvida, a de Werner Herzog em The Mandalorian, a (até aqui, ótima) série criada por Jon Favreau. Pois ele e o co-roteirista e diretor Dave Filoni revelam que a experiência de dirigir o venerado cineasta tem sido espetacular até quando eles os chama de "covardes". Pô, que honra!

15/115 - E Coringa é o 1º filme com classificação "R" a chegar a US$ 1 bi nas bilheterias.


17/11¹ - Sensores indicam que o #ReleaseTheSnyderCut aumentou sua irradiação em 800% nos últimos dias. Senão vejamos: além de Jason Momoa, Ben Affleck e do pôster do BossLogic, também aderiram à causa Gal Gadot, o Cyborg Ray Fisher e até Damon Lindelof e Diane Nelson, ex-presidente da DC Entertainment. Já enviei os melhores operativos do BZ para investigar o que está havendo.

17/11² - A sequência-título da série do Gavião Arqueiro é bacanuda. Obviamente, calcada nas artes de capa de David Aja para a espetacular série solo do ex-vilão arqueiro.


19/11 - Se vai Tom Lyle, aos 66. Escritor e desenhista, Lyle trabalhou com Roger Stern em Starman e ao lado de Chuck Dixon na trilogia solo do Robin (I, II e III). Mas ficou mais conhecido por criar o design do Aranha Escarlate, na conturbada Saga dos Clones. Mesmo afastado do mainstream há anos, comparecia em várias convenções (a imagem acima é da Heroes Con 2008, em Charlotte, NC). Desde 2005 lecionava arte sequencial. E pelos posts e fotos de seu blog pessoal, o mais importante: parece ter sido um perfeito bon vivant.

20/11¹ - A Warner já começa a trabalhar na sequência de Coringa. Precisamos arrumar um vilão para o Palhaço do Crime... Que tal o Jason Todd?


20/11² - Se vai o cineasta Fábio Barreto, aos 62. O produtor, diretor, ator e roteirista se encontrava em coma desde um acidente de carro em dezembro de 2009. Barreto teve uma carreira prolífica por trás das câmeras, inclusive dirigindo O Quatrilho (1995), indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro - além, claro, de seu derradeiro Lula, o Filho do Brasil (2009). Pessoalmente, sempre curti mesmo é O Rei do Rio (1986), uma pérola.

20/11³ - Com a moral na extratosfera via The Mandalorian, Jon Favreau poderá ter um papel de liderança ainda maior na franquia Star Wars. Se sobrar alguma coisa até lá, logicamente.

21/11¹ - Uma edição de Marvel Comics #1 (agosto/1939) é leiloada pelo valor recorde de 1,26 milhão de dólares. Arremate este que é o sonho molhado dos Mercenários Livres.


21/11² - Se vai Gahan Wilson, aos 89. O lendário cartunista foi um dos mais influentes artistas do quadrinho underground americano. "Underground" no sentido de "transgressor", visto que seu estilo mixando terror, humor negro e críticas à estupidez humana rechearam as páginas da Playboy, National Lampoon e The New Yorker. E entre seus fãs, ninguém menos que Stan Lee e Guillermo del Toro.

22/11¹ - Channing Tatum e o produtor Roy Lee vão se meter a adaptar The Maxx, o gibi cult-mor de Sam Kieth. Blasfêmias à parte, pessoalmente, já estou satisfeito com a série animada que passava na MTV e no Locomotion. Mas quer saber? Que façam o filme. E abarrotem a conta bancária do Kieth. Ele merece. Sem falar que a possibilidade de uma Julie Winters live-action é algo sempre negociável.


22/11² - Antônio Augusto de Moraes Liberato, o Gugu Liberato, faz sua passagem, aos 60. Era uma autêntica entidade da televisão popular brasileira, com todas as suas fórmulas, vícios e excessos - muitos deles atualizados e até mesmo criados pelo apresentador. Foi onipresente na década de 1980 com o sucesso do programa Viva a Noite e quadros como impagável "Rambo Brasileiro" (mistura de cospobre, Clube das Mulheres e uma total falta de noção), bem como suas boy bands Dominó e Polegar, que vendiam milhões de discos e transitavam por todas as emissoras, além de vários outros projetos - e claro que isso se estende também aos quadrinhos. Muito influente, foi um dos comunicadores que melhor entenderam o complexo perfil do público brasileiro e souberam como administrá-lo. Mesmo em seu universo de populismo, baixa cultura e polêmicas, uma carreira notável.

25/11 - Após o fenômeno dos lombadeiros, eis que surgem os bookplateanos! Haja paciência...

26/11 - Como toda pessoa acima dos 70 anos, o guitarrista Pete Townshend não quer saber de fazer média e solta o verbo pra cima do baixista John Entwistle e do baterista Keith Moon, seus finados companheiros de The Who. E também sobrou umas farpas... ou melhor, uns vergalhões para o sobrevivente Roger Daltrey. Essas declarações chocaram a geral rockeira, mas a verdade é que há poucas coisas mais horripilantes no mundo do que um véio dando opinião.

29/11¹ - Blade Runner ganhará uma série anime via Adult Swim/Crunchyroll/Alcon. Blade Runner Black Lotus se passará 17 anos antes do filme Blade Runner 2049 (2017). Ainda não há data para lançamento.


29/11² - Leonardo DiCaprio é acusado de "dar dinheiro" para "tacar fogo na Amazônia". Bom saber. Agora já podemos dormir sosseGados.

6 comentários:

Henrique Guerreiro disse...

Maravilha a criação da sessão Retrospec, Dogg. Chupa, Globo!

Como não dá pra comentar cada ponto, só vou me ater a um: rapaz, depois do Lombadeiro, os bookplateanos é de chorar. Uma tristeza ver esse momento do mercado de quadrinhos se tornar tão, hãn, mercadológico, rs...

Apesar de tudo, nunca tivemos tantos títulos, de tantos gêneros e de épocas diferentes. Reduzir tudo a um colecionismo barato, atrelado a um brinde sem uso prático (um marcador de página já matava os dois coelhos) acende um alerta pra mistura explosiva de: leitor - jovem/ editoras - amigas/ amazon/ desconto - no - preço - de - capa/ preço - de - capa- absurdo / "mimos" e mais uma caralhada de coisas que a gente, como leitor das antigas, nem sonhava em ser uma preocupação, pq o objetivo final era ler o maldito gibi, não?

Bom, o tiozão (ou "boomer", pra ficar mais antenado (ou wifido))aqui já deu sua opinião, rs, mas queria saber o que mais cê pode dizer sobre isso?

Inté!

Tulio Roberto disse...

Minha Leitura mensal obrigatória. Enfim uma retrospectiva que merece ser acompanhada.

Que o projeto continue por um bom tempo!

doggma disse...

E aí, Guerreiro! É chupa Globo, chupa Contigo, chupa Caras, chupa etc, haha

"Uma tristeza ver esse momento do mercado de quadrinhos se tornar tão, hãn, mercadológico, rs"

Pois é, saudades da época em que se escolhia um ou, no máximo, duas revistinhas numa banca, devorava em meia hora e depois ia pra rua com o resto da molecada aplicar na prática o conhecimento pop adquirido...

O bookplate (e marcadores de página, chaveiro do Dredd, anel da Caveira, baralho da Marvel, rs) é uma memorabília curiosa. E nada mais. Mesmo assinada pelo autor. Fazer um escarcéu por causa disso, só indica que o valor financeiro está sendo mais considerado que a HQ em si. Ou que o fanatismo nerd-acumulador tomou conta de vez. Não sei qual o pior.

Ah sim, e esse papo nosso aqui é papo de véio reclamando da nova geração. Já passamos por isso também. Ninguém escapa ileso, rs...

T+!

* * *

Fala, Tulio!

Acho divertidíssimo fazer. E não dá trabalho nenhum. Vou atualizando à medida que as notícias aparecem.

Tô pensando seriamente em continuar, mesmo ficando meio repetitivo.

Abraço!

Fabiano G. Souza disse...

Deixo minha sugestão de transformar o post em ao menos quinzenal e não mensal. Vai ficar mais leve de acompanhar.

doggma disse...

Boa, Fabiano! Além disso, não ia ficar tão defasado. O único porém é que diminuiria minha janela para outras postagens (já escassas). Mas vou considerar esse formato...

samurai disse...

"Tô pensando seriamente em continuar, mesmo ficando meio repetitivo."

to be continued...