quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Universo Marvel 171

Jim Shooter nunca foi de medir palavras. Adoro a máxima de Bruce Jones resumindo como era trabalhar com o ex-editor-chefe-e-carne-de-pescoço da Marvel: "I was just in there dodging shots from Shooter." Trocadalho do carilho. Então, nada melhor para animar um evento ou um churrasco da firma que a presença desse ilustre controverso. Sempre rende —e rendeu bastante no Q&A da MegaCon Orlando, que rolou no início deste mês.

Neste trecho, ele conta sobre um telefonema muito suspeito que recebeu da Marvel a respeito de Guerras Secretas. Quase 40 anos depois da saga...


Em tradução livre, leve e solta:

"Esse palhaço me ligou da Marvel, não era editor nem nada. Ele era um executivo da administração de propriedades, o que é um pouco estranho. Ele me perguntou se eu queria escrever uma novelização de Guerras Secretas. E eu disse, bem, que pensaria a respeito. Então ele me mandou uma oferta e a oferta veio com um contrato e o contrato era grosso assim. E quase tudo daquilo era um contrato retroativo de prestação de serviços. E era legalmente coberto de todas as maneiras possíveis, se o tribunal não aceitasse aquilo, até seus filhos iriam pra cadeia. Isso é terrível e era tão somente um enorme e draconiano negócio de prestação de serviços. E haviam duas páginas sobre o quê o acordo realmente era e o acordo era inaceitável de todo jeito. Eu estava, tipo, 'não, não vou fazer isso, não é nem mesmo uma oferta real.' Acho que talvez ele pensava que eu estivesse desesperado ou algo assim. Então, eu recusei e aí recebo uma ligação de seu chefe, David Bogart, e ele é vice-presidente executivo de alguma coisa relacionada às propriedades. E ele pediu desculpas por esse cara subalterno que estava tentando me convencer a assinar o contrato antes... Ele disse, 'bem, eu realmente não posso falar sobre isso, mas gostaríamos que você assinasse um contrato de prestação de serviços' e, eu disse, 'tudo bem, envie para mim, eu trabalho por encomenda. É seu, apenas me envie a papelada.' E ele disse, 'não, estamos preparados para lhe pagar dez mil dólares para assinar o seu nome.' Eu disse, 'você não tem que me pagar nada, eu sei que foi um trabalho por encomenda, o que eu vou fazer, mentir?' Mas eles não tinham um único pedaço de papel que dissesse que eram os donos do Beyonder, Titânia, Vulcana e de quaisquer outros personagens que colocamos lá, incluindo a nova Mulher-Aranha e toda a coisa do Uniforme Negro, nada, e nenhum pedaço de papel para dizer que eram seus donos. Eu disse, 'você não tem que me pagar, mande o maldito papel, eu assino.' Ele disse, 'pegue o dinheiro, idiota.' Eu disse, 'tudo bem, eu pego.' Então, assinei o contrato e perguntei a ele, 'isso significa que você vai fazer um filme, certo?' Ele respondeu, 'não tenho autorização para falar sobre isso'. E eu disse, 'acho que você acaba de falar.'"

No fim, ele faz breves reflexões sobre a indústria hollywoodiana e o jeitinho à Odorico Paraguaçu de conduzir negócios por lá. Não nestes termos, evidentemente.

Primeiro: hábitos antigos não se perdem fácil. O "palhaço" que o diga. Devia ser um purgatório trabalhar com/pro Atirador. Segundo, muito provavelmente ele acaba de escancarar em praça pública qual será a direção do UCM pós-Kang. E isso é inconcebivelmente grande em escopo. Planejamento a longo prazo, é o que digo. Por último, é um testemunho inconteste do chapéu-seguido-de-bolada-nas-costas que a Marvel acabou de aplicar. Mais um.

Dez mil doletas não é nem 0,01% do bilhão fácil que o estúdio irá faturar com a bilheteria disso —pra não falar nos direitos de co-criação dos personagens citados (e mais um complicado: Venom) e o respectivo merchandising/pé de meia vitalício. Kevin Feige deve estar rolando de rir até agora.

E assim se encerra mais um capítulo de Cambalacho Marvel da Semana.®™

Se estivesse lá, teria dito a Shooter para perguntar antes e atirar assinar depois. E principalmente: "não pegue o dinheiro, idiota."

14 comentários:

Marcelo Andrade disse...

Salve Dogma!
Planejamento a longo prazo rolando....vamos que versão eles vão dispor p/ os reles mortais e os "abençoados" que tiveram nas mãos a primeira edição dessa mega saga em terras brazucas.
T+ e se cuida.

doggma disse...

Rapaz, passar na banquinha e agarrar cada uma das 12 edições daquela minissérie, na época, era como receber as Tábuas da Lei direto das mãos do Senhor.

Mal sabia eu que aqueles Mandamentos passaram antes pelas mãos do profeta Jotapê...

Abraço e te cuida².

Bernardo disse...

Aí Doggma, põe na conta da Disney também essa coleção de bola nas costas que a galera anda levando. A empresa adora posar de progressista e muuderna, mas na hora de botar a mão no bilhão não quer soltar nem umas migalhas pros criadores. Torcendo pra turma seguir o exemplo do Brubaker no quesito botar a boca no trombone, ou melhor ainda, continuar a migração para editoras como a Image, que sabem dar o valor de uma propriedade intelectual a quem é de direito.

doggma disse...

Fala, Bernardo!

Se existe algo de positivo em lidar com Marvel e DC é a enorme vitrine que elas dão. Isso conta muito. Claro que não deveria ser só isso, mas, no fim, é a única garantia dos artistas quando partem para a independência.

Olha que Image também já sacaneou gente pelo caminho, hein...

VAM! disse...

Surpresa maior pra mim, foi descobrir que o Shooter esta vivo, pensei tinha morrido nos anos 90.

Abs,
VAM!

doggma disse...

Meio que morreu mesmo após ser chutado da Marvel em '87 e expulso da Valiant (que ele mesmo fundou!) em '92...

Abraço!

Anônimo disse...

" (...) reflexões sobre a indústria hollywoodiana e o jeitinho à Odorico Paraguaçu de conduzir negócios por lá. " Por coincidência, ontem eu li um artigo estarrecedor sobre o único filme de Hollywood do brasileiro Heitor Dhalia, o 12 Horas. Ele foi chamado pra ser o diretor, mas na realidade o filme foi todo do financiador. Dhalia foi proibido até de falar com a atriz principal a sós. E se não topasse os caras não tavam nem aí.

doggma disse...

Nossa, perrengue absurdo. Walter Salles e Fernando Meirelles também passaram um dobrado por lá. E o coitado do José Padilha confessou que foi a pior experiência da vida dele.

Isso fora os outros que só desconfio, tipo o Oliver Hirschbiegel. Não tem como um cara que faz um filmaço como Der Untergang estrear em Hollywood com uma porcaria do calibre de Invasores (aquele com a Nicole Kidman). Meteram a mão no trabalho do cara, só pode...

VAM! disse...

Não sabia que o Meirelles tinha tido experiências ruins com seus filmes, ele conseguiu boas realizações até onde assisti. Já o Salles fez aquele "Água Podre" ou qualquer coisa assim e o resultado foi bem ruim mesmo. Mas sobre o Padilha, foi ele quem disse ter escolhido fazer remake do Robocop, então fica difícil defender.

Abraços Roliúdeanos,
VAMovies!

doggma disse...

Fala, VAM!

O Meirelles talvez tenha sido o cineasta brasileiro que melhor se adaptou por lá (tirando, claro, o Bruno Barreto!), mas também passou dificuldades nos bastidores para manter sua visão. Especialmente durante as filmagens de Ensaio Sobre a Cegueira. Ele chegou a comentar algo na Piauí, se não me engano.

Sobre o Padilha, nenhum diretor em sã consciência iria passar um novo RoboCop, né. É uma rara oportunidade de fazer cinema crítico disfarçado de mainstream, como o Verhoeven fez lindamente no original. O problema é que o estúdio não deu folga pro cara...

Abraços de Elite!

VAM! disse...

Falando em sã consciência, oque podemos esperar do reboot de Toxic Avenger? A escolha do Dinklage, despertou meu interesse.

Abraços, Wagnerianos,
VAMoura

doggma disse...

Kevin Bacon, Elijah Wood e o molequinho de O Quarto de Jack também estarão no filme. Será o Vingador Tóxico em versão Deluxe com capa dura, lombada redonda, corte trilateral, fitilho e bookplate autografado! rs

O diretor fez um filme bem legal, Já Não me Sinto em Casa Nesse Mundo, pela Netflix. Vamos torcer.

Abraços Tromaníacos!

Anônimo disse...

A Disney/Marvel é o câncer da indústria cinematográfica.

doggma disse...

Mas, sejamos justos, o cinema americano já havia sido processado, enlatado e vendido muitos anos antes.

Pelo menos agora rendeu alguns bons filmes de gibis.