segunda-feira, 10 de abril de 2023

O mestre da leitura de dobra


Allan “Al” Jaffee
(1921 - 2023)

É o final dos tempos (mais um). Se foi o grande Al Jaffee aos incríveis 102 anos. O legendário ilustrador/cartunista foi o melhor naquilo que fazia, até porquê era o único: nos levar a detonar nossas revistas com as divertidíssimas Dobradinhas MAD, publicadas sempre na 4ª capa de cada edição.

Na minha antiga coleção — e já tive um calhamaço de respeito — não havia 1 MAD sequer sem a contracapa parecendo uma sanfona. Era a leitura levada às últimas consequências.

Jaffee foi um dos últimos quadrinistas da Era de Ouro. Ainda nos anos 1940 trabalhou na Timely Comics e na Atlas Comics, ambas pré-Marvel. Também produziu inúmeros syndicates para vários jornais e já era contratado da MAD desde 1955, porém, foi em 1964 que lançou seu projeto mais famoso e longevo, claro, a Dobradinha MAD.

Ou MAD Fold-In.


E só foi parar em 2020, com a merecida aposentadoria.

Graças a ele, tivemos a rara oportunidade de mutilar nossos queridos gibizinhos sem (muita) dor na consciência...

Thank you, Mr. Jaffee!

2 comentários:

Marcelo Andrade disse...

Salve Dogma! Essas montagens me deixavam enlouquecido...meu irmão era colecionador e eu como todo irmão pentelho pegava escondido para ler.
Depois que viu que os cascudos não resolviam tive mais liberdade para desfrutar sem ter que ler correndo e me perder em tentar dobrar essas paginas so p/ ver a mensagem.
Epico...cada mes era uma informação era um mundo novo.
Outra lenda que se vai!
Boa semana!

doggma disse...

Marcelo, li rápido e pensei que você que dava os cascudos no seu irmão, rs... Felizmente, no fim o BEM prevaleceu, apesar dos galos na cachola.

Cara, nunca esqueço do meu 1º contato com a MAD. Um vizinho estava dando uma limpa num cômodo da casa e, sabendo que gostava de gibis, me perguntou se queria dar uma olhada numas caixas de revistas antes de ir tudo pro lixo. "OPA", respondi.

Cheguei lá e, entre uma maioria de Tex, Calafrio, Tio Patinhas, Almanaque Disney e Heróis da TV (série Hanna-Barbera), tinha todos os números da MAD da Record lançados até ali.

Na época, não conhecia a revista. Mas foi só folhear que, dez minutos depois, já estava completamente "pirado". Minha mãe encheu o saco quando cheguei em casa com as caixas, mas a minha cara era o retrato da felicidade...

Isso não tem menos que 35 anos e parece que foi ontem. Cacilda...