quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Demolidor Depois de Horas


Aproveitando o aniversário do genial David Mazzucchelli, nada como relembrar um dos melhores pesadelos recorrentes que alguém já me deu nesta vida. Lembro vividamente de quando li a última história de Superaventuras Marvel #49. A história "A Noite Mais Longa de Minha Vida" foi coescrita pelo prolífico Harlan Ellison e por Arthur Byron Cover, ambos figurões da literatura de ficção científica. A trama mostrava nosso querido e sofrido Demolidor indo ajudar uma inocente menininha e sendo mastigado por uma mansão lotada de armadilhas mortais.

O lugar era de botar o Jigsaw e o Arcade chorando abraçados em posição fetal. Em conchinha, portanto. Dava quase para ver o brilho sádico nos olhos de Ellison e Cover ao escreverem o roteiro.

Lógico que foram Mazzucchelli, no topo da forma Marvel style, e o saudoso arte-finalista filipino Danny Bulanadi que me arrastaram para dentro daquele cenário de suspense, terror e do mais puro "putaqueuspa, agora fudeu!!". Era julho de 1986 e ainda ficava petrificado de medo com as reprises de Geração Proteus, O Enigma de Andrômeda e Westworld, de temáticas similares. Ou seja, era uma presa fácil. Tanto quanto o pobre Matt Murdock.


Quando terminei, a sensação era ter sido atropelado por uma frota de caminhões. Não foi à toa que colocaram essa história para fechar a revista.

Hoje, milhões de releituras depois, acho divertida demais. Uma aula de construção e plot twist. Mas o finalzinho perturbador, à Rod Serling, ainda é de arrepiar. Brrr.

Feliz níver, Mazzucca!

6 comentários:

Vinícius Alves Hax disse...

Infelizmente tem uma sequência de histórias após o primeiro run do Miller e antes da Queda que só sairam em formatinho onde o Mazzucchelli tá desenhando muito.
Eu tive a SAM 59, que tem o Demolidor lutando na chuva que eu li 500 vezes e tem uma arte linda de chorar que eu queria muito ver em formato americano ... um dia desses ....
Abraço!

Marcelo Andrade disse...

Lembro de uam em que um pane geral fez a população achar que era ataque sovietico e o pov osurtou...auqlea historia e uma das epicas na minha opinião (não estou pondo a Queda no pacote pq e injusto), pois mostrou a fragilidade das pessoas para lidar com algo acima (como os dias de hj mostraram em alguns casos da pandemia) de sua percepção. Preciso me organizar e sentar para reler essas obras..necessarias d+. Abraço meu caro.

Luwig Sá disse...

Esse foi o meu 1° contato com o Demolidor. Às 3 e pouco da madrugada, seu texto veio como aquela garfada do Anton Ego em Ratatouille. Lembro vividamente onde estava quando li essa história; sentado num janelão na casa de uma tia-avó no interior daqui da Paraíba. Por acaso, foi tbm minha 1ª SAM. Então, conheci X-Men e Demolidor numa tacada só. A arte do Cockrum era assustadora, com o Noturno logo na 1ª página e a Ororo "gigantesca" na capa. Obrigado por ter acabado c/ meu sono. Abração.

doggma disse...

Vinícius, tem razão. Impressionante como esse material ainda não foi relançado. Aquele arco todo do Micah Synn, até agora, só rolou nas SAM mesmo. Denny O'Neil mais a dobradinha Mazzucchelli/Bulanadi era a perfeição.

Mas uma hora sai...

Abraço!

🪒 💉 🪒 💉 🪒 💉

Marcelo, essa aí é aquela com o Balaço aterrorizando NY durante um apagão. Fase Ann Nocenti/Romitinha. Reli outro dia na Saga do Demolidor. Pra variar, excelente.

Abraço!

🪒 💉 🪒 💉 🪒 💉

Luwig, essa deve ser a splash page do Kurt na 2ª parte da história. Absurda de linda.

E pena que pouco exploraram esse lado "Fênix Negra" da Ororo posteriormente.

Essa foi a sua 1ª SAM? Caramba...

Abraço!

Bernardo disse...

Meu Deus, preciso urgentemente ler isso aí, pra ontem!

doggma disse...

E a Panini precisa urgentemente relançar isso aí em formato americano, pra ontem!