quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Dias de um Futuro Lembrado

É com imensa satisfação que venho comunicar que Jonathan Hickman conseguiu de novo.


Acabei de sair de Powers of X #6, último capítulo da dobradinha com os outros seis balaços de House of X - HOXPOX para os íntimos que leram todas as edições mais de duas vezes pra não deixar escapar nada. E acompanhado das grandes artes de R.B. Silva e Pepe Larraz, Hickman entrega, não querendo estragar o menino, a 6ª Era dos X-Men, precedida, na ordem, por Stan Lee/Jack Kirby, 2ª Gênese de Chris Claremont, Chris Claremont/John Byrne, Grant Morrison e Joss Whedon (vamos apenas reconhecer o impacto pop-cultural dos anos 1990, certo?).

É excepcional assim - independente do que a Marvel fizer daqui pra frente nos títulos Dawn of X. Um case perfeito tanto para recuperação de marca quando de material pra cinema. E que material.

Tem mais, gafanhoto: após 38 anos de indústria vital, não é qualquer reviravoltinha que me faz perder o rumo de casa. Mas o caminhão narrativo - e atropelativo - de Powers of X #6 não tem nem placa.


Nem eu, Moira... nem eu...

"Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas" - Sun Tzu, A Arte da Guerra

Com o fim de HOXPOX, muito ficou para ser resolvido e/ou administrado no jogo de volta dos títulos X (Sina, Rei Vermelho, os cortes do diário de Moira, a agenda do Bar Sinistro e por aí vai). A torcida é que os coitados dos roteiristas deem conta - o que soa como jogar na casa do adversário precisando vencer com 2 gols de diferença. Mas vou conferir todos eles, obedecendo homo sapientemente o checklist indicado.

E é assim que se vende revistinha, Marvel.

4 comentários:

Luwig Sá disse...

37 no lado de cá, e te digo que me custará muito tempo agora p/ realinhar o giroscópio. Que porrada!

Sacou a rima e o sorriso de Moira no "É isso que você faz" na vida 9 e o Logan "É isso que eu faço" na 6...?! A velha e boa e esquecida sutileza de um roteiro inteligente.

Pior [ou melhor?!], você até pode se arriscar na nova leva de títulos, mas se quiser parar por aqui mesmo e chamar PoX #6 de sua última história dos X-Men, ou melhor, um epílogo de HoX #6, dá p/ fazê-lo sem culpa alguma. E olha, vou te dizer que tive esse mesmo comichão nas novas Guerras Secretas: "Ei, isso aqui bem que poderia ser minha última história do Universo Marvel".

Mas voltando p/a [nossa] realidade, morrer queimada parece ser uma experiência muito marcante, não acha? Essa linha sobre ressuscitar a Sra. Adler teve aquele plus de sujeira Illuminatiana. Coisa linda antever a massa fecal no ventilador antes de vê-la girar.

Outra: Apocalipse de terno... que conceito!

Só lamento que o estopim do Hickman na regular seja com o Leinil Yu. Essa cara decaiu muito, a julgar pelo que vi recentemente na mensal do Cap. Vai ser duro fazer esse downgrade visual depois do trabalho de Pepe Larraz, RB Silva e as cores estupendas do Marte Gracia.

Cara, muito bom surtar com essas porras contigo por aqui.

PS. Gravamos 2 programas [de 3] sobre essas minis. O 3º será gravado nesse sábado, o que requer uma boa porção de Sulamericanas: https://osescapistaspodcast.com.br/tag/x-men/

Abração.





doggma disse...

Fala aí, Luwig...!

As referências e autorreferências que se entrelaçam durante as doze edições, funcionando em favor da narrativa, são um primor de storytelling. Trabalho de alguém que fez, e bem, o dever de casa. Isso pra dizer o mínimo. É visível que houve um planejamento cuidadoso bem antes do 1º diálogo ser escrito.

E ainda no quesito piscadelas marotas: que tal a Jean oferecendo uma latinha para Emma em HoX #6? E o olhar dela meio "Ok, vamos fazer uma pequena trégua pelo Bem Maior... por hora, nosso menino Scott será nossa Casablanca". Aliás, que diabos elas conversaram telepaticamente ali (e com certeza conversaram!)?

"se quiser parar por aqui mesmo e chamar PoX #6 de sua última história dos X-Men, ou melhor, um epílogo de HoX #6, dá p/ fazê-lo sem culpa alguma"

Sim, dá pra fechar tranquilo a saga aqui e ser feliz. Com um TP, é claro.

Irene Adler sabe o que faz. E pior, nasceu predadora natural da MacTaggert. Isso ainda vai dar caldo...

En Sabah é um dos paradigmas que mais me intrigam nesse contexto brand new. Enquanto não o decodificarem ali, não vou sossegar.

Geralmente curto o traço do Yu. Mas deadlines costumam fazer um estrago. Pelas prévias, ele parece mais contido --

https://www.newsarama.com/47368-jonathan-hickman-leinil-yu-x-men-1.html

Mas que vai ser um tranco prosseguir sem os traços do Silva e Larraz (principalmente), ah vai. E bem lembrado o trampo de colorização do Gracia. Um show!

Ah, vamos surtando sem medo. O run propôs, além de novas ideias (Moira? O uso de Krakoa? Heróis e seus principais vilões se unindo sob uma só visão?), uma perspectiva inteiramente nova da cronologia e mitologia mutante, sem deixar de reverenciá-la como merece, mesmo com todos seus percalços. Porque faz parte da história deles - e da nossa também, que envelhecemos os acompanhando nos bons e maus momentos.

Qualquer coisa menos que isso seria má vontade, preguiça, dislexia ou a velha posezinha de fodão que não convence nem a piazada. E isso é completamente diferente de um argumento bem fundamentado. Olha que já li absurdos (felizmente poucos)...

Valeu pelas dicas dos podcasts. Vou conferir e depois comento!

Abraços, velhão!

Luwig Sá disse...

X-Men #1 - Check! E como Check!

O homem não deixou a peteca atômica cair, mas já vi caboclo por aí surtando por conta do trato com o Vulcan. Particularmente, curti essa versão mestre churrasqueiro modo Besouro "Wolverine" Azul/Gladiador "Gabriel" Dourado. Não morro de amores ou de saudades daquelo déspota intergaláctico chato pra caramba.

De resto, bem legal ver o clã Summers de baixo de um mesmo teto e alguns até "compartilhando" alguns tetos...

* Saideira da gente sobre o tema: http://osescapistaspodcast.com.br/2019/10/18/os-escapistas-31-x-men-de-hickman-vol-3-de-3/

Abração.

doggma disse...

Vou te dizer que Pepe Larraz me deixou muito mal acostumado. Foi difícil acostumar a retina com esse tracinho atual do Yu. Felizmente o texto continua fluindo diliça.

Sobre o Vulcano, "Guerra dos Reis" achei até legal. Mas vai saber o que aconteceu com ele dali até Dawn of X. Queria muito um flashback com o "Conselho Quieto" elaborando os tais "limites de decoro aceitáveis". No mais, para quem aceita En Sabah e Sr. Essex em seus escalões, Gabriel é um passeio no parque...

Acachapante mesmo pra mim foi justamente o 3º item da sua missiva:

[10] Cyclops' Room
[11] Wolverine's Room
[12] Jean's Room

"Três Formas de Amar" total. Back from Década de 90.

Mas, a uma altura dessas, com o histórico sexual/surreal desse trio... ah, que se foda-se. As noites de sexta krakoanas devem ser uma loucuuuura.

Valeu, vou conferir o pod! Tem menos de 3 horas, né?

Aquele abraço!