quarta-feira, 30 de junho de 2004

OS ENSINAMENTOS DO MESTRE DUCARD


Batman Begins: Qual seria a importância narrativa de Henry Ducard, o mentor de Bruce? Que eu saiba, esse personagem não existe nas HQs e, embora seja uma liberdade artística (coisa que sempre é temida pelos fãs), achei uma idéia bastante promissora, visto que nunca gostei muito do fato do Bruce ser praticamente um autodidata no combate ao crime.

E por quê? Pelo mesmo motivo que me incomoda também na Elektra Natchios. Embora educados mental e fisicamente, e praticantes de várias lutas e esportes, o background dos dois é predominantemente burguês (aquele lance da "pele fina", saca?). Eles são, a grosso modo, vigilantes das ruas, e sempre estranhei a sua condição de mestres na difícil arte da malandragem suburbana. Mas a ninja grega até que se safa, devido ao convívio com o malandrão Murdock, a carteira assinada no Tentáculo e o upgrade ninjístico que Stick conferiu na bela moçoila.


Já o caso de Bruce é diferente. Por mais que ele tenha buscado seu nirvana espiritual - e com todo o suporte de sua grana inesgotável - sempre faltou ali o elemento paterno. Bruce não foi mariner (como Tommy Monaghan, o Hitman), não foi soldado da 2ª Guerra (como o Rogers), nem lutou no Vietnã (que nem o Castle). Ser um mestre assim, sem experiência de campo, só rola se o cara crescer numa academia (como Danny Hand), ou num país de 3º Mundo (a criminalidade exorbitante e a fome mortal endurecem o couro de qualquer jagunço).

Na sipnose divulgada, após a morte de seus pais, Bruce mergulha num auto-exílio e só volta com 25 anos de idade. Especula-se (eu especulo) que nesse período ele vai cantar na freguesia do Nepal e arredores. Algum lugar com vários templos e várias sociedades ninja. E Mestre Yo... digo, Ducard estará lá, cheio da moral, se deparando com um jovem perdido e angustiado. Ele aceita guiar o young Bruce pelos caminhos da For... digo, das artes obscuras da guerra. Mas Bruce é por demais arredio, só busca vingança total e desenfreada. "Cuidado, jovem Bruce... o ódio leva à vingança, e a vingança leva ao Lado Negro da For..." EEEI...!


Liam Neeson é um ótimo ator, infelizmente marcado por um papel em um filme em preto e branco. Poucos se lembram que antes ele participou dos grandes Darkman e Dirty Harry Na Lista Negra. Liam tem uma aura "honrada" e meio messiânica, fundamentais para um suposto tutor do vigilante de Gotham. Se Bruce já é aquilo tudo, o sanssei dele então...

Mas lutar e espancar dezenas de adversários de uma só vez é fácil, até Bruce Lee fez isso (hehe...). O que Ducard deverá aprimorar no então angustiado Bruce é o fator psicológico – justamente o diferencial do Batman. Com requintes de crueldade, Bruce deverá usar tudo o que aprendeu com Ducard, empreendendo uma verdadeira tortura psicológica nos criminosos. E fica assim: Batman é uma lenda urbana que se torna real quando você comete um crime. Foi Ducard quem ensinou. Será que Chris Nolan lembrou disso ou é melhor eu telefonar pra ele?


A propósito, quem tem uma certa faixa etária mais avançada relembrou um dos pop movies mais divertidos (leia-se "mentirosos") dos anos 80: Remo – Desarmado e Perigoso. Esse filme, de 1985, já trazia muitas idéias que a nova geração só conhece via Matrix. O nome de Remo (policial dado como morto e treinado para ser um guerreiro letal) não importa. O que importa é o nome do mestre dele: Mr. Chiun. Desviar de uma saraivada de balas? Saltar 6m. de altura por 10m. de distância? Andar sobre a água? Nocautear dezenas de adversários com um só golpe? Tudo isso o Chiun já fazia. Nada de Neo e congêneres. Antes dele só Jesus mesmo. Aliás, o legal do Chiun era a sua pouca cordialidade. Quem, potencialmente “do bem”, nocautearia a frágil mocinha só pra ela parar de tagarelar? Praticamente um Lobo Schimidt faixa-preta.

Mais uma coisa. No Brasil, esse filme ficou conhecido como Remo - Desarmado e Perigoso, enquanto nos EUA ele foi vendido como Remo - The Adventure BEGINS... Pelo menos o Ducard poderia honrar a coincidência...


E como a maioria provavelmente nunca ouviu falar em Remo ou em Chiun - O Mestre Absoluto do Sinanju (o pior é que isso existe!!), aqui vai uma pequena amostra do que Chiun é capaz de fazer em dias de preguiça. É só clicar na figura.


Depois dizem que o Neo é que é pioneiro em esquivadas de bala... tsc.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ducard existe nas hqs sim

http://www.batmanatrajetoria.gothamcity.com.br/henri_ducard.html

abs

doggma disse...

É verdade. Ainda bem que escrevi "que eu saiba", na época.

Plus, o nome é Henri, não Henry, como escrito no post.

Valeu, cara!