quinta-feira, 17 de junho de 2004

"HULK É MAIS FORTE QUE TODOS!!"

(Hulk)


É vero. O Hulk é o mais forte sim. Aliás uma das poucas coerências da famigerada mini Marvel vs DC foi a luta dele com o Clark. Ali, ele estava inteligente (e por conseqüência, mais fraco) e perdeu, mas ainda assim deu uma bela canseira no matuto de Krypton. Créditos para Ron Marz e Peter David, que souberam driblar a falta de senso crítico dos fanboys que votaram no Super. Luta de verdade entre os dois seria se fosse com aquele Hulk irracional, totalmente bestial, da memorável fase John Byrne. Sozinho, ele deu um pau no Homem de Ferro, Magnum, Namor e Hércules juntos. Nunca a sentença ”Hulk esmaga” soou tão ameaçadora quanto naquela época.

Sempre vi o momento da criação do Hulk como um milagre acidental. “Milagre”, por ter sido um acontecimento aparentemente impossível, e “acidental”, pela baixíssima probabilidade daquilo acontecer.

Bruce Banner não foi torrado pela onda de calor, nem foi lançado para longe pela onda de choque da explosão gama. Como nada foi planejado, o improvável deu o tom necessário para justificar a força da natureza que é o Hulk.

Mesmo porque, houveram N tentativas de reproduzir o fenônemo em laboratório. Abominável, Líder, Dr. Samson, Ravage, Sasquatch, entre outros, apesar de poderosos, não são bem experiências bem-sucedidas. Nenhum deles se compara ao Hulk porque - dando seqüência à analogia - nada é tão bem-sucedido quanto um acidente.

Aliás, o meu “código de honra samurai-fanboy” reza que superseres só podem ter ênfase em apenas um tipo de poder específico. Ninguém pode ser superforte, super-rápido, lançar raios, etc, tudo ao mesmo tempo. Caso isso aconteça, a onipotência do referido fica comprometida. Portanto, nenhum superser tira nota 10 em todos os poderes. Exceção seja feita no caso do Clark, que é a personificação do inatingível, da perfeição absoluta (e isso é um papo que rende desde Nietzsche).

Então, seguindo a “lógica”, o Hulk se encontra em primeiro lugar na área da força física. Ele não é o mais rápido, não é o mais inteligente e nem dispara raios. Nem falar direito ele sabe. Ele é pura força bruta, e só.


...e ainda aumenta à medida que vai ficando nervoso...! De todos os personagens Marvel (tá, entre os X-Men, Vingadores e alguns outros), só ele conseguiu destruir a forma física de Massacre - que detonou até o Fanático, com um único golpe.


Hulk smash Onslaught!! Clica aê!!

Alguns de seus adversários “quase chegam lá”, como é o caso do Thor. O Gigante Esmeralda soma várias vitórias em cima do asgardiano e apenas alguns poucos empates, sabem por quê? Porque o Thor lança raios, controla o tempo e tem conhecimento básico sobre as propriedades místicas do Mjolnir, o que minimiza a predominância do seu nível de força. Aliás, não deixa de ser uma relação conflituosa essa dos dois, visto que, juntos, eles também fundaram os Vingadores.

Já o Coisa, é quase a mesma... coisa. O samurai-fanboy diz que, quanto maior a proporção do acontecimento que origina o superser, mais poderoso ele será (vide a origem do Galactus, que foi no próprio Big Bang). Então, apesar do Coisa também ser pura força, os raios cósmicos que lhe deram esse poder com certeza não tiveram a magnitude da explosão nuclear que criou o Hulk. Mas o velho Ben soma vários pontos no seu cartel. Ainda que nunca tenha vencido o Gigante Verde, talvez seja o único que manteve uma certa equiparação em lutas contra ele. Um negócio meio assim, Ali versus Foreman, só que sem as vitórias, como ele mesmo disse, certa vez.

Enfim, todos os que enfrentaram o Hulk, na verdade, sobreviveram à ele.


O que me leva à um outro item do manual samurai-fanboy: às vezes, o rato pode dar um ippon no elefante. Nas dezenas de vezes em que Wolverine encarou o Hulk, sempre ficou evidente que ele empreendeu um verdadeiro exercício para não ser morto. Mais ou menos como se ele ficasse desviando das pedras de uma avalanche.

Nem mesmo vantagens como o fator de cura e o adamantium podem ser levadas à sério numa luta dessas. Por várias vezes, Logan se enrolou quando o Hulk, sei lá, abriu o seu tórax ou arrancou nacos de carne das suas costas, sobrecarregando sua cicatrização acelerada. O adamantium serve apenas pra evitar um esmagamento total (se bem que o Monstro Verde já amassou o dito cujo, certa vez).

Ok, as garras são sempre mortais, ainda mais com a velocidade e as habilidades de luta do canadense. Mas eu me lembro que, em Futuro Imperfeito, o Maestro (o próprio Hulk, já velho), falou que o escudo do Capitão América (que é de adamantium) seria letal se ele tivesse força suficiente para lançá-lo. Daí, a mesma lógica poderia ocorrer com o Logan. Por outro lado, o escudo não é tão afiado quanto as garras... Tudo bem, descontem isso do fato que é só o Hulk bater no chão para o cérebro do mutante virar suco dentro daquele crânio de adamantium. :D

Em tempo: Wolverine já matou o Hulk, num elseworld bem legal (daqueles antigos "o que aconteceria se...?"). Foi em uma versão alternativa da estréia do baixinho. Após aquela derradeira luta contra o selvagem Wendigo, Wolvie resolve cravar as garras no pescoço do Hulk, dessa vez com sucesso.

É interessante notar que os dois personagens sempre formaram um paralelo no tocante à natureza selvagem do homem. Só o fato da 1º história do mutante se passar em uma aventura do Hulk já é uma bela coincidência.

Aliás, esse lance de "Wolvie vs Hulk" sempre rendeu grandes imagens. Uma das melhores que eu já vi é essa aí embaixo. Não sei quem desenhou, mas essa imagem é muito foda!



Clica em cima pra aumentar




O QUINTO CAVALEIRO DO APOCALIPSE


”É nosso melhor álbum desde Psalm 69”, segundo Al Jourgensen, alter-ego da entidade Ministry. E realmente. O novo disco, Houses Of The Molé (que nome esquisito), lembra aqueles lapsos de tempo relatados por quem sofreu uma abdução. Ele ignora solenemente (e sonoramente) tudo o que a banda produziu desde o estourado Psalm 69, de 92 - pra quem não se lembra (ou não sabe), esse disco foi o ápice do rock industrial “de macho”, hoje bastante boiolizado por bandas como Limp Bizkit, Korn e Linkin Park.

O comentário do Al sobre a conexão com o Psalm 69 confere perfeitamente. Logo de cara, a faixa No “W” nos apresenta o irmão mais hardcore do clássico N.W.O. (além de contar com o melhor empréstimo de Carmina Burana que eu já ouvi!). Na seqüência, Waiting dá um novo sentido ao termo “bate-estaca”, com aquelas guitarras canibais à Thieves, outro clássico das antigas - aliás, só outro dia fui reparar que o cara que grita no final dessa música é o ensandecido Sargento Hartman, de Nascido Para Matar!

O resto eu ouvi muito por alto, mas dá pra dizer que o Ministry voltou a ser aquela banda que costumavam chamar de “A Trilha Sonora do Fim do Mundo”. A veia está bem mais ríspida de fato. Se tirarem os guinchos infernais e os gritos distorcidos (nããooo), o que sobra é uma puta banda de thrash metal. A mesma sensação que Psalm 69 conferia.

Sinal dos tempos: eu não comprei o disco. O VH1 liberou todas as faixas para download na terça-feira última, e eu só fiquei sabendo na madrugada de quarta (novidade). Depois disso, só pelo odioso streaming (quem inventou essa merda?). Mas vale à pena conferir o preview, que é excelente, mesmo nesse formato (o cara que inventou essa merda deveria ser guilhotinado junto com o cara que inventou o Real Player).

O lançamento oficial de Houses Of The Molé será no próximo dia 22. Atenção, preparar compartilhadores! (parece frase de filme de ficção-científica)

8 comentários:

Anônimo disse...

HULK É O MAIS FORTE QUE EXISTE . POR MAIS Q MUITA GENTE NÃO ENTENDA . E NAO É PARA ENTENDER MSM . HULK É O MAIS FORTE QUE EXISTE E PRONTO .NAO EXISTE LIMITE ...
E NA FORMA QUE ELE LUTOU CONTRA MASSACRE * AUSENCIA TOTAL DE BANNER E SOMENTE FURIA DESCONTROLADA .MANIPULADO PELA TELEPATIA DE JEAN GREY . EU DIGO JAMAIS !! SUPER HOMEN TERIA ALGUMA CHANÇE DE VENCER.
EU DIGO E REPITO JAMAIS !!!
VLW GALERA

Anônimo disse...

homen d ferro numca perdeu para o hulk ??

amigo melhor vc pesquisar direito pois eu ja vi os vinagdores turminha completa, tomarem uma sova do gigante esmeralda kkk

Anônimo disse...

kkk quem numca leu quadrinho nao consegue entender .
hulk é o mais forte que existe!!!.
ele ja rachou adamantium , destruiu um asteroide com 2x a dimensao da terra.. logico que pouca gente compreende a totalidade do potencial do hulk.
ng entende a palavra infinito.
infinito eh a descrição de sua força nao pode ser medido...
em sua forma mais destrutiva, seus socos no ponto de vista de impacto tem a potencia de uma esplosao nuclear .
ele sim ja levo o grupo vingadores a derrota . ja comeu todo mundo na porrada e pelo que sei ja parou fanatico sim !!!
e isso pode ser conferido na série massacre -xmen .
e o que o anonimo ali em cima disse é pura realidade hulk em sua forma ultra raivosa comeria super homen na porrada e duvido que o super tivesse alguma reação ...
pesquisem antes de contestar .
abraços

o duelo de imperio disse...

o hulk pode até ser o mais forte nos quadrinhos de desenho ou nos desenhos animados,mais nos filmes,ele nao é mais forte do que o super homem. acista o filme o super homem levantou uma rocha do tamanho de uma cidade,e o hulk quase se caga para levantar uma pedra do tamanho de um caminhao.

Unknown disse...

O Homem de Ferro já derrotou o Hulk pelo menos 4 vezes, e no dia q o Hulk rebocar um planeta ou segurar o peso da Terra por 5 dias eu posso considerar que talvez ele tenha alguma chance de vencer o Superman.

Unknown disse...

Vc está usando feitos do Hulk de épocas desconexas, se é assim o use do Super e considere feitos pré-crise e de crise final/crise infinita (não lembro em qual delas) em que ele ergue objetos de massa infinita. Até nos N52 o Super segurou o peso da Terra por 5 dias sem acesso á luz do sol, já resistiu a super novas e etc. Obs: Até na faze Quebra Mundos ele foi apagado pelo Homem de Ferro q usou uma rede de satelides.

doggma disse...

Fala aí, Pensador! (tem parentesco com o Gabriel?)

Bom, você tem razão. Escrevi esse post há 13 anos, quando pensava ingenuamente que tanto Marvel quanto DC mantinham o mínimo de coerência no trato dos poderes e habilidades de seus personagens. O lance é que após o entra-e-sai de zilhares de roteiristas e editores essas capacidades variaram tanto que acabaram com qualquer parâmetro. Um exemplo, se for considerar sua referência dos N52, o Hulk nocauteia o Clark com uma pancada só em "Superman & Spider-Man #2". Isso lá na Era de Bronze ainda.

Hoje eu admito que não conseguiria contabilizar essas décadas de cronologia (e inconsistências) para chegar a um veredicto. Mas acho que quem conseguiu fazer isso espetacularmente bem foi o Fernando do Central HQs:

https://www.youtube.com/watch?v=PmK51ngCBRQ

Acho que seria por aí mesmo.

Abraço!

Unknown disse...

Vdd hulk é o mais fonte dê todos os universos