quarta-feira, 26 de maio de 2004

É FORTE ASSIM?


Uma coisa que sempre me intrigou é a fama que o Surfista Prateado tem de ser o herói mais poderoso dos quadrinhos. É meio como se fosse uma eleição silenciosa dos fãs. Tem gente que até o considera mais poderoso que o Clark! O pior de tudo é que a maioria, tenho de admitir, são conhecedores de HQ (particularmente, eu me considero apenas mediano, um Yoda ainda padawan). No começo, imaginei que fosse apenas uma predileção instintiva que certas pessoas nutriam pelo viajante cósmico, mas não. Quando isso acontece de uma forma massificante, temos de nos render e analisar o fenômeno mais de perto.


O elemento Norrin Radd, oriundo de Zenn-La, sempre teve em si uma nobreza que faria o próprio Gandhi se sentir um déspota. Após um upgrade forçado de Galactus, ele adquiriu controle sobre uma fonte de energia cósmica, provavelmente inesgotável. Com isso, ele pode "lançar essa energia em feixes concussivos ou pulsos suaves para reconfigurar as moléculas da matéria de acordo com a sua vontade" (fonte: uma revista aê). Some-se à isso, uma óbvia super-resistência, com direito à super força, invulnerabilidade, capacidade de sobreviver no vácuo, enfim, o pacote inteiro.


Agora que começa o falatório. Por quê uma entidade superior e ancestral como Galactus ofertaria tanto poder à um mero arauto? Logo o Devorador de Mundos, que já usou até um andróide pra fazer o serviço sujo (o falecido Gabriel). Outro arauto de Galactus, o Terrax, nunca foi lá essas coisas (pô, "controle sobre pedras e rochas?!"). Como visto, nada que se aproxime da semi-divindade do Surfista.

Talvez Galactus tenha lhe dado tanto poder, porque sabia que sua índole benevolente jamais permitiria que ele traísse qualquer promessa que tenha feito (Norrin aceitou ser um arauto pra livrar Zenn-La do estômago de Galactus). Ou então, pode ser que o Surfista não era tão poderoso assim à primeira instância. Ele, como um indivíduo de tendências filosóficas/contemplativas, pode ter se aprimorado com a experiência e, no processo, aumentado várias vezes o seu poder original (que afinal, é energia cósmica, infinita por natureza). Mas claro, sou eu pensando alto, nunca li nenhuma HQ que evidenciasse isso.


Já no departamento "O Surfista é o Herói Mais Poderoso", sei não. Não vou fazer disso uma disputa e vou me ater aos fatos.

O Surfista já ganhou do Hulk uma vez. Ele derrubou o gigante esmeralda e absorveu sua energia gama para conseguir atravessar o escudo que o aprisionava à Terra. Mas a sua natureza honrada falou mais alto, e ele voltou para salvar a vida de Bruce Banner e devolver-lhe a energia (lembrei até da Caverna do Dragão!). Em outra ocasião, ele deu bastante trabalho para o Thor, e lá dentro de Asgard ainda por cima. A luta (engendrada por Loki) foi interrompida com uma leve vantagem pro Surfista. O próprio Galactus já penou várias vezes em pegas com seu ex-arauto. Claro, nunca foi vencido, mas só o fato dele ser o criador e sentir dificuldade em dominar a criatura...


Talvez o Norrin seja mesmo o bambambam dos heróis (embora a lenda diga que o Universo Marvel é mais "fraco" que a DC). O fato de que ele é um personagem que, durante muito tempo, foi relegado à lamúrias existenciais nunca ajudou. O Surfista sempre foi muito reclamão e depressivo, e só apelava pra força dez horas depois do "em último caso". Até Clark era mais agressivo. Felizmente, essa postura está sendo mudada gradativamente pela Casa das Idéias.


Ah, e o Clark provavelmente perderia pro Surfista sim. O último filho de Zenn-La deslocaria as moléculas do último filho de Krypton fácil, fácil. Se o Clark insistisse, o Surfista poderia reproduzir o efeito de um sol vermelho com seus poderes cósmicos. Aí era só dar uma pranchada nas idéias do Super. Agora, foda seria agüentar os dois se lamentando da destruição de seus respectivos planetas... haja Prozac! :P





MAHX Q^ POWRR@ EH EHSSÇA?!
=) =) =) =) =) =) =) =)


Nunca liguei muito pra esse pessoal que escreve como se fosse o caçula dos Teletubbies ou algum integrante dos Ursinhos Carinhosos. Tudo bem, eu ria muito quando o OutZ escolhia uma pobre vítima para sofrer uma pilhagem dos vikings associados do Rapadura. Mas, vamos admitir, só tinha lixo mesmo. Eram dezenas de blogs e flogs que pareciam algo vindo de um prézinho sádico. Eu não participava, mas achava graça daquelas "chacinas de blogs".

Hoje, confesso que estou preocupado com essa moda acéfala de ser. Tem muita gente que está escrevendo assim! A toda hora você esbarra com esse visual "tchurma da Xchuxchah". Está ficando tão ruim quanto as pragas dos pop-ups, banners e spams! Nunca vi tantas fontes cor de rosa na vida. E a construção gramatical...? Pfff... lembram até aqueles neologismos subjetivos que os estenógrafos digitam durante um julgamento. Só de olhar, dá dor de cabeça.

Em alguns casos, a coisa é levada quase ao estado de Arte (melhor dizendo, contra-Arte). É simplesmente um outro idioma que está ali, e não é da Terra. Com certeza, deve ser do inferno.


Isso sim é um objeto de estudo

Se o inferno for cor de rosa, juro que entro pro seminário. Eu ia linkar uma das ótimas tirinhas do BlogLóides, mas prefiro recomendar uma passada por lá. As últimas duas ou três tiras são justamente sobre isso.

Putz, depois de uma fofuragem dessas, só me resta ouvir um Motörhead no talo pra lavar a alma.

Um comentário:

Fivo disse...

Sabe qual é a merda? É o tal do roteirista... o Surfista é um personagem apelão, desses que não se justificam no universo e podem fazer qualquer coisa. Histórias com ele não fazem sentido algum a não ser que sejam metáforas filosóficas, pois se o embate é com alguém que não detém seu poder, não tem nem começo de papo. Se o embate é com alguém com poder superior a ele, sempre se pode apelar para a overpowerescência! Aí nego apela com uma luta dele com Hulk e Thor, onde, se o bom senso estivesse em vigor, nem papo teria... Clark sofre do mesmo mal. Sentry tb, mas esse aí fizeram com bipolaridade para dar alguma chance para a coerência do roteiro.

Cara... quanto aos assassinatos do vernáculo, achei que tu ia resgatar um daqueles textos que o Rapadura zoava há uns.. sei lá... 6 anos atrás...