segunda-feira, 17 de maio de 2004

WHAT IS THE MATRIX?


Não concordo com a imagem acima. Até mesmo como homenagem às vítimas do 11/9 não ficou legal. Bom mesmo ficaria se escrevessem uma história-parábola sobre o ocorrido. Algo situado no próprio universo de fantasia da graphic novel, sem qualquer contato com a nossa realidade cinzenta. Da forma como foi colocado, sugere-se que haveria uma chance de esperança, mesmo que mínima. Ou seja, uma tremenda forçação de barra, totalmente desnecessária (e até desrrespeitosa pra falar a verdade).

Usei o Aranha em frente aos escombros do WTC (Amazing Spider-Man #36, do Straczynski e John Romita Jr.), mais como uma analogia ao escopo "realidade x ficção". Um ótimo exemplo é o Grant Morrison. Ele é o cara que mais divulga a aproximação da ficção dos super-heróis com os acontecimentos do mundo real, o que eu não concordo. Não existe e nem existirá no mundo real o Superman de Paz na Terra. Nem o Capitão Marvel de O Poder da Esperança. Nenhum superser iria parar aqueles aviões antes que explodissem nas torres, prender todos os traficantes de todas as favelas, parar a tortura de prisioneiros no Iraque ou evitar que um homem-bomba cumprisse seu objetivo. Por outro lado, tudo que o Morrison fez, com destaque para os X-Men, foi muito acima da média. Ele soube muito bem transpor situações reais para a ficção. Mais ou menos, como se fosse uma atualização do que Stan Lee fez com o próprio Aranha, em sua época (e fecha-se o círculo).

Acaba sendo ótimo constatar que as idéias de Morrison partem de um princípio errado, mas que o resultado acaba sendo fantástico (sem trocadilhos). Creio que o próprio Straczynski teria feito diferente, se não fosse a pressão editorial que certamente aconteceu na ocasião.

Sobre a parte da "falsa esperança", acho que A Pro já diz tudo o que há pra ser dito. Escrita pelo maluco beleza Garth Ennis e desenhada primorosamente por Amanda Conner, essa HQ já é bem famosa, apesar de cult. Em todo caso, trata-se de uma analogia ao universo dos heróis, em particular da Liga da Justiça, o grupo mais emblemático das HQs.

A protagonista é "gente como a gente" (descontando o fato dela ser uma prostituta, hehe). Ela adquire super poderes e é recrutada para entrar na "Liga". Como se fosse a nossa representante no mundo das HQs, ela bate de frente à toda hora com os clichês da fantasia, sempre de uma forma bem debochada e incrédula. Em um certo momento, ela questiona a completa falta de nexo da existência de super-heróis no "mundo real". Um excelente texto travestido de diversão pueril. Clique na imagem aê.

Filme-lição de casa: O Último Grande Herói, duramente criticado e um fracasso de bilheteria. Sacaneia legal Hollywood e a cultura pop em geral. Um puta filme.




CADÊ O MASSACRE QUE ESTAVA AQUI?


O que aconteceu com a nova versão do clássico O Massacre da Serra Elétrica? Eu tô seco pra assistir esse filme! Ele conseguiu excelentes críticas e uma ótima bilheteria, além de ter um dos trailers mais assustadores dos últimos tempos. É estranho que ninguém esteja reclamando disso... Lembro que no Kill Bill as pessoas quase foram às ruas com a cara-pintada pra exigir a sua estréia. Então, das duas, uma: ou o filme já estreou e eu não fiquei sabendo, ou eu sou a única alma brasileira que espera ansiosamente por ele. :(

Massacre estreou nos EUA em 17 de Outubro de 2003 e ficou pra passar aqui no 1º trimestre de 2004, e até agora nada. O quê diabos está acontecendo? É culpa de quem? Da distribuidora, dos Ribeiro, do sindicato dos pipoqueiros...? Quem eu preciso torturar numa cela americana em Abu Ghraib pra que esse filme chegue ao Brasil?

Pior é ler uma crítica como essa aqui, pra depois ficar babando. Ou ir no Boca do Inferno (parece o irmão perdido do BZ) e ficar na espera. Acho que vou providenciar um massacre da serra elétrica eu mesmo...


Site oficial do filme (pra quê, afinal...)


Obs.: Nem vou falar de um certo sujeito de camisa preta com estampa de caveira (e que não é fã dos Misfits).


Relatório parcial da investigação: (uns 40 minutos mais tarde)
O remake de Massacre foi mulher de vida fácil na mão de várias distribuidoras, mas parece que já encontrou o amor de sua vida. A Europa Filmes pegou a criança pra criar. Dando uma fuçada no site, encontrei o filme pegando poeira na seção "o que vem por aí". Libera logo isso aê!!

Nenhum comentário: