terça-feira, 11 de maio de 2004

Putz, o Rock anda em crise. É verdade, não é novidade pra ninguém, mas é sempre triste quando eu lembro. E nem me refiro a estilos mais pop, tipo aqueles praticados por bandas como The Darkness, Creed ou Nickelback. Nem à estilhaços do grunge, como Puddle of Mudd e Silverchair. É mais a respeito do metal alternativo mesmo. O tipo que descende do heavy metal tradicional e aponta novos caminhos para o estilo. O mesmo que já abrigou bandas notáveis, como Faith No More, Prong, Helmet, Ministry e até o Jane’s Addiction. O que é que temos aí nesse gueto hoje em dia? Korn, Limp Bizkit e Linkin Park? Tô fora. Mesmo essas bandas já se encontram hoje em um beco sem saída musical. É guitarra barulhenta, baixo estalado, vocais rapeados e mais o quê? A última banda que prestou mesmo dessa leva foi o Rage Against The Machine, ainda que seu panfletarismo às vezes soasse forçado. Além do mais, eles corriam bem por fora dessa cena.

Admito que já até tentei seguir a fila de clones sensíveis que amam de paixão o Radiohead. Creep, Anyone Can Play Guitar são boas pop songs, lembram um Sonic Youth açucarado. Mas não rolou... A banda só foi legal do Pablo Honey até o The Bends, depois virou uma fábrica de baladas escocesas. Aliás, já vai o tempo em que se produzia um bom rock nos arredores da Bretanha. Blur? Belle & Sebastian? Urgh. Com alguma boa vontade (e um dia nublado), dá pra encarar o Coldplay ou o Travis, mas morrendo de saudade do Teenage Fanclub e do Dinosaur Jr., que sabiam de verdade como fazer um som garageiro e melódico.

PS: Já que eu citei o Nickelback, reparem só no riff de abertura da música Throw Yourself Away (do último disco, The Long Road). É igualzinho à The Unnamed Feeling, faixa do controverso St. Anger, do Metallica. E não falo de "parecidos" não, falo de exatamente os mesmos acordes. Até o andamento moderado das músicas é igual. Os dois discos são de 2003, sendo que o Metallica lançou o seu uns 3 meses antes. Como o tempo foi curto demais para um plágio, imagino que seja apenas uma coincidência, acompanhada de uma boa dose de falta de idéias...

Nenhum comentário: